A rodada ontem começou muito bem para o Vascão, com a vitória do são paulo sobre o figueirense por 3 x 2, mas não terminou da melhor forma possível. A "previsível" vitória do avaí sobre a ponte preta fez com que o time catarinense abrisse 4 pts em relação ao Vascão, e que só nos seja possível ultrapassá-los na próxima rodada, e em caso de vitória nossa no jogo de hoje.
Com esses resultados tivemos uma coisa ruim e outra boa. A boa é que continuamos vivos, e podemos ultrapassar ambos os catarinenses, dependendo dos resultados da próxima e última rodada, e se vencermos ou não hoje. A ruim é que, dependendo dos resultados da rodada atual, o Vascão poderia se salvar com uma vitória e um empate; mas essa opção, mesmo ainda existindo, agora está mais difícil.
Quanto ao jogo de hoje, parece fácil, mas não é. Certo que o santos virá com seus reservas (1 ou 2 titulares apenas), mas não significa que seja um time fraco ou fácil de ser batido. Semana passada o coritiba teve muitas dificuldades para vencer os paulistas no Couto Pereira, e não espero nada muito diferente para o Vascão hoje, principalmente porque o time tem mostrado claríssimos sinais de desgaste e de uma preparação física insuficiente, principalmente no segundo tempo dos jogos.
Time por time, a equipe que o Vascão mandará a campo hoje é melhor tecnicamente, mas como já mencionei acima, o preparo físico pode fazer diferença nesse jogo, ainda mais que a equipe santista é muito jovem, e a Vascaína já apresenta vários jogadores com idade relativamente avançada para a profissão.
Mas se preparo físico e idade depõem contra o Vascão, a experiência é totalmente a favor do Cruzmaltino, e jogadores como Nenê, Martin Silva, Andrezinho e Rodrigo, poderão fazer a balança pender para os Vascaínos
O Vascão terá o desfalque de Luan, suspenso pelo terceiro amarelo. Alguns comemoraram; eu não. Não acho Luan um grande craque, mas vinha fazendo bons jogos, com uma ou outra falha. Luan também costuma se entrosar bem com Rodrigo. O substituto provável é Rafael Vaz, que acho um zagueiro muito limitado. Esse sim se posiciona mal em quase todos os lances, tem boa estatura, mas perde quase todas as bolas pelo alto, é lento, e rebate mal com uma constância assustadora. Eu prefiro Jomar, mas não sou eu quem escalo.
E é com nossos pontos fortes e fracos que iremos para cima do santos hoje, buscando o único resultado que nos mantém vivos na competição: a vitória.
Eu acredito nela, como acredito que ainda possamos escapar dessa situação. Estarei torcendo.
Saudações Vascaínas!