É, eu vi o jogo, ainda que preferisse não ter visto. De qualquer forma não conseguiria dormir, e não tinha nada melhor para fazer, só não esperava que fôssemos tão ridículos.
Não, não é uma goleada, mas é um placar desagradável, já que tomamos 4 gols. E apesar disso o placar também não diz o que foi o jogo, até porque o time do São Paulo não é absolutamente nada de mais, não jogou uma partida sensacional e o Vasco não jogou tão mal assim. Mas duas coisas no Time do Vasco foram muito, mas muito ruins mesmo. Robson Bambu e Pedro Raul.
Não foi esse jogo. Pedro Raul vem caindo vertiginosamente de produção jogo a jogo. É uma descendente que atingiu um mínimo absolutamente inaceitável ontem. Mentira que o esquema não pivilegia Pedro Raul, já que ele é a referência desse esquema para o ataque, seja tentando uma ajeitada de cabeça para os pontas, seja sendo o pivô, ou mesmo abrindo espaço para a penetração dos que vêm de trás. Hoje ele não é apenas menos um em campo, mas ele é mais um para o adversário, porque perde todas as bolas com um mínimo de pressão e não consegue dar prosseguimento a nenhuma jogada.
Já Robson Bambu não vinha tão mal, mas dava um ou outro vacilo, ainda que não pudéssemos por a culpa dos maus resultados em cima dele. O problema é que ontem ele abusou no direito de fazer cagadas. Perdeu 2 bolas bisonhas ao tentar sair driblando que quase resultaram em gol, exerceu uma marcação frouxa, péssima colocação, e foi responsável direto em todos os gols. Tá, Capasso também errou quando esteve em campo, mas é mais fácil corrigir o exagero na força do Capasso do que a soberba e a indolência de Bambu. Banco é pouco, ele tem que perder a preferência para Miranda, e até para quem estiver depois de Miranda.
E apesar desse desastre individual dos dois e de algumas apresentações também ruins (mas não tanto), e até de um coletivo ruim, em que não existem mais jogo apoiado (e não é de hoje), algumas figuras não foram mal. Os dois Leos (o goleiro evitou algo pior, ainda que tenha tomado 4 gols e nenhum por sua culpa), Piton e Galarza fizeram boa partida, e Puma, Jair, Figueiredo e Alex Teixeira não foram tão mal quanto alguns dizem, até porque foram muito prejudicados pela péssima partida dos outros dois, pelo esquema manjado, e ainda porque o esquema tem sido muito mal executado.
Como mostrado, outras figuras também deixaram a desejar, mas longe de terem ido tão mal quanto esses dois. E quando um time joga com dois a menos, não dá para esperar um bom resultado.
Não gosto de demissões, acho que técnicos precisam de tempo para trabalhar, mas o problema do Vasco não é amadurecer a Equipe, mas ter variações táticas que surpreendam os adversários, enalteçam as valências de nossos atletas, e amenizem suas debilidades. Ou seja, o treinador precisa buscar soluções para os problemas que a Equipe vem apresentando, e não insistir na mesma fórmula esperando que os problemas se resolvam sozinhos. Se começamos o ano com uma defesa sólida, um meio suspeito, e um ataque interessante, agora é inegável que temos uma defesa frágil, um meio ineficiente, e um ataque inexistente. Ou ele apresenta algo novo em termos táticos, ou dê lugar para quem tenha a capacidade de fazê-lo.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário