sexta-feira, 31 de julho de 2015

Emerson Sheik se perdeu

Em fim de carreira, o arremedo de profissional Emerson Sheik abre a boca e atira para todos os lados, de forma ridícula e desnecessária. Contra o Vascão não falou nada, já que ele não conhece a rivalidade entre os clubes brasileiros. mas falou de outros clubes por onde passou. Triste final de carreira para um jogador absolutamente esquecível. Ele só acertou em um ponto, nada no mundo é tão pequeno para ser do tamanho do clubinho em que ele se encontra agora. 

Diego Souza se pronuncia sobre futuro

Com contrato que o vincula ao sport-PE se encerrando no final do ano, Diego Souza diz que o clube pelo qual sente mais carinho é o Vascão, e afirma que gostaria de vestir o Manto Cruzmaltino novamente. Só não entendo porque não voltou quando pode.

Vascão a deriva

Sofrendo com problemas de saúde, Eurico Miranda não demonstra a mesma vitalidade e pulso de seus áureos tempos, o que parece vem refletindo na administração na Colina. Internado na semana passada para "exames" de saúde, o mandatário vê seus herdeiros interferindo em assuntos do Club, mas segundo consta a prole Miranda não tem cargo na Colina. Além disso, as ações em questão vêm interferindo no trabalho de profissionais, e criando estresse e cisões dentro da administração do Vascão, e em departamentos importantes, como os de futebol profissional e amador.

Que Eurico Miranda não teria forças para manter a mesma batida de antes, o Blog do Vascão Eterno alertou antes das eleições, mas que ele permitiria que o Club fosse tratado como um feudo de propriedade de sua família, isso não havia como prever.

Resultado disso tudo, o Club está a deriva dentro e fora de campo. Entendo que a situação financeira é caótica, mas não precisávamos estar sendo comandados de forma tão confusa.

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Derrota sem noção

O Vascão até que fez um primeiro tempo razoável. O jogo foi relativamente parelho, com o Vascão se defendendo, mas o corínthians não conseguia criar nada de realmente concreto. De chances reais houve um empate em 2 x 2 no primeiro tempo.

No segundo a coisa mudou de figura. Um gol de sorte aos 3 minutos, auxiliado pela incompetência da marcação Vascaína, e a coisa desandou. O Vascão até foi para a frente, criou duas oportunidades, não fez, foi castigado pelo segundo gol (para mim também de sorte) e... abriu o bico, desistiu do jogo, e o terceiro gol parecia até o ataque do barcelona treinando contra uma equipe sub-15, tal a facilidade com que a defesa Vascaína foi envolvida e o gol saiu. No final os paulistas se pouparam para a sequência do campeonato, e o Vascão tentou fazer algo de forma desordenada que, claro, não deu em nada.

Agora temos uma sequência de 5 jogos contra equipes que lutam contra o rebaixamento: joinvile (casa), santos (fora), coritiba (casa), goiás (fora), figueirense (casa). Nessa sequência tem que fazer ao menos 13 pts, caso contrário podem começar a negociar a troca de seus pacotes de premier da Série A para a B, porque somente um grande milagre evitara a 3ª queda.

E fiquem com o Poetinha, Vinícius de Moraes, que sabia como ninguém definir algumas coisas.


Tristeza não tem fim
Felicidade sim

A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

corínthans x Vascão no Itaquerão

Hoje vamos para mais uma batalha pela permanência na primeira divisão. 

Muito triste comprovar aquilo que previmos em alguns debates em grupos do facebook: esse time que o Vascão montou não era para brigar para não ser rebaixado, mas para não ser o lanterna do campeonato, tal a mediocridade dos atletas que chegavam. Pois bem, aqueles que conseguiam enxergar as primeiras ações no futebol do Club, da diretoria que reassumia, eram escrachados, xingados de tudo que era nome, inclusive de mulambos.

A cegueira da torcida Cruzmaltina, e a total falta de competência da diretoria para administrar futebol, nos trouxe a uma situação absolutamente horrorosa, ainda no primeiro turno do Brasileirão, com uma campanha tão ridícula, que um gigante como o Vascão consegue ter o pior saldo de gols entre os 100 clubes que disputam o Brasileirão em suas 4 divisões.

Mas você já elogiou a diretoria. É verdade, e não retiro minhas palavras. Em outras áreas ela parece estar indo bem, mas com o dinheiro que gasta no futebol, poderia ter montado elenco mais forte, mais equilibrado. Poderíamos ter dois laterais melhores, por exemplo, ao menos um meia armador acima da média, além de outros setores que não são assim tão fracos, mas que ficam sobrecarregados pela mediocridade dos citados acima.

E é com esse time desequilibrado e que tem sido presa fácil a equipes que também não são lá essas coisas, que o Vascão vai precisar tirar leite de pedra e conquistar os 34 pts. que precisa para garantir a permanência na Série A do ano que vem. Em outras palavras, o Vascão precisará de algo em torno de 50% de aproveitamento até o final do campeonato para garantir que não caia. 

Uma tarefa hercúlea, ainda mais pelo que apresentou até agora, mas não acho que seja impossível. Como disse acima, continuo achando que o elenco tem deficiências muito graves, mas também continuo achando que o elenco não é tão horroroso assim. Quem pode afirmar que as qualidades da equipe não comecem a sobressair a partir da próxima rodada?

Enquanto isso a gente torce pelo Vascão hoje, contra o vice-líder do campeonato, na casa deles, em jogo que será transmitido para todo o país.

Quem sabe não ganhamos essa batalha? Futebol não tem lógica mesmo, ou será que tem alguma?

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 28 de julho de 2015

Bateu o desespero

Mais uma derrota, mais uma goleada, dessa vez contra o palmeiras. Quem esteve em São Januário, ou quem pôde acompanhar o jogo pela TV, disse que parecia um jogo de veteranos contra profissionais, tal foi a facilidade encontrada pelo adversário em nos agredir, em entrar em nossa defesa, em criar situações de gol. Isso piora quando somos obrigados a ouvir que o 4 x 1 foi pouco, que o palmeiras diminuiu o ritmo e passou a treinar, porque se jogasse sério o tempo todo o resultado poderia ter sido de 6, 7 ou 8.

Se tivesse sido uma vez, não era bom mas passava. O problema é que isso vem se repetindo com frequência mais do que preocupante. Foram 3 x 0 do atle. MG, 3 x 0 do cruzeiro, 3 x 1 da ponte preta, 4 x 0 do são paulo, além de uma série de outras derrotas, que levaram o time a ter a pior defesa do campeonato, o pior ataque, mas estranhamente não ser o lanterna.

Essa desastrosa situação atual, que se soma a outras recentes e igualmente desastrosas temporadas da equipe de São Januário, deixam a enorme Nação Cruzmaltina de cabelos em pé, Pior que isso, diferente de outras oportunidades, dessa vez vemos muitos Vascaínos desesperançados, previamente derrotados, e pior, tenho ouvido de alguns que estão com vergonha de torcerem para o Vascão.

Não posso dizer que estamos juntos, porque jamais terei vergonha de ser Vascão. Mas posso dizer que também estou muito triste com essa situação. Já declarei inúmeras vezes os motivos para que eu não tenha vergonha de ser Vascão, e os motivos de estar triste são mais do que claros.

E com essa situação toda, volto a dizer aquilo que já disse em outros posts: mentia quem dizia que o Vascão iria ser recuperado rapidamente, mentia quem dizia que o Vascão teria um grande time já a partir desse ano, e inocente é que acredita nessas afirmações. O motivo para isso é simples: DÍVIDA. Uma dívida tão grande que engessa o Club.

E essa dívida não se restringe àquela com a Receita Federal. Na verdade essa é a menor delas. Os problemas financeiros do Club vão muito além disso, Os débitos trabalhistas e cíveis do Club são cerca de 3 vezes maiores que os nossos impostos atrasados, o que nos leva a vislumbrar um longo calvário, um terrível martírio antes que o Vascão possa investir seriamente em um time de futebol forte novamente.

Isso não significa que não teremos times melhores eventualmente, só que será muito mais devido um acaso do que um trabalho sério, um planejamento.

Provavelmente a torcida do Vascão diminuirá um pouco durante esse período. Acho uma pena. Mas pelo menos quem ficar, teremos certeza de que é verdadeiramente Vascaíno!

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Novelas no Vascão

Gilberto fez gols importantes no Estadual 2015, e foi fundamental na conquista vascaína, mas no Brasileirão perdeu um monte deles, e foi fundamental para que o time ocupe a pífia posição no Z4 a várias rodadas. A Nação Vascaína não idolatra Gilberto, e também não o odeia. Fato é que ele é reconhecido pelo que já fez pelo Club, assim como por ser um jogador voluntarioso, brigador, só que de técnica discutível. Dentro desse quadro, poucos pedem a cabeça do atleta (sempre tem os mais exaltados).

Com isso tudo temos tido alguns boatos correndo na Colina nos últimos dias, e eles dizem que Gilberto poderia deixar o Vascão. 

Como eu disse acima, a Nação não quer vê-lo fora do Club, mas também não vai se mobilizar para que ele fique. O que não pode é ficar esse disse-me-disse com o nome do atleta, principalmente pelo momento delicado pelo qual passa o time.

Gilberto, resolva sua vida. Será melhor para todos.

Capacidade da Colina e ampliação

Outra novela que cerca o Vascão e volta a tona atualmente: a capacidade de público de São Januário. Estádio que começou com capacidade para cerca de 30.000 espectadores quando foi construído, hoje comporta em torno de 19.000, mas estaria liberado para apenas 15.000 (segundo informações do próprio Club).

Isso é um tema que se discute há anos, e que seria definitivamente solucionado com a ampliação e modernização do Estádio.

E mesmo sabendo Que o grande Vascaíno Marcelo Paiva, ajudado por outros ilustres Cruzmaltinos, trabalha fortemente por esse projeto, cada dia que passa ele se torna mais distante.

Sabemos que esse é um projeto difícil, mas ele é prioritário em qualquer planejamento de reconstrução e modernização do próprio Club. Precisamos trabalhar nele.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Vascão vence bem

A vitória de 3 x 2 sobre o américa RN foi boa. A atuação do time não foi das melhores, mesmo porque tivemos alguns cochilos, que deram oportunidade de o time adversário complicar uma partida que estava praticamente decidida. Nesse ponto foi importante a atuação do técnico Celso Roth, que tirou o cansado Riascos e o fraco Christiano. Com isso a equipe melhorou e voltou a dominar o jogo, ajudada pela falha bisonha (não que algumas de nossas falhas também não tenham sido) do goleiro americano.

Esperamos que o empate sofrido após a cochilada tenha servido de lição a esse time, não existe jogo fácil, e a atenção tem que ser mantida durante toda a partida.

E também esperamos que, com a classificação garantida na Copa do Brasil, tenhamos uma boa vitória contra o palmeira na rodada de final de semana do Brasileirão. Temos tempo de sair do Z4 antes do final do turno, temos time para isso, mas temos que realizar.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Vascão x américa RN vale mais que classificação

O Vascão volta a campo hoje, às 22:00 hs pela Copa do Brasil. Após a vitória sobre o mesmo adversário por 3x1 na semana passada, a classificação está encaminhada, mas é sempre importante lembrar que não se pode achar que já está assegurada. É necessário que o time entre em campo focado e atento para não ser surpreendido pelos potiguás, que são sempre perigosos jogando em casa. A vantagem de poder até perder por 1 gol de diferença, ou 2 gols de diferença, caso o américa faça 4 ou mais gols, é grande em termos de classificação, mas não é apenas isso que o Vascão busca no jogo de hoje.

Assim como o Vascão buscou confiança para enfrentar o fluminense na primeira partida contra o américa RN, hoje o Gigante busca confirmar que as duas últimas vitórias não foram fruto do acaso, e que o time começa a mostrar uma melhora na competição. Três vitórias seguidas, a bola voltando a entrar nos gols adversários, e deixando de entrar no nosso, poderão gerar ainda mais confiança para a equipe, e incentivo, para que os atletas busquem mais uma vitória no jogo contra o palmeiras.

Mas atenção, lembrando que confiança não pode ser confundida com euforia. Temos jogadores experientes no elenco o suficiente para evitar tal sentimento, que pode ser fatal para as pretensões do time em conseguir uma boa sequência e sair das últimas posições.

Outro dia Paulo Cesar Vasconcellos disse que a prioridade do Vascão esse ano é sair do Z4. Para ele a Copa do Brasil é descartável para o Club. Concordo em parte, porque a prioridade realmente é não ter outro rebaixamento, mas é bom que o time vá longe no torneio mata-mata. Mal não fará.

E é assim, de olho em um resultado que pode influir em duas competições distintas, que o Vascão volta a campo hoje.

O jogo terá TV aberta e Sportv 4.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 21 de julho de 2015

Ele merece


Vascão bota água no coquetel de frutas tricolor

Com boa atuação do time Vascaíno, o Vascão venceu o clássico contra o tradicional e invejoso rival.  O contestado Jhon Cley foi o nome do jogo, colocando uma bola na cabeça de Andrezinho, e fazendo um golaço de fora da área. O meio campo Vascaíno parece estar se reencontrando, dando o necessário suporte à defesa, criando situações de gol, e chegando na área para concluir. O ataque, mesmo não tendo marcado ontem, foi importante ao abrir espaços e incomodar bastante a defesa adversária.

Resumindo, ao contrário do que vários comentaristas disseram, o Vascão jogou melhor do que o fluminense. Enquanto o tricolor teve mais posse de bola, esta foi quase o tempo todo inócua, sem grande poder de penetração, e Jordi foi menos exigido que Diego Cavaliere.

Diferentemente também do que dizem os comentaristas profissionais, não achei o jogo de nível técnico tão baixo. Foi melhor, por exemplo, do que o jogo entre os líderes, onde presenciamos jogadas bisonhas, perde-ganha promovidos mais pela incompetência de quem estava com a bola, do que por boa marcação do adversário. Enfim, momentos dignos daquela pelada de final de ano, cachaceiros x cervejeiros. Não vimos isso no Maraca.

E voltando ao Maraca, o clássico transcendeu uma partida comum. Foi disputado debaixo de muita polêmica, que envolveu lado da torcida no estádio, apresentação de R10, estreia de Oswaldo, uma semana de provocações por parte do time da elite carioca, e disputa que ultrapassou o campo de jogo entre Fred e Rodrigo. Também valia a liderança para o fluminense, e um possível início de recuperação para o Vascão. Foi uma partida diferenciada, carregada de emoções, dentro e fora de campo.

Sobre Fred e Rodrigo, podemos dizer que mais uma vez o atacante adversário não sabe jogar quando é marcado, e nem sabe perder. Sobre Rodrigo podemos dizer que precisa por a cabeça no lugar, e deixar de bater boca com quem não vale a pena. Se Fred se deixou pilhar dentro de campo, Rodrigo se deixou pilhar fora. Quero que Fred, que vira e mexe fala um monte de bobagens após os jogos, se dane. Mas Rodrigo precisa deixar de se incomodar com adversários descontrolados.

No final de todos esses ingredientes, o Vascão botou água no "fresco" coquetel de frutas que os tricolores tentaram servir em sua "festa".

Para o Vascão, agora precisamos garantir a classificação na Copa do Brasil, e vencer o palmeiras para deixar o Z4.

Para Fred, seus companheiros e a torcida do time de série C: - ainda bem que vocês sabem:

É O DESTINO!


Saudações Vascaínas!

domingo, 19 de julho de 2015

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno- Fluminense X VASCO .19/07/2015

O programa hoje deverá estar muito interessante. Além do clássico que será comentado, ainda será analisada a partida contra o américa RN e deveremos  ter discussões sobre a questão do lado do Maraca, além de outros temas de interesse do Club. 

Imperdível!

Para os Vascaínos, claro.


Vascão enfrenta o fluminense no Maraca, e só a vitória interessa

Após a boa vitória sobre o américa RN na Copa do Brasil, o Vascão volta a campo hoje, às 16:00 hs para enfrentar o fluminense pelo Campeonato Brasileiro. Hoje só a vitória interessa. Ocupando a penúltima posição do campeonato após 12 rodadas disputadas, precisamos vencer, mas nem assim deixaremos a zona de rebaixamento, algo que só deve acontecer com uma sequência de boas vitórias.

Para começar esta reação Celso Roth deverá realizar algumas mudanças em relação à equipe que fez os dois últimos jogos. Jordi deverá ser mantido no gol Vascaíno, e deveremos ter a volta de Christiano na LE, e de Andrezinho e Julio Cesar no meio campo. Saem Charles, Riascos e Julio dos Santos. Henrique já era desfalque certo, pois saiu contundido na partida contra o américa RN e não tem condições de jogo. O que acontece com esse garoto? Boa promessa, que poderia ser a solução para nossa LE, mas ele não consegue emplacar uma sequência de jogos.
´
E o jogo não tem apenas o lado do Vascão. O fluminense deverá apresentar R10 para sua torcida, vem embalado pela boa campanha no Brasileirão, e pela expectativa de tornar-se líder, caso vença o clássico. Vai ser um adversário muito difícil.

Além disso, temos toda a polêmica sobre o lado da arquibancada. Vou me informar melhor, mas parece que o fluminense finalmente mostrou um “anexo” de seu contrato, que mostra esse ponto acertado com a administração do estádio. Segundo o parecer de um advogado amigo meu, o documento tem muito pouca credibilidade jurídica, tantas são as falhas nele contidas. Esperemos então que a Justiça dê o devido tratamento a esse, que parece ser mais um dos imbróglios jurídicos de nossos adversários.

Pelo lado da torcida Vascaína, parece que a turma está levando em conta a orientação da diretoria em não comparecer ao Maraca hoje.  Nós Vascaínos compramos apenas cerca de 5% dos ingressos vendidos até o momento. Sinuca de bico, ou apoiamos o time, ou buscamos lutar por nossos direitos. Parece que o segundo está vencendo, sem contar que a fase no Brasileirão não ajuda muito.

Por último esperemos que a vitória no meio de semana nos dê a confiança necessária, e traga de volta um futebol minimamente aceitável, para que possamos sair logo dessa situação.


Saudações Vascaínas!

sábado, 18 de julho de 2015

Futebol brasileiro em mãos suspeitas

Já disse aqui que tenho discordâncias quanto a algumas posições de Juca Kfouri, mas também já disse que às vezes ele acerta o dedo na ferida, que alguns tentam esconder com curativos mal colocados. Acho que esse é o caso atual da CBF. Se vai dar alguma coisa no país da pizza a gente não sabe, mas que está preocupando muita gente, isso está.

Abaixo o texto completo do Blog do Juca Kfouri,

A desfaçatez da Casa Bandida do Futebol

  







A leitura dos jornais de hoje causa ânsia de vômito com a cara do complicadíssimo boquirroto Eduardo Cunha nas primeiras páginas e quando se chega às páginas de esporte da “Folha de S.Paulo” e do “Estado de S.Paulo”, além do especializado diário “Lance!”.
As justificativas dadas por Marco Polo Del Nero para não ir à reunião que está sendo tratada como a mais importante da história da Fifa fazem corar quem tiver um mínimo de vergonha na cara.
Nero explicou em carta à Fifa que precisa ficar no Brasil por causa da CPI do Futebol e da MP do Futebol.
Ora, a CPI só terá sua primeira reunião no dia 4 de agosto — a reunião na Fifa será na próxima segunda-feira, dia 20 — e a MP já está votada e sacrementada não havendo nada mais a fazer, a não ser por algum veto da presidência da República e cerrtamente não haverá nenhum que atenda aos interesses da Casa Bandida do Futebol.
Que Nero não tem nenhum compromisso com nada a não ser como tentar salvar sua insalvável pele é mais que sabido.
Mas como fica o “transparente” secretário Walter Feldman, cúmplice de tanta mentira e covardia.
Sua biografia, que já não era das mais brilhantes, tantas velas acesas a deus e ao diabo, escorre definitivamente pelo ralo sórdido da História.
Até mesmo o diretor de comunicação, jornalista Fernando Mello, parece ter perdido sua razão de ser.
Segundo o “Estado de S.Paulo”, ele disse que “a posição oficial da CBF é a de não ter condições de comentar se o presidente iria ou não à reunião”.
Ora, um tem medo de ser extraditado, outro é comparsa na mentirada e o terceiro não tem o que dizer. 
Não será melhor fechar a Casa Bandida do Futebol e abrir uma Mocinha? 

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Vitória para dar confiança?

É o que os atletas Vascaínos afirmam, é o que Celso Roth acha, é o que este blogueiro espera. Já é mais do que hora de o time Vascaíno engrenar uma série de bons resultados no Brasileirão, e deixar essa incômoda posição na tabela de classificação. Veremos o resultado disso no domingo. Por sinal, não vejo a hora de estragarmos a "festa" de nossos adversários.

Na Copa do Brasil a vitória poderia ter sido melhor, mas não vamos aqui desfazer do resultado, afinal de contas, fazia 3 meses que o Gigante não fazia 3 gols em uma partida. Acrescentamos a isso o fato de termos deixado a classificação encaminhada, como pedimos em nosso último post.

Esperamos que melhores ventos nos soprem, a partir da vitória de ontem.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 14 de julho de 2015

Vascão volta a jogar pela Copa do Brasil

O Vascão volta a campo amanhã, quarta-feira, em jogo válido pela Copa do Brasil 2015. A partida contra o américa/RN será às 21:00 hs em São Januário, e terá transmissão do Sportv e da ESPN para todo o Brasil, incluindo o Rio de Janeiro. Já tinha algum tempo que o Gigante não jogava em casa, vamos ver como se comporta.

A partida será também uma boa oportunidade para Celso Roth observar alguns atletas que vêm sendo pouco aproveitados, e para dar ritmo de jogo a outros. Além disso a partida é importante para a sequência da temporada, pois o Vascão precisa fazer um bom resultado em casa, para chegar em Natal com a classificação encaminhada.

Nesse sentido deveremos ver Jordi, Lucas, Thales, Julio dos Santos, Éder Luís e Herrera. Henrique deve reaparecer na Lateral Esquerda do time profissional, recebendo mais uma chance e, quem sabe, virando opção melhor que as atuais para o setor. Talvez nem todos iniciem jogando, mas deverão aparecer em campo no decorrer da partida.

O último treino teve a seguinte escalação: Jordi, Madson, Anderson Salles, Rodrigo e Henrique; Guiãzu, Lucas e Julio dos Santos; Riascos, Dagoberto e Herrera. Pode ser uma ótima formação até mesmo para o Brasileirão, se trocarmos Julio dos Santos por Andrezinho, e se Herrera, Riascos e Dagoberto auxiliarem na marcação, pelo menos atrapalhando a saída de bola do adversário.

Veremos, amanhã poderá ser um bom teste.

Enquanto isso segue o imbróglio sobre lado do Maraca e jogos contra o fluminense. Domingo saberemos no que deu esse "round". 

Saudações Vascaínas!

domingo, 12 de julho de 2015

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - Grêmio X VASCO .12/07/2015

Além de grêmio e Vascão ainda serão analisadas a partida contro o são paulo, o porque de termos elenco que não dá o resultado esperado, e as possibilidades de a base ajudar nessa luta.

Não percam hoje, a partir das 22:00 hs.


Vascão perde mais uma

Dessa vez foi contra o grêmio, em Porto Alegre, por 2 x 0, em partida que o Vascão segurou o empate até os 15 do segundo tempo, e não atuava tão mal. O resultado não foi tão horroroso. Uma derrota com esse placar, para o grêmio, lá, não pode ser considerada anormal, embora é claro que não seja boa, ainda mais na atual situação. Por sinal, tirando as derrotas para são paulo, ponte preta e cruzeiro, as outras não chegaram a ser anormais. E essas três, as consideramos anormais pela elasticidade do placar e por o Vascão jogar com o mando de campo.

Mas se os placares não são tão anormais, porque o Vascão está nessa situação? Simples, é normal perder jogos para times grandes jogando fora de casa, eventualmente até perder para esses times jogando em casa, ou sofrer uma goleada. Isso faz parte do futebol. O que não é normal é a sucessão de resultados adversos, e a total falta de estrutura do time para reagir, para virar um placar, para sair de uma situação adversa.

Já dissemos aqui, esse time está com o emocional abalado, sua confiança está quebrada. Mais do que mudança de técnico, temos que trazer alguém para estar dentro de campo, correndo, incentivando, assumindo a responsabilidade e resolvendo. Guiñazu poderia ser esse homem, mas lhe falta a parte do "resolvendo", por suas nítidas deficiências técnicas.

O elenco pode sair dessa situação sem esse fator que venha de fora para se integrar ao elenco? 

Sim, pode. Mas quanto mais tempo passar sem que o elenco dê mostras de estar assimilando os golpes que toma, mais difícil será sair do buraco. O problema é que o buraco tem fim, e ele é o rebaixamento.

Cada vez temos menos tempo para reagir.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Entre bravatas e acertos

Não é segredo que este blogueiro não queria que Eurico Miranda tivesse retornado à Presidência do Vascão. Essa posição era muito mais por conta da pífia administração que teve em sua primeira passagem pela presidência, e nada tinha a ver com seus êxitos como vice de futebol da administração Calçada, do que contra a pessoa de Eurico Miranda. Além disso Eurico encarnava uma volta a uma passado esquecível, marcado por Perdigões e outros menos cotados, parecia um retrocesso mesmo.

Pois bem, não foi o que pouco mais de 50% dos sócios pensaram. Assim Eurico venceu as eleições e retornou triunfante à Colina. Aprendeu muita coisa,  em outras se negou a avançar. Financeiramente sua atual gestão tem sido primorosa (ao menos é o que se passa pela imprensa), além de estar recuperando o patrimônio do Club, de estar recuperando tradicionais esportes Vascaínos que eram renegados pela administração passada, e de já ter conseguido mexer com os brios da Nação Cruzmaltina, com campanhas como o "Herdeiros da Cruz de Malta", e a campanha vitoriosa no Carioca. Todos são retumbantes sucessos de seu início de gestão.

Mas existe outro lado, o das bravatas. No começo do ano bravateou a plenos pulmões que nem a Federação de Marte obrigaria o Vascão a jogar contra o fluminense no Maraca se sua torcida não sentasse no seu tradicional e legítimo lugar. Pois bem, ou não teremos torcida Vascaína no Maraca, ou teremos alguns gatos pingados do outro lado das arquibancadas, mas o Vascão jogará com o rival lá.

Já dissemos aqui o que achamos desse contrato. A cláusula é ilegal, e retira um legítimo direito do Vascão, conquistado dentro de campo e com todos os méritos. Acho inclusive que deveríamos ir a justiça para resolvermos isso. Mas o que eu acho sobre a questão do lado do Maraca, não anula o fato de que Eurico Miranda bravateou e, ao que tudo indica, não irá cumprir. 

E isso faz o velho dirigente perder credibilidade.

E é por isso que a torcida está perdendo a paciência sobre a bravata do "comigo o Vasco não cai". Concordo com Eurico quando ele diz que o elenco do Vascão não é tão ruim. Temos alguns bons nomes no elenco, como Riascos, Rodrigo, Martin Silva, Dagoberto, Éder Luís, Andrezinho, o guerreiro Guiñazu, as promessas Luan e Magno. Não é um timaço, porque tirando as promessas, praticamente todos esses atletas já passaram dos 31 anos, mas também não é um elenco para estar amargando a 19ª posição da tabela.

O experiente mandatário da Colina segue com crédito junto a torcida. Seu jeito irreverente, e as conquistas de sua época de vice de futebol, além da nítida melhora do Club em vários aspectos depois de sua volta, dão margem a esse crédito. 

Mas um terceiro rebaixamento não será perdoado pelos Vascaínos. Depois da derrota para o são paulo dissemos que se não houver uma ação agora, o risco de cair é grande. Nossa percepção sobre isso permanece. E nosso dirigente tem que fazer as contas: o que é pior, um terceiro rebaixamento, e logo em seu primeiro ano de retorno, ou um gasto um pouco maior com atletas que cheguem e resolvam?

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ou se mexe ou cai

Depois de mais uma derrota desnorteante, onde o são paulo deitou e rolou, fez dois no primeiro tempo e matou o jogo logo no início do segundo, depois deixando o tempo passar, e mesmo assim foi perigoso em contra-ataques, chegando ao quarto nos acréscimos, o Vascão perde uma posição na tabela, não sai do Z-4 mesmo que ganhe do grêmio na próxima rodada, e se complica cada vez mais no Brasileirão.

As bravatas do mandatário são engraçadinhas, animam campeonatos, mas precisam ter hora e lugar. Eurico contratou um técnico para tentar fechar a porteira de um time fraquíssimo, que vem levando muitos gols, e dessa forma garantir a permanência na Série A do Brasileirão. Um ou outro reforço pontual, mas que pouco acrescenta a um time tecnicamente limitadíssimo, e já emocionalmente quebrado.

Existe saída para essa sinuca de bico? A resposta é sim. Mas ela exigiria de Eurico algo que ele não tem, que é humildade e jogo de cintura política. O mandatário Vascaíno tem por característica, e foi forjado, numa época em que se garantiam conquistas com socos na mesa. As coisas mudaram e Eurico não viu.

Para tirar o Vascão dessa situação não adianta recuperar o patrimônio, não adianta soltar bravatas, nem fazer do Club um feudo, atuando com nepotismo e ficar culpando diretorias passadas (o que inclui sua própria primeira passagem pelo comando do Club) pelas mazelas que atingem o Gigante da Colina no momento.

Tampouco podemos ficar fazendo discursos e apostas em jogadores de qualidade técnica mais do que suspeitas. Não adianta falar que não corremos riscos, porque "só invisto no salário baixo, e se der certo o Vascão ganha". O problema é que se der errado (e quase sempre dá) o Vascão perde, e perde muito. 

Porque isso não é aposta, isso é tiro no escuro.

Mas como sair disso.

A resposta é simples. Eurico precisa abaixar a cabeça e chamar os grupos de oposição a conversar. Ao menos os mais fortes, como os Identidade Vasco, de Roberto Monteiro, o Sempre Vasco, de Julio Brant, e o que restou da Cruzada Vascaína. Precisa buscar uma composição, mais apoio interno, não no sentido de se eternizar no poder e a seus seguidores, mas no de reerguer o Club, que jamais passou por situação tão desesperadora quanto nesse momento.

O Vascão precisa angariar forças de todos os lados para passar dessa fase adversa. Precisa coordenar sinergias no sentido de resgatar patrimônio, desempenho esportivo, e aí sim o respeito. E isso não será conseguido com o discurso de ódio que situação e boa parte da oposição embandeiram no Club. Cabe a Eurico capitanear e conduzir esse processo, capitalizando os resultados em prol do soerguimento do Gigante.

Se Eurico quiser e fizer isso, poderá realmente passar a história como o maior dirigente que o Vascão já teve. Caso contrário ficará sempre com a pecha de ter tido sucesso sob o olhar de Antonio Soares Calçada.

Por sinal, também não adianta ficar falando que "comigo não cai". Tem que trabalhar e juntar forças para que isso não ocorra.

A decisão é dele. 

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Vascão x são paulo em Brasília

O Vascão volta a campo hoje para enfrentar o são paulo em Brasília, valendo pela12 rodada do Brasileirão 2015. Como todos sabemos, o Vascão precisa vencer para deixar o Z4 e dar um pouco mais de tranquilidade a Celso Roth e seus comandados, para continuarem o trabalho que se iniciou com a saída de Doriva.

Charles (Jordi), Madson, Rodrigo, Anderson Salles e Júlio César; Serginho, Guiñazu, Lucas (Biancucci) e Andrezinho; Herrera (Gilberto) e Riascos. Esse deverá ser o time do Vascão que irá a campo hoje, e este blogueiro tem suas dúvidas de que os atletas entre parênteses não entrem jogando, afinal serão muitas mudanças e há dúvidas de que os atletas que são mais cotados para iniciarem jogando estejam em suas melhores condições. Esperamos que sim, e que suas entradas não sejam precipitadas.

Mas independentemente das condições dos atletas que estreiam, ou que podem re-estrear, já que Éder Luís estará no banco, gosto da ideia da escalação de Lucas como terceiro volante, tendo liberdade para avançar, mas com muito mais velocidade do que Júlio dos Santos, por exemplo, e tanto ou mais técnica do que os outros atletas que vêm ocupando a posição, e ainda mais poder de marcação. De qualquer forma, acredito que esse time possa vencer o adversário de hoje e outros.

Isso porque o são paulo não é um bicho-papão. Tem alguns jogadores que podem resolver o jogo, mas não têm tido grande desempenho, e o time tem oscilado bastante, não passando toda essa credibilidade em seu futebol. De qualquer forma toda atenção é necessária, mas isso acontece em todos os jogos, dado o equilíbrio existente entre as equipes.

O jogo será transmitido para vários estados, mas não para o Rio de Janeiro, que terá que se contentar com o pay-per-view, ou com o bom e velho radinho.

Vamos vencer, precisamos vencer!

Saudações Vascaínas!

Vá ao Facebook e ria um pouco

terça-feira, 7 de julho de 2015

Vascão é bem recebido em Brasília e homenageará Barbosa em agosto

Mais uma vez o Vascão foi recebido com festa pela Nação para um jogo longe do Rio de Janeiro. Foram cerca de 15 torcedores que incentivaram o time na chegada no aeroporto, e que em retribuíção tirou fotos e ganharam autógrafos dos atletas. Brasília mostrou de novo que lá também é a casa do Vascão. Agora, mais do que autógrafos e fotos, o time poderia retribuir com uma vitória sobre o são paulo. Aí sim ficaria bonito.

Homenagem a Barbosa

Existe uma exposição, organizada pela filha de coração do ídolo Vascaíno Barbosa, que mostra fotos e objetos de uso do grande goleiro Vascaíno e da seleção brasileira. Essa exposição já esteve em várias cidades do país, mas é a primeira vez que estará no Rio de Janeiro. E será justamente o Club que ele defendeu e honrou por mais de uma década que irá receber esse acervo e abrir suas portas para que os Vascaínos e o público em geral tenha acesso à visitação.

A homenagem, que vem no mês de aniversário do Club, é mais do que merecida, pois Barbosa defendeu e lutou pelo Vascão não apenas dentro de campo, mas em todas as fases de sua vida. Além de ter sido um dos maiores goleiros brasileiros da história, ainda era Vascaíno de coração e alma.

Estréias

Amanhã teremos estréias, e talvez uma reestréia também. Andrezinho, Herrera e Éder Luís estão relacionados para o jogo. O primeiro deverá começar jogando, enquanto que os outros poderão entrar no decorrer do jogo. Que façam grande jogo e conquistem a vitória para o Vascão.

Saudações Vascaínas!

domingo, 5 de julho de 2015

Vascão vence, Vascão perde, mas Vascão está vivo.

O Vascão obteve uma vitória magra, mas convincente, contra o avaí no meio da semana, só que foi derrotado pelo chapecoense ontem, igualmente de forma magra, e também convincente. A imprensa sensacionalista de araque já dirá que o "efeito Celso Roth" acabou, e que o time da Colina entrará novamente em uma sequência de derrotas, o que certamente seria fatal nesse momento.

Mas o Blog do Vascão Eterno não entrará por esse imediatismo e sensacionalismo barato. É certo que o futebol, assim como outros esportes, é movido a paixão e os resultados são cobrados de forma imediata. Só que em um campeonato longo como o Brasileirão, nós não podemos analisar um trabalho por uma única partida. Então, a derrota de ontem nem significa que o Vascão voltará a perder de forma sistemática, nem significa que o "efeito Celso Roth" acabou.

A verdade é que o time é fraco - já sabemos disso - e mesmo com a derrota, o time mostrou mais qualidades defensivas do que vinha mostrando antes da chegada de Celso Roth. Talvez isso tenha ocorrido porque o técnico Vascaíno tenha armado a equipe para tentar um contra-ataque (que ela continua sem ter), ou ao menos garantir o empate, resultado que não seria ruim nesse momento.

Mas talvez o treinador Vascaíno tenha exagerado na dose, e ter colocado o time excessivamente atrás, tenha aproximado o Vascão de um time pequeno, pensado em se defender e sair em contra-ataques. No fundo isso é exatamente o que se discute hoje em termos de futebol nacional, a ênfase que se dá à defesa e ao contra-ataque, deixando de lado as tradições brasileiras do futebol. Celso Roth seria então um treinador ultrapassado. Só que a coisa não é bem assim.

Primeiro porque a torcida Vascaína dirá que isso é um absurdo, dizer que o Vascão é um time pequeno. Segundo dirá que é outro absurdo dizer que o Vascão não pode nunca jogar fechado e tentando contra-ataques.

O que tenho a dizer é o seguinte: Antes de tudo o Vascão é um CLUBE GIGANTE, talvez o maior do Brasil, tanto pelas suas glórias esportivas, quanto pelas suas lutas e conquistas sociais que, com certeza, o diferenciam de qualquer outro clube do Brasil, quiçá do mundo. 

Mas o time atual desse Gigante é pequeno, mesmo para os padrões brasileiros. Infelizmente essa é a realidade.

E nessa realidade precisamos urgentemente de duas coisas: a primeira é termos Andrezinho, Herrera e Éder Luís urgentemente a disposição da comissão técnica. A segunda é que cheguem ao menos mais dois reforços em condições de serem titulares incontestes, um para o meio de campo, e outro para a lateral esquerda.

Enquanto isso não acontece, a situação é ruim, é crítica, mas o Gigante continua vivo, e acredito que, mesmo com esse elenco limitadíssimo, irá fugir às últimas posições ao final do campeonato, e é isso que nos interessa esse ano.

A propósito, antes que comecem a me xingar de um monte de coisas, entre elas as de torcer contra ou de ser mulambo, gostaria de esclarecer que apoio o time em qualquer circunstância, mas não sou cego ao que acontece na minha frente.

Saudações Vascaínas!

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - Chapecoense X VASCO .05/07/2015

Vascão venceu no meio da semana, mas perdeu no sábado, e A Voz do Vascaíno está aí para comentar, com a sua participação, dando a visão do torcedor e daqueles que são apaixonados pela Cruz de Malta.


quarta-feira, 1 de julho de 2015

Vascão enfrenta o avaí em São Januário

Ainda precisando muito da vitória, o Vascão volta a campo hoje às 19:30, em São Januário, para enfrentar o avaí, pela 10ª rodada do Brasileirão 2015. O jogo é de suma importância nas pretensões Cruzmaltinas, porque, apesar da vitória sobre o flamengo na última rodada, o Gigante segue na penúltima colocação do campeonato, e necessita de ao menos duas vitórias mais, além da combinação de resultados para deixar a Z4 da competição.

Apesar das apresentações de Herrera e Andrezinho, além da volta de Éder Luís, dificilmente algum deles aparecerá em campo hoje. Portanto, mesmo com toda a pressão que recai sobre a equipe, acreditamos que Celso Roth mande a campo a mesma escalação que iniciou a vitória sobre o tradicional rival na última rodada. Mesmo Martin Silva deverá permanecer afastado do time titular devido a contusão que sofreu no tornozelo.

Charles, Madson, Rodrigo, Andeson Salles e Christiano, Serginho, Guiñazu, Jhon Cley e Júlio Cesar, Gilberto e Riascos. Esse deverá ser o time que irá tentar a segunda vitória Cruzmaltina na competição, e que de quebra dará um oxigênio a mais para a equipe.

A tarefa não será fácil, porque os catarinenses se fecham bem na defesa, e saem em rápidos contra-ataques. Por outro lado, a criação não tem sido o ponto forte do Vascão, e isso desde o começo do ano. Mas acreditamos em mais um triunfo Vascaíno.

Também acreditamos que, quando Celso Roth tiver o elenco todo em condições e a disposição, teremos um aumento acentuado da produtividade da equipe.


Saudações Vascaínas!