O Club de Regatas Vasco da Gama está completando 124 anos hoje. Criado em 1998, o Club teve seu início voltado para o esporte em moda na época, as regatas. O futebol, que viria a fazer do Vasco da Gama um dos maiores clubes do Brasil só apareceu em 1915, quando o Vasco incorporou o club de futebol Lusitânia, dando início ao departamento de futebol.
A estreia foi vexatória. Uma goleada por 10x1 para o Paladinos na terceira divisão do campeonato metropolitano. Mas os vexames terminariam logo, e em 2022 veio o primeiro título, que foi o da Série B da Primeira Divisão. O título habilitou o Club a disputar a Série A da Primeira Divisão, que daria ao Vasco o primeiro de uma série de títulos na elite do futebol Carioca, Nacional, e Internacional.
As glórias em campos, quadras, piscinas, raias de regata, e pistas de altetismo se acumularam nesses 124 anos de existência, e apesar da crise causada pela pior gestão que o Club viu em sua história, e que levou o Club a falência, as glórias seguiram se acumulando em muitos esportes, menos naqueles em que o investimento financeiro alto é mais necessário.
E agora, com a SAF, o Club muda sua conduta. O futebol foi transformado numa empresa, e o Club corre rápido com a venda de seu segundo ativo mais valioso para uma empresa de investimentos financeiros. O Club manterá um percentual do controle acionário do ativo, mas não terá mais o poder de decisão sobre ele, salvo em alguns pontos menos importantes, como cores a serem usadas, símbolos, etc.
Esse processo, dizem alguns, é inevitável, é o futuro. Sim, talvez seja, talvez não, mas o fato é que o futebol que haverá agora não será mais do Vasco, mas da 777 Partners. Essa Série B é a última que o Club disputa com um elenco que ele formou, com uma comissão técnica que ele formou, com uma estrutura que ele construiu.
Aproveitem.
E lamento que o Club não vá se despedir dos gramados numa Série B da mesma maneira que começou sua brilhante História no esporte bretão, com o título da competição, também numa Série B.
Saudações Vascaínas!