sábado, 30 de abril de 2022

Dinamite toma seu lugar

Na última quinta-feira foi inaugurada a estátua de Carlos Roberto de Oliveira, o nosso Roberto Dinamite no São Januário. O evento teve a presença de artistas, como Paulinho da Viola, Fernanda Abreu e Tereza Cristina, e muitos atletas importantes da história do Vasco, entre eles Acácio, Bismark, Mauro Galvão, Sorato, Tita, Bebeto, Joel Santana (também técnico) e até o ídolo do rival, Júnior, que apareceu por lá para homenagear o maior artilheiro e jogador da história Vascaína.

E claro, a Torcida também esteve presente, mais uma vez dando mostra de amor ao Club e de gratidão àqueles que realmente fazem pelo Club, e como atleta ninguém fez mais que Roberto Dinamite.

E ele agora tem seu lugar de direito no Vasco.

Ganha liminar, Cassa liminar

O plantão judiciário do Rio de Janeiro, através da Desembargadora Lúcia Esteves tinha dado liminar a alguns sócios do Vasco, que entraram com o pedido para impedir a AGE deste sábado de ocorrer. O Vasco recorreu no mesmo plantão judiciário, e a mesma desembargadora revogou a decisão, o que possibilita a realização da AGE normalmente.

Não fazia sentido uma liminar que impede um processo democrático e interno do Club. 

Mas isso é Vasco.

Vasco em 9º

Os resultados da abertura desta 5ª rodada do Brasileirão da Série B fizeram com que o Vasco perdesse uma posição na tabela. O resultado responsável por isso foi a vitória do Ituano sobre o Bahia, e o magro placar de 1x0 levou o time paulista a ultrapassar o Vasco, e o baiano a ficar parado, mesmo que ainda ocupe o topo da tabela, mas podendo ser ultrapassado ainda neste final de semana.

Agora cabe ao Vasco ganhar amanhã, porque ele ultrapassa o Ituano, e cola nos líderes da competição, podendo até mesmo terminar esta rodada no G4.

Aí vem a pergunta: esses caras vão alcançar os objetivos, ou vão pipocar exatamente como fazia o Time do ano passado?

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Vasco 1 x 0 Ponte Preta

Vencemos!

O Vasco não fez uma grande partida, voltou a apresentar alguns defeitos, algumas dificuldades, mas conseguiu uma importantíssima vitória sobre a Ponte Preta ontem no São Januário. A vitória levou o Cruzmaltino para a 8ª posição, e se aproximou da parte de cima da tabela.

Mas apesar da vitória o Vasco não fez uma grande partida. No primeiro tempo foi um pouco melhor que a Ponte Preta, e mereceu fazer o 1x0.  Fez um gol e poderia ter feito pelo menos mais um, enquanto a Ponte Preta não chegou a incomodar.

No segundo tempo a situação mudou, o Vasco recuou e Ponte Preta foi pra cima, mas em nenhum momento foram criadas oportunidades realmente claras de gol, e situações meia-boca tanto Ponte Preta quanto o Vasco tiveram duas cada nessa etapa. No final o placar não foi injusto, mas ficou ali, na conta, muito apertado, como foi apertada a superioridade Cruzmaltina na partida.

Algumas mudanças foram boas, outras insistências são burras. Zé Ricardo e o Vasco têm muito que melhorar ainda. O problema é que essa melhora agora precisa ser na pressão.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Vasco x Ponte Preta

O Vasco enfrentará a Ponte Preta hoje no São Januário e a vitória se configura como imprescindível já neste início de campeonato, e por dois motivos. O primeiro é que os primeiros colocados já começam a se desgarrar dos últimos, e em caso de novo tropeço o Vasco se colocaria a 6 pts de distância dos líderes da competição.

O segundo é bem pior, já que em caso de novo tropeço o Vasco pode cair no Z4 da competição nessa reta inicial, o que não apenas aprofundaria sobremaneira a crise que já se instala na Colina, como colocaria até mesmo o ano em xeque devido essa crise.

E com tudo isso em jogo, parece que Zé Ricardo vai morrer agarrado com suas convicções, porque em caso de novo tropeço acredito que a pressão em São Januário será demasiada para Salgado segurar a posição do técnico. Verdade que alguma ou outra mudança poderá ocorrer, que Palacios deverá estrear, mas o principal, que é conseguir um esquema que faça com que essas peças rendam mais (e isso é possível), bem, isso ele não faz.

Espero sinceramente que Zé Ricardo me surpreenda, que adiante Nenê, que preencha melhor esse meio-campo, que aproxime as peças, e que apresente ao menos uma jogada treinada, ainda que eu ache difícil que isso aconteça.

E claro, não é apenas uma questão de vencer. O Vasco pode vencer até mesmo apresentando esse futebol ridículo que apresentou nas últimas rodadas. Só que o Vasco pode jogar mais, pode conquistar vitórias com um futebol decente sendo apresentado, e que nos dê esperanças de outros bons resultados. É isso o que precisamos.

Mas esperemos para ver.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Como eu disse...

Bem, como eu disse, o Vasco deveria perder posições, e se aproximaria perigosamente da Z4, mas não entraria nela. Pois é, o Vasco terminou na 15ª colocação, mas muito próximo dela. Pior, alguns dos que estão atrás do Vasco têm apenas 2 jogos, enquanto o Vaco já tem 3. 

O problema disso é que uma entrada na Z4 pode acontecer realmente no caso de mais um tropeço da Equipe de Zé Ricardo. Então, contra a Ponte Preta só tem um resultado aceitável: a vitória do Vasco.

Pela administração

No retorno da delegação Vascaína de Chapecó, o desembarque foi feito pela área administrativa do Galeão e teve policiamento para evitar entreveros com eventuais Torcedores presentes.

Depois do leite derramado, né?

Desfalques para quarta

Vitinho e Juninho devem desfalcar o Vasco para a partida contra a Ponte Preta. Nenhum dos dois tem sido titular do Time de Zé Ricardo, mas Juninho costuma ser bem aproveitado. Além disso ambos atuam numa posição que o Time tem demonstrado bastante carência, que a 2ª volância. Pior, Juninho normalmente corresponde quando atua este ano.

Já Vitinho tem sido muito pouco observado, até porque tem sofrido com problemas de lesão, e tem ficado muito pouco a disposição de Zé Ricardo.

Saudações Vascaínas!

domingo, 24 de abril de 2022

4 seguidas em "casa"

O Vasco fará os próximos 4 jogos praticamente em casa. Sim, Ponte Preta, CSA e Bahia deverão ser enfrentados no São Januário, e a Tombense em Juiz de Fora, que é ao lado do Rio, e pode ter presença maciça de Vascaínos no estádio.

São 12 pts, e essa é a hora de dar uma arrancada e se posicionar entre os primeiros colocados da competição. Se vai conseguir eu não sei, mas caso não consiga eu sei que vai se enrolar muito, e já no início da competição.

E atenção Vasco, tem que ganhar os 4. As competições costumam dar essas brechas, e elas precisam ser aproveitadas. Os clubes grandes as aproveitam.

Zé Ricardo cai?

Tem gente dizendo que o técnico Zé Ricardo cairá em caso de novo tropeço na quarta-feira no São Januário.

Eu acho que ele já deveria ter caído hoje. A leitura que fez da partida contra a Chapecoense foi patética, a insistência num esquema ruim, com escalações equivocadas, e com a total falta de entendimento do desenrolar da partida, o que ficou claramente refletido nas substituições que efetuou durante a partida, e na relação de atletas que levou a Chapecó.

Ele está perdido.

Confusão com Ira Jovem

A Torcida está na dela. Certa? Não, mas está fazendo o que se espera dela. O erro foi de quem organizou esse embarque absolutamente tresloucado para o elenco e comissão técnica, sabendo que o momento é extremamente delicado.

E esse "quem" precisa ser demitido.

Na Z4?

Com mais um empate tem gente dizendo que o Vasco pode terminar essa terceira rodada na Z4 da Série B. Eu acho muito difícil que isso aconteça, mas que existe possibilidade de ele terminar bem próximo dela, disso não tenho dúvida.

Abre o olho Salgado. A torcida não vai perdoar mais um resultado esportivo ridículo vindo de você.

Goleiro e defesa

No Vasco de Zé Ricardo se destacam o goleiro Thiago Rodrigues e os zagueiros, com ênfase para Anderson Conceição nas atuações e para Quinteiro na postura como atleta e cara de grupo.

Nada contra, afinal de contas, todo time bom começa por um grande goleiro e uma boa defesa.

Mas e o meio e o ataque?

Ok, não são primores de técnica, Nenê, o melhor da equipe nesse quesito já tem 40 anos, mas dava para apresentarmos bem mais. Algo está muito errado.

Saudações Vascaínas!

sábado, 23 de abril de 2022

Chapecoense 0 x 0 Vasco

Eu assisti 10 min de jogo. Para  mim o jogo começou à 1h30 da madruga, parando a transmissão toda hora por picos de luz no estádio, e um pouco depois dos 10 min de jogo a parada total, porque apagaram os holofotes pela 3ª ou 4ª vez. A isso soma-se um gramado que parecia um charco em algumas áreas do campo, e um Time que nitidamente mostrava não entender aonde estava, e achei melhor não perder meu tempo: fui dormir.

E pelo que li, vi e ouvi agora de manhã não perdi nada.

O Time passou os 90 min de jogo se enrolando com as poças d'água, mais uma vez com substituições ruins, insistindo em jogadores que já deram provas de que não têm a menor condição de vestir a camisa Cruzmaltina, e com um esquema ruim (leia o comentário de CRB 1x 1 Vasco), que limita ainda mais o já limitado Time comandado por Zé Ricardo. Isso tudo se resume nos melhores momentos do jogo, que foram 3.

Se no último jogo Pec fazia hora extra em campo aos 30 min do primeiro tempo, Zé Ricardo já está fazendo hora extra no Vasco há pelo menos uns 3 jogos. E pior, não faz nenhuma menção de mudar esse esquema tático horroroso, não treina jogadas, não nada.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Chapecoense x Vasco

O Vasco hoje está em Chapecó, cidade catarinense onde enfrenta o Chapecoense. Apesar dos resultados que podemos considerar ruins nos últimos jogos, e pior, das apresentações ruins, o técnico Zé Ricardo segue com respaldo do presidente Jorge Salgado, e estará mais uma vez à frente da Equipe hoje a noite. 

Mas eu acho que Zé Ricardo está jogando uma de suas duas últimas oportunidades. Sim, porque ele e sua Equipe precisarão apresentar duas coisas nessas partidas para que o técnico tenha uma sobrevida à frente desse Elenco. A primeira são duas vitórias, porque ele chega em Chapecó com a obrigação de vencer, e terá que vencer também a Ponte Preta na volta da Equipe a São Januário.

A segunda obrigação para se manter à frente do Elenco serão apresentações consistentes. E é isso mesmo, porque o Vasco não conquista os resultados, e também não apresenta um futebol aceitável, mandando a campo sempre um Time aguerrido, mas mal escalado, mal distribuído em campo, e com um esquema tático que expõe fragilidades, e limita qualidades da Equipe e de atletas individualmente.

As metas de Zé Ricardo nesses dois próximos jogos são duas, e ele terá que atingir ao menos as vitórias, já que as pessoas se deixam enganar também por vitórias com mau desempenho.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 21 de abril de 2022

95 Anos!

O estádio Vasco da Gama, o popular São Januário, completa hoje 95 anos de existência. Construído pela Torcida, em resposta ao preconceito e à resistência contra a entrada de trabalhadores e negros, naquele que, na época, era esporte de elite.

Esse é nosso segundo maior patrimônio, logo após nossa imensa e apaixonada Torcida, e merece toda a nossa atenção.

Parabéns São Januário!

Parabéns Vascaínos e Vascaínas!

Saudações Vascaínas!



segunda-feira, 18 de abril de 2022

Campeão do Rio-São Paulo

Foi no Futebol de 7 Feminino. As meninas Vascaínas venceram as corinthianas por 3x0 ontem e se sagraram campeãs do Torneiro Rio-São Paulo.

Parabéns às Meninas Vascaínas, que fizeram história ontem!

Cerco se fecha

Após mais um empate, e pior, com mais uma exibição em que a Equipe ficou devendo muito, renovaram-se os pedidos pela saída de Zé Ricardo. Menos mal para o técnico que ele tem mais uma semana para trabalhar, mas dificilmente ele emplacará uma sobrevida no Club caso não mude algumas de suas convicções.

Mais do que escalação, o Vasco está mal distribuído em campo. E isso é nítido.

Raniel grata surpresa?

A média de gols do centro-avante do Vasco é superior à de Germán Cano no Vasco e Fluminense. Em compensação o artilheiro tem mostrado também que seu futebol se resume à conclusão e posicionamento na área, mas de resto participa muito pouco do jogo, pois tem mostrado muita deficiência em outros fundamentos do futebol.

Não vejam isso como uma crítica, mas apenas como uma constatação. Quantas equipes do Brasil não quereriam ter um atacante com essas qualidades? Mas as deficiências que ele apresenta levam à absoluta necessidade de que o Time tenha um esquema que faça a bola chegar a ele dentro da área, porque se não ele é figura absolutamente nula em campo. O esquema do Vasco não tem privilegiado isso.

Vasco inicia como terminou

Após 2 empates em 2 jogos, já podemos dizer que o Vasco inicia a Série B da mesmíssima forma que a terminou no ano passado, ou seja, sem vitória.  Menos mal que terminamos o ano passado perdendo, mas isso é muito pouco para um clube do tamanho do Vasco. Se pensarmos que já são 10 jogos sem vitória nessa competição, aí é que isso não condiz mesmo com o tamanho do Cruzmaltino.

Torcemos muito é para que possamos ultrapassar esta fase e terminar este ano de forma diferente, ou seja, conquistando a vaga para a Série A, e de preferência com o título da competição.

Saudações Vascaínas!

domingo, 17 de abril de 2022

CRB 1 x 1 Vasco

Mais um jogo sofrível por parte do Vasco. Mais uma vez um Time que apresentou muito aquém de suas possibilidades, muito abaixo do necessário para vencer o jogo, e claro, não venceu. Apesar disso, como jogo, foi um jogo interessante de se ver. Alternativas, chutes e jogadas perigosas, umas duas ou três defesas de cada goleiro, e uma disputa, que no geral, foi interessante.

Mas o Vasco voltou a jogar mal, ainda que tenha ido um pouco melhor do que contra o Vila Nova. O problema é que foi muito pouco melhor, foram alguns lampejos, foram alguns coelhos tirados da cartola, principalmente por parte de Nenê, mas como Equipe, como conjunto, nisso voltou a apresentar todos os problemas de sempre. Time muito espaçado, lento, com uma saída de bola horrorosa, um buraco enorme no meio-campo (tanto no ataque, quanto na defesa), laterais absolutamente inoperantes, um preparo físico ridículo, e total falta de esquema tático. Tecnicamente não é sofrível e taticamente é um pavor; não tem como dar um resultado diferente.

Com toda essa desorganização tática tivemos uma defesa exposta e tendo que armar o jogo, e um ataque inoperante. A absoluta ausência de meio-campo, que está muito mal posicionado em campo, e dois laterais inoperantes são os principais motivos para tudo isso. A defesa marca em linha, a falta de gente no meio-campo causa um buraco tanto na defesa, quanto no ataque, e esses buracos são usados eficientemente pelos adversários para desestruturar tanto defesa, quanto ataque Vascaínos.

E com esses erros básicos para o futebol moderno, o Vasco tem tido seu futebol reprimido pelos próprios erros. Ontem isso ficou muito claro, quando as melhores oportunidades de gol foram do CRB (o Vasco também teve algumas boas chegadas), e as chegadas do CRB foram sempre mais consistentes que a dos Vascaínos.

Agora o próximo jogo do Vasco é na sexta-feira contra a Chapecoense, lá em Santa Catarina. Não acredito que Zé Ricardo perca o emprego já, mas não vejo muitas oportunidades mais para ele. Os erros cometidos pela Equipe são be-a-ba. são realmente básicos para o futebol moderno. Eles podem e precisam ser corrigidos, e em uma semana, se não dá para corrigir todos, dá para corrigir muitos.

Mas os erros táticos são acompanhados de algumas insistências totalmente injustificadas. As entradas de Weverton, e as entradas de 2 jogadores faltando cerca de 10 min para o final do jogo são exemplos de erros que se sucedem.

Ou Zé Ricardo muda suas "convicções", ou muda-se Zé Ricardo.

Saudações Vascaínas!

sábado, 16 de abril de 2022

CRB x Vasco

Hoje o Vasco está em Maceió para enfrentar o CRB. A partida é crítica para o técnico Zé Ricaro, que após perder as duas semifinais e todos os clássicos cariocas disputados no ano, ter sido precocemente eliminado na Copa do Brasil pelo Juazeirense, e não ter passado de um empate insosso com o Vila Nova na estreia da Série B vem sendo extremamente cobrado e tem seu cargo ameaçado desde o final do Carioca 2022.

Para mudar os rumos do Vasco e seu nesse 2022, Zé Ricardo tem, além do elenco que disputou o Carioca, mais 6 reforços, e muito mais opções de escalação da Equipe. Que ele consiga encontrar um Time mais equilibrado, e mais apto a ultrapassar as dificuldades que temos esse ano.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Parabéns Roberto!

Carlos Roberto de Oliveira, o popular Roberto Dinamite, maior artilheiro da história do Vasco, completa hoje 68 anos. Parabéns a ele, e que possa ter ainda muitos anos mais pela frente.

Roberto fez muito pelo Vasco, e hoje ele recebe o título de sócio benemérito do Club. Uma homenagem que me parece vir com o atraso de pelo menos uns 25 anos. Mas pelo menos ela veio.

No apagar das luzes, 1 zagueiro

Ontem, no último dia da janela desse início de ano, o Vasco anunciou a contratação de Danilo Boza. O defensor tem apenas 23 anos e 1,84m de altura e o ponto alto de sua carreira parece ter sido titular do Santos na reta final do último Brasileirão. O zagueiro chega por empréstimo até novembro de 2022, e tem opção de compra ao fim do empréstimo.

Mais um que temos que esperar para ver a que vem. 

1º no Tik Tok

O Vasco foi o primeiro clube das Américas em número de visualizações no Tik Tok em março. 

Foram impressionantes 292 milhões de visualizações Vascaínas, contra distantes 17,8 milhões de visualizações do segundo colocado, o Flamengo.

Mais uma vez a Torcida Vascaína dando show e mostrando o amor que tem a esse Club.

Mas essa Torcida precisa ter um mínimo de retorno.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 12 de abril de 2022

Vai ou fica?

São dois os casos a que se aplicam essa pergunta. O mais notório é sobre o técnico Zé Ricardo, que tem sido fortemente cobrado pela Torcida e pela maioria dos membros da gestão Jorge Salgado (a informação é que apenas o presidente o mantém no cargo), Seja como for é bom que o técnico comece a mudar um pouco sua visão sobre o Elenco, e comece a buscar opções mais interessantes, e que inclusive já foram testadas e deram mais certo do que suas insistências.

Abre o olho Zé Ricardo.

O outro é Nenê. Após a saída de campo absolutamente intempestiva do atleta quando foi substituído na estreia da Série B, este passou a ser muito cobrado por jornalistas, grande parte da Torcida, e inclusive por muitos setores internos do Vasco. Segundo alguns canais que acompanham o dia-a-dia do Vasco, este já teria sido cobrado em conversa direta, e é outro que tem sua permanência na Colina em risco.

Abre o olho Nenê. Idolatria se perde da noite para o dia.

Falta do que fazer

Já tem reportagem querendo prever a possibilidade de o Vasco subir ou não a depender do resultado do primeiro jogo da competição, sendo que o total de jogos é de 38, e ainda temos 111 pts em jogo.

E sabe qual é o problema disso? É que podemos subir ou não, mas dependerá do que o Time fizer nesses outros 37 jogos. Agora é claro, quanto antes começarmos a ter um rendimento adequado para subirmos, mais certo e antes se dará essa subida.

O resto é exatamente isso, resto.

Saudações Vascaínas!

domingo, 10 de abril de 2022

Mais uma vez o show foi na arquibancada

Ontem teve show no São Januário, mas não foi no campo, mas sim na arquibancada. A Torcida Vascaína mais uma vez mostrou porque esse clube ainda não está na Série C, dando show de empolgação, de dedicação, de amor a esse clube. Se contarmos que o Club tem pelo menos 20 anos que não dá retornos à Torcida, então temos ideia do tamanho do que se fez ontem.

Só que a Torcida está cansada

Sim, a Torcida Vascaína está muita cansada de erros primários como os cometidos ontem na partida contra o Vila Nova. A escalação enviada a campo era nitidamente errada, já tinha sido responsável por alguns fracassos na temporada, incluindo a ridícula eliminação precoce na Copa do Brasil, e nada justificava enviá-la a campo. E esse quadro gerou muitas cobranças por parte da Torcida, mas também no interior do Club.

Bem, a diretoria acredita que os reforços trazidos poderão dar novo gás ao Time, e levar o Vasco a uma boa situação no campeonato, e isso realmente até pode acontecer, mas o problema ontem não foi de elenco, mas de erros primários de escalação, como apontamos em nossa análise pós-jogo. Ou Zé Ricardo começa a pensar melhor o que vai fazer e mandar a campo, ou não tem reforço que resolva o problema.

4ª Colocação?

O empate de ontem faz com que o Vasco ocupe, no momento, a quarta colocação na Competição. O problema é que essa 4ª colocação é compartilhada com mais 5 equipes, e mais 4 têm o mesmo número de pontos, mas não fizeram gols ainda na Série B, e por isso se classificam abaixo. E faltam ainda 2 jogos para fecharmos a rodada.

Estamos dando sorte nesse início, mas não podemos desperdiçá-la, então que comecemos uma série de vitórias, porque é isso que a Torcida precisa para abraçar de vez a Equipe, e o Vasco precisa para pavimentar seu caminho de volta à elite.

Abre o olho Zé Ricardo! Dá pra fazer uma limonada muito melhor com esses limões aí.

Saudações Vascaínas!

sábado, 9 de abril de 2022

Vasco 1 x 1 Vila Nova

O Vasco não passou de um empate com o Vila Nova ontem no São Januário, em jogo de baixíssimo nível técnico, mas de muita correria, entrega, disposição, e até algumas jogadas mais violentas. Essas jogadas acorreram muito mais pelo excesso de vontade do que por maldade, mas ocorreram. No final o resultado não foi injusto, porque ambas as equipes tiveram oportunidades de vencer, mas desperdiçaram essas chances.

No primeiro tempo o Vasco teve muito mais posse, mas a verdade é que o jogo foi equilibrado. O 1x1 no placar foi justo pelo que fizeram as equipes, e apesar da bola na trave, do gol anulado pela arbitragem e mais umas duas boas chegadas que foram a favor do Vasco, o Vila Nova obrigou Thiago a fazer ao menos duas ótimas defesas, e foi sempre perigoso nos contra-ataques. Isso equilibrou o jogo, independentemente dessa bobagem que inventaram de posse de bola.

No segundo a coisa mudava de figura e o Vila Nova vinha para cima e amadurecia seu segundo gol, enquanto o Vasco não passava da intermediária adversária. Mas aos 11 min Zé Ricardo colocou Juninho e Vitinho nos lugares de Weverton e Bruno Nazário. Com a alteração o Vasco ao menos parou de tomar sufoco. Aos 25 Figueiredo e Getúlio entraram nos lugares de Raniel e Nenê, e o Vasco começou a chegar, a incomodar de verdade. Aos 29 Lucas Oliveira entrou no lugar de Yuri. Mas a verdade é que o Vasco em nenhum momento teve realmente o jogo nas mãos, embora tenha tido a oportunidade mais clara de gol com Zé Gabriel nos minutos finais. O problema é que foi um lance fortuito, já que o Vasco teve apenas um lance em todo o jogo em que a bola foi realmente trabalhada (o gol anulado).

E os erros são os mesmos, ainda que 90% do elenco seja diferente do elenco do ano passado. Pior que falta de qualidade, o Vasco é um Time espaçado, mal posicionado, que se torna previsível e fácil de marcar quando os atletas têm posições fixas em campo, que não apresenta uma única jogada ensaiada, ou trabalhada. E isso é culpa do treinador.

Fora isso a insistência em escalar jogadores em posições erradas. Por que Bruno Nazário de ponta direita (nunca fez nada por ali)? Por que improvisar Yuri na lateral direita, se tenho Leo Matos? Porque colocar Nenê no meio-campo, se ele não aguenta o ritmo de um atleta dessa posição? Por que escalar Weverton, que jogou dois jogos razoáveis no início da temporada, e nunca mais jogou nada que se aproveitasse? O resultado de erros como esse foi um Time que perdeu o meio-campo durante praticamente todo o jogo, que era lento, e que não conseguia municiar o ataque, obrigando os zagueiros aos famosos chutões que se confundem com lançamentos, e o Time ainda estava torto, já que o lado direito era totalmente inoperante e as ações se concentravam no lado esquerdo.

Mas tirando isso tudo duas coisas marcaram o jogo uma muito negativamente e outra positivamente. Negativamente foi a saída de Nenê, que jogou a braçadeira de capitão no chão, e ficou reclamando após a saída de campo, mais uma vez mostrou desrespeito a um técnico e ao grupo a que pertence. Entendo que ninguém goste de ser substituído, mas já imaginaram se todos agissem dessa forma? Nada justifica a reação do veterano atleta.

Mas positivamente tivemos a reação de Quintero, que ao ver o atleta do Vila Nova metido entre os jogadores do Vasco enquanto Zé Ricardo dava instruções, correu ao local e retirou o atleta de lá. Isso gerou um início de confusão, com empurra-empurra e a tradicional turma do deixa disso. O positivo foi que ele tomou uma atitude, enquanto ninguém mais fez isso. A total falta de ética de Pablo não passou despercebida por Quintero, e muito menos ignorada.

Mas o Vasco precisa melhorar muito, e esses erros não podem voltar a se repetir. Se Nenê já não tinha condições de ser escalado no meio-campo a 5 ou 6 anos atrás, agora é que não tem mesmo. E vamos parar com essa bobagem de inverter pé de atacante se temos os atacantes certos para serem escalados. Da mesma forma vamos parar de improvisar desnecessariamente. Esse elenco está longe de ser genial, mas pode render muito mais.

A propósito, não faltou vontade ou empenho, o que faltou foi organização tática e até condicionamento físico.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Vasco x Vila Nova

Finalmente o Vasco estreia na Série B 2022. Na verdade não estou ansioso pelo início desta competição, mas sim pelo final dela, já que é quando esperamos que tenhamos reconquistado nossa posição na elite do futebol brasileiro. A partida é às 19h00 no São Januário, que deve ter casa cheia, pois o Vasco colocou 19.000 ingressos à venda, e ontem à tarde já tinham sido vendidos mais de 15.000.

A estreia está mobilizando a Torcida, porque nitidamente o Time está muito mais bem montado que o do ano passado. Além disso os Vascaínos também estão excitados pela 777, e pela possibilidade de altos investimentos na Equipe, mas é necessário que essa Equipe retorne à Série A para que esses investimentos se justifiquem e possam ser facilitados, uma vez que estar na Série B é um dificultador para contratações,

E na busca por uma boa estreia o técnico Zé Ricardo tem praticamente todo o atual elenco à disposição, incluindo o promissor Lucas Oliveira, contratado junto ao Bangu após um excelente Cariocão disputado pelo atleta. Na sequência da competição os outros 4 contratados também deverão estar à disposição de Zé Ricardo.

E com isso espero a seguinte escalação: Thiago, Léo Matos, Quintero, Anderson e Edmar; Zé Gabriel, Juninho e Vitinho; Pec, Daniel e Nenê.

O resto é torcer por uma boa estreia.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 6 de abril de 2022

E temos reservas

E temos um Time reserva para o Vasco de todos os tempos. Além disso tivemos alguns atletas que foram muito bem votados, como Ely, que estariam entre os 22, mas que não conquistaram uma vaga numa posição específica. Mas isso não é problema, porque um clube não trabalha apenas com 22 atletas, mas pelo menos com uns 30, então eles vão compor elenco. E cá entre nós, que composição, heim?

Goleiro: CARLOS GERMANO - citado por 12% dos votantes (6 de 52)
Lateral-direito: ORLANDO LELÉ - citado por 19% dos votantes (10 de 52)
Zagueiro: BRITO - citado por 12% dos votantes (6 de 52)
Zagueiro: ORLANDO PEÇANHA - citado por 23% dos votantes (12 de 52)
Lateral-esquerdo: MAZINHO* - citado por 29% dos votantes (15 de 52)
Meio-campo: FAUSTO - citado por 21% dos votantes (11 de 52)
Meio-campo: GEOVANI - citado por 27% dos votantes (14 de 52)
Atacante: SABARÁ - citado por 6% dos votantes (3 de 52)
Atacante: RUSSINHO - citado por 10% dos votantes (5 de 52)
Atacante: IPOJUCAN - citado por 13% dos votantes (7 de 52)
Atacante: PINGA - citado por 10% dos votantes (5 de 52)
Técnico: FLAVIO COSTA - citado por 31% dos votantes (16 de 52)

Problemas para registrar reforços

Devido a uma dívida de R$ 320 mil com o empresário que trouxe Escudero ao Vasco durante a última gestão de Eurico Miranda no Vasco (nenhuma acusação ao ex-mandatário, apenas para terem ideia do tempo decorrido), a CBF retirou o direito de o Vasco registrar atletas por 6 meses. O Vasco recorreu na Justiça, que já notificou a CBF, e incluiu a dívida no Regime Centralizador de Execuções. Fora isso o Vasco também depositou esse valor em juízo, e agora cabe à CBF autorizar a inscrição de atletas do Vasco.

Espera-se que todo o processo esteja regularizado hoje, ou no mais tardar amanhã. No caso de os registros serem autorizados hoje daria tempo de inscrever os 5 contratados para a estreia na Série B, caso isso se dê amanhã, provavelmente só ocorrerá essas inscrições para a segunda rodada.

Vasco x Vila Nova com carga máxima

O Vasco disponibilizou carga máxima de ingressos para a estreia na Série B contra o Vila Nova na próxima sexta-feira no São Januário, e já foram vendidos mais de 4.000 ingressos.

A previsão é casa cheia para a estreia. Agora é ver se o Time corresponde em campo.

Saudações Vascaínas!


terça-feira, 5 de abril de 2022

Estreia definida

Se não sabíamos o local de estreia do Vasco na Série B, agora essa dúvida já acabou. Desde sexta-feira a CBF bateu o martelo e definiu São Januário como o local do jogo Vasco x Vila Nova.

Com isso aqueles que acham que o Vasco primeiro deve consolidar uma campanha consistente antes de mobilizar mais torcedores ao estádio têm suas aspirações atendidas. Eu mesmo gosto do Maracanã, mas é inegável que São Januário tem muito mais cara, muito mais jeito, e muito tradição como alçapão, algo que essa Equipe Vascaína pode utilizar para se firmar no campeonato.

Outro premiado no regional

O atacante Zé Vítor, que foi artilheiro pelo pequeno Marcílio Dias no campeonato catarinense, também foi premiado como melhor atacante do campeonato regional que disputou. Nenhum deles tem grande nome, mas todos os atacantes contratados até agora foram destaque positivo nos campeonatos regionais que disputaram.

Erick, Zé Vítor e Lucas Oliveira foram destaques em suas equipes e em seus respectivos campeonatos.

Vasco de todos os tampos

O site Netvasco fez uma pesquisa com especialistas na história Vascaína, que elegeram o Vasco de todos os tempos. A Equipe ficou escalada num 4-2-4, que pode ser revertido num 4-3-3. E aí, você concorda com essa escalação?

1-BARBOSA
2-AUGUSTO
3-BELLINI
4-MAURO GALVÃO
6-FELIPE
5-DANILO
8-JUNINHO PERNAMBUCANO
7-EDMUNDO
9-ADEMIR
10-ROBERTO DINAMITE
11-ROMÁRIO

Saudações Vascaínas!

domingo, 3 de abril de 2022

Sai Carlos entra...Carlos

É, quem não tem Peña ataca de Palacios.

Apesar do trocadilho infame, o Vasco perdeu o misto de funções Carlos de Peña para o Inter-RS, mas trouxe Carlos Palacios do próprio Inter-RS.

A troca de Peña pelo Inter-RS se deveu a uma decisão única e exclusiva do atleta, que já tinha tudo acertado com o Vasco, mas faltava a assinatura. Segundo a imprensa os motivos dessa decisão foram o técnico do clube gaúcho, que foi o responsável pelo início da carreira do uruguaio, e o fato de os gaúchos jogarem a Série A, que obviamente tem muito mais visibilidade que a Série B que o Vasco jogará.

Já  Palacios chega após um excelente início no futebol chileno, onde se destacou, fez gols e deu assistências, mas uma fase em que teve enorme dificuldade de adaptação no clube gaúcho, e acabou relegado à reserva. Vale ressaltar que Palacios é ainda bastante jovem, e tem enorme potencial de render um bom negócio.

A verdade para mim é que ambos precisariam dizer a que vieram. Peña é mais rodado, mas está longe de ser um jogador consagrado, e Palacios tem muito caminho ainda a percorrer se quiser se tornar um. Que esse caminho se reinicie no Vasco.

Genoa investigado na Itália

O clube italiano Genoa, e mais 10 agremiações, entre elas Napoli, Sampdoria e Juventus estão sendo investigados pela federação italiana por fraudes em negociações de atletas e outros negócios do futebol. O motivo seria inflar os números para atrair investidores. 

Lembrando que o Genoa pertence 99,9% ao grupo 777 partners, que está em negociações avançadas com o Vasco para aquisição do futebol Vascaíno. Mas como vocês verão não dá para dizermos se o grupo americano tem participação na fraude financeira, já que eles assumiram o Genoa apenas em setembro do ano passado, e a Juventus, por exemplo, é investigada por movimentações registradas em 2019 e 2021.

Erick premiado no Gauchão

O novo reforço do Vasco, o atacante Erick, recebeu os prêmios de artilheiro e de melhor atacante do gauchão conquistado pelo Grêmio ontem. O jogo foi 2x1 para os gremistas e o próprio Erick descontou para o Ypiranga.

Thiago Rodrigues e Nenê na seleção

Os dois atletas do Vasco terminaram o Cariocão constando na seleção da competição. Uma ausência sentida foi a de Anderson Conceição, que fez um Carioca bem acima da média, e que merecia uma vaga nessa equipe de mentira.

De qualquer forma damos os parabéns aos dois representantes Vascaínos, e ao próprio Anderson pela lembrança.

Em jogo-treino Vasco bate Olaria

O Vascão bateu o Olaria por 3x2 em jogo treino no sábado em São Januário. A atividade não contou com Yuri e Juninho. O primeiro foi poupado devido um resfriado, e o segundo por um incômodo na coxa. Nenhum dos dois preocupa para a estreia da Série B.

Já são 5 contratações para a Série B

Os atacantes Zé Vítor, Lucas Oliveira e Erick, o meia-atacante Carlos Palacios, e o lateral direito Gabriel Dias. Correm boatos de que também está fechado com um atacante de velocidade que disputou as eliminatórias por uma seleção que não se classificou para a Copa do Catar.

Nada a empolgar muito, mas a competição que disputaremos também não empolga, ainda que precisemos passar por ela para voltarmos a disputar aquelas que realmente empolgam.

Ainda precisamos de ao menos um zagueiro. Para a lateral esquerda, o Club já avisou, não pretende contratar para agora.

Saudações Vascaínas!