segunda-feira, 20 de abril de 2015

Agora é a final, pena que a imprensa mulamba cria polêmica onde não há



O Vascão venceu o flamengo ontem no Maraca por 1x0, resultado que garantiu o passaporte para a final do Estadual 2015, para enfrentar o botafogo. O jogo foi mais uma vez pegado, disputado, e com algumas jogadas mais ríspidas, algumas até mesmo passíveis de expulsão. A arbitragem dessa vez controlou um pouco mais os ânimos dos atletas, mas cometeu erros que prejudicaram os dois lados. No final o resultado foi justo, e premiou o time que buscou mais a vitória nos dois jogos e que, por mais que os flamenguistas chorem, foi o time mais prejudicado pelas duas arbitragens ruins que tivemos.

Dizemos que o flamengo foi mais beneficiado pelo seguinte: no primeiro jogo todo mundo fala da não expulsão de Jonas, mas ninguém fala que o flamengo deveria ter tido 3 jogadores expulsos antes que os Vascaínos fizessem a primeira falta mais forte, e que não foram nem de perto parecidas com as absurdas entradas que nossos atletas sofreram dos rivais, a saber: o pé na cara de Gilberto, o chute sem bola e sem motivo em Rodrigo, e a entrada maldosa na canela de Guiñazu, que poderia ter até mesmo encerrado a carreira do bom volante Vascaíno. Também teve a desnecessária mão na cara de Dagoberto, que poderia ter sido punida com amarelo (como foi), ou não, dependendo do critério da arbitragem. 

Só depois dessas 4 jogadas é que o Vascão começou a responder a altura. A primeira mais ríspida foi o tranco desnecessário de Dagoberto no adversário, que poderia ser punido com amarelo (como foi) ou não, e depois a jogada de Luan, que foi para amarelo, pois que ele não era último homem e não existia perigo direto de gol, mas naquele momento apenas risco de se tornar uma jogada perigosa. Em nenhum momento houve uma agressão mais forte por parte de atletas Vascaínos.

No primeiro jogo Luxemburgo reclamou da arbitragem (que cara de pau), que não deixou o flamengo sair em contra-ataque, e que não expulsou Guiñazu por reclamação, após a entrada de Jonas em Gilberto. Os atletas flamenguistas também cercaram o árbitro, que tão condescendente foi com eles durante o jogo, para reclamar, talvez por não ter dado um gol para eles sem que a bola entrasse.

Na segunda partida a coisa mudou de figura. Christiano deu com a sola da chuteira nas costas de uma adversário desnecessariamente, merecia o vermelho. Mas de violência parou por aí. Gilberto merecia o amarelo, e por consequência o vermelho (já tinha amarelo), por comemorar com a torcida, e Bressan merecia pela reclamação acintosa, e Wallace pelo pênalti cometido quando Serginho se preparava para chutar a gol. Houve uma jogada estranha no ataque do flamengo, que talvez tenha sido pênalti não marcado, mas nem os jogadores do flamengo reclamaram, nem a globo insistiu em reproduzir a imagem do "roubo" contra o flamengo. Sobre esse suposto pênalti, nem os melhores momentos editados por um site flamenguista mostra a imagem como polêmica, o que indica que não foi absolutamente nada.

Sobre o pênalti em Serginho posso dizer que a falta existiu. A jogada foi polêmica porque boa parte dos árbitros não marcam esses pênaltis, mas já vi um monte deles marcarem. Por sinal não existe essa bobagem de que algumas faltas dentro da área são pênaltis e outras não. Se é falta dentro da área é pênalti e acabou, se o juiz não marca está errado.


Sobre critérios, Fred no primeiro jogo da outra semifinal também comemorou gol na torcida e não foi expulso (também já tinha amarelo), e houve um pênalti para o botafogo que não foi marcado. Se no segundo o primeiro gol do botafogo havia um impedimento inicial, provavelmente não compensa o pênalti e a expulsão do primeiro jogo.

Da mesma forma, na semifinal do Vascão não existiu toda essa polêmica que estão criando no segundo jogo, e se houve algum erro que beneficiou o Cruzmaltino a mais que ao flamengo, o mesmo não compensa as 3 expulsões (a primeira seria aos 10 min de jogo) do primeiro jogo da semifinal. Não podemos afirmar que o Vascão venceria o jogo, mas que a probabilidade seria enorme, inclusive com boa margem de gols, isso sem dúvidas. Além disso o flamengo viria ainda mais desfalcado para o segundo jogo.

Outra coisa é a ridícula acusação da imprensa, de que a Fferj conseguiu a final de seus "apoiadores". Ora, as semifinais projetadas eram fla x mad (flu), e bota x vasco. Botafogo e Vascão se comeriam em uma semifinal, e na outra o flamengo passaria com certa facilidade. Acontece que o madureira fez o favor de fazer um gol contra no apagar das luzes de seu jogo e ser desclassificado, e o incompetente time do flamengo não foi capaz de fazer um único gol em um time rebaixado no fraco (tecnicamente falando) Estadual da Fferj. Que culpa tem a Fferj se o fluminense foi incapaz de fazer um único gol, jogando contra meio botafogo? Sim, porque metade do time do botafogo em campo estava ou machucado, ou esgotado fisicamente.

O que a Fferj e a arbitragem têm com as incompetências que ocorrem em campo? Nada. Que culpa tem Eurico Miranda da ruindade dos adversários? Nenhuma.

Mas existem interesses outros em explodir a Fferj e atacar ao Vascão e ao botafogo, de longe os mais prejudicados por arbitragens ao longo dos anos. Mas tal situação começa a incomodar até mesmo aos torcedores dos times do sistema, que vêm os complôs se formando, e começam a ver a armação em que se envolvem.

Sobre aos jogos, venceram os que mereceram. Houve erros de arbitragem? Sim, vários. Mas eles no final beneficiaram mais aos derrotados que aos classificados,

Quanto aos Vascaínos, devemos sim comemorar a vitória de ontem, que quebrou um tabu de 3 anos (sabemos como essa invencibilidade foi conquistada, mas ela incomodava) e nos classificou à final, mas é bom lembrar que ainda não somos campeões. O time do botafogo não é nada excepcional, mas joga compacto, está apresentando um entrosamento muito bom para o pouco tempo jogando junto, e vem embalado pelos últimos resultados. É um time perigoso, e o Vascão precisará estar muito atento a isso. Mas sou mais o Vascão.

Agora é hora de quebrarmos um tabu de 50 anos.

Saudações Cruzmaltinas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário