Um time de futebol se faz com muitas variáveis. Não basta ter dinheiro, ter jogadores de nome, ou mesmo ter grandes jogadores, ou um técnico altamente considerado. Claro que isso tudo ajuda, mas não é o suficiente, muito menos imprescindível.
Os galáticos do Real Madrid ganharam muito pouco, e nenhum dos títulos continentais e mundiais que esperavam. Nosso maior rival também tentou fazer isso há umas duas décadas atrás e foi rebaixado no campo, mas não caiu por mais uma daquelas viradas de mesa. O Atlético Mineiro caiu no campeonato brasileiro com um time caríssimo e considerado de craques.
Já o Santos foi campeão com um time de jovens acabados de sair da base, o Vasco foi campeão com um Time que assustou, já que metade era reserva até uma partida antes do início das finais, e na época Antonio Lopes foi considerado louco. O São Caetano fez história com um time de desconhecidos, o Juventude foi campeão com um time relativamente desconhecido sobre o Botafogo, e o Santo André fez o mesmo sobre o Flamengo, ambos em pleno Maracanã.
Então um time de futebol se faz um time de futebol?
Alguns ingredientes são imprescindíveis. São eles a química, liga, vontade, preparo físico, um esquema de jogo adequado aos atletas à disposição, e atletas de qualidade. Óbvio, ter dinheiro auxília e ajuda muito, mas se não se souber o que fazer com esse dinheiro, não adiantará muito.
O Vasco deste ano pode não ter dinheiro e atletas de grande nome, mas tem um grupo que parece estar muito interessado em fazer as coisas acontecerem, está muito interessado em buscar os resultados, está disposto a se esforçar verdadeiramente por isso, e um técnico, que até agora, está sabendo ler os atletas e desenhar um esquema que se adeque ao material humano que temos.
Ou seja, até o momento temos alguns dos ingredientes que formam um time de futebol. Se será campeão é outra coisa, mas temos muito para alcançar resultados importantes este ano, e o principal objetivo, que é retornar à Série A. Precisamos de mais algumas peças, de mais algumas opções, mas a princípio o trabalho parece estar no caminho certo.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário