O adversário de ontem foi o Macaé, e o Vascão mandou a campo o Time titular no primeiro tempo e, mais uma vez, fez muitas mudanças para o segundo tempo. O Time titular fez 1x0 no início do jogo com Talles Magno, em lançamento perfeito de Felipe Bastos. Os titulares também criaram mais algumas oportunidades, mas não chegaram a alterar o placar.
No segundo tempo Ribamar aumentou logo no início, mas depois disso os reservas começaram a mostrar os mesmos problemas que os titulares, até que Bruno César ampliou, Lucas Santos fez o 4º, e Kayo Magno fechou a conta, em gol típico de centro-avante.
Assim se construiu a vitória no jogo treino, mas muito mais importante que a vitória, há que se obervar como a equipe se comportou. Tanto o Macaé, quanto o Porto Velho, são adversário muito fracos, que ofereceram pouquíssima resistência, mas que serviram muito para que a Equipe colocasse várias ideias, e várias situações treinadas em prática. E é isso que precisamos observar.
A movimentação da equipe, tanto ofensiva, quanto defensivamente, melhorou muito. O Time se distribui muito melhor em campo, está melhor postado, tem apresentado melhor saída de bola, melhor recomposição, e melhor controle da partida.
O Time titular não teve Cano, mas isso não o impediu de criar, de chegar no ataque, e de controlar completamente o jogo, a ponto de Fernando Miguel não ter feito nenhuma defesa. Isso, em si, não significa que tenhamos resolvido todos os problemas defensivos, mas significa que avançamos, e que o Time vem sendo treinado. Dos que iniciaram a partida podemos destacar Andrey e o lado direito. Verdade que Felipe Bastos voltou a protagonizar alguns bons momentos, incluindo o primoroso lançamento do primeiro gol, mas ele sempre vai bem nos treinos, onde os espaços são mais generosos, do que nos jogos, onde esses espaços são reduzidos. A defesa também foi bem coletivamente, e não comprometeu individualmente. Benitez foi bem e distribuiu bem o jogo e Vinícius voltou a ser bem acionado. Talles oscilou bons e maus momentos, e Ribamar, bem, ele é Ribamar, fez o segundo gol, mas é muito fraco tecnicamente.
Os reservas entraram para mostrar serviço, e para isso correram mais, e mesmo assim, se no primeiro tempo Fernando Miguel não trabalhou, no segundo tivemos 2 ou 3 chutes ao nosso gol, e tomamos uma bola no travessão. Ou seja, a maior correria, não se traduziu em melhor recomposição e posicionamento defensivo. Mas o ataque foi mais eficiente, e a movimentação de Gabriel Pec, e de Tiago Reis foram importantes para isso. Bruno César também entrou muito bem, e além do gol, distribuiu muito bem o jogo, e se apresentou para arremates e conclusões. Se seguir assim será muito útil no Brasileirão. A garotada que entrou deu maior dinamismo ao Time, mas a inexperiência e ansiedade em conquistar seus lugares ao céu deixaram o Time mais claudicante na defesa, e contra um adversário mais forte isso pode ser perigoso.
De modo geral o Time está mais compacto, ocupando melhor os espaços, e conseguindo envolver as defesas adversárias. Lembram quando tivemos dificuldades imensas para ultrapassar adversários desse mesmo nível sob o comando de Abel Braga, seja nos jogos treinos, seja nos oficiais? Pois é, evoluímos muito nesse ponto, e hoje criamos e fazemos, inclusive não apenas com Cano. Lembram quando tomamos gols, quando sofremos perigos atuando contra equipes desse mesmo porte? Isso também evoluiu muito, e nossa defesa está muito mais bem postada hoje em dia.
Ainda podemos evoluir mais, ainda temos algumas posições carentes na Equipe. Guarím entraria fácil nesse meio campo, Talles Magno precisa aprender a jogar com os espaços mais reduzidos, Vinícius precisa melhorar no último passe e cruzamentos, mas é inegável que já não temos um bando. Até que ponto isso será suficiente para chegarmos bem no Brasileirão, ou até que ponto iremos longe na Copa do Brasil e no Brasileirão, isso apenas saberemos quando estivermos nessas competições, e quando começarmos a enfrentar adversários mais qualificados, mas é inegável que temos um bom início de trabalho.
A propósito, além de Guarín, precisamos de alguns outros reforços. Ao menos um bom zagueiro, que saiba atuar dos dois lados, um lateral esquerdo. Essas seriam minhas prioridades. Se Raul sair, precisaremos também de outro volante.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário