segunda-feira, 9 de abril de 2018

Decisão, Brasileirão e Torcida

Muita gente criticando a escalação e as alterações de Zé Ricardo no jogo de ontem. Vou fazer 3 comentários sobre as decisões do técnico, que se somam aos meus comentários pré-jogo.

Henrique x Thiago Gallardo - Henrique não vinha mal e fazia boa dupla com Fabrício, até que o lateral escalado fez a bobagem que resultou em sua expulsão.  Henrique foi para a lateral e seguiu dando conta do recado. Além disso, Gallardo já havia mostrado falta de controle emocional em jogos muito menos tensos. Não vi erro do técnico nisso.

Escalação de Evander - Não vi erro e o próprio Evander já havia feito bons jogos atuando nessa posição. Evander também não estava mal na partida. Se houve algum erro aqui foi a entrada de Rios em seu lugar, quando deveria ter entrado no lugar do inútil Riascos. Salvo por motivo de contusão, Evander deveria ter ficado mais tempo em campo.

4 zagueiros em campo - Essa atitude, a meu ver, é a mais discutível. A questão principal é que Ricardo não entrou para compor a defesa, mas para congestionar o meio-campo. E ele estava fazendo isso, inclusive ajudando a puxar contra-ataques.

Na minha opinião o time perdeu o título em 2 momentos distintos. O primeiro foi quando Fabrício foi expulso de forma patética e absolutamente desnecessária. O lance estava no meio de campo, com o adversário de costas para o nosso gol, e nosso time estava praticamente já posicionado na defesa. 

O segundo foi um momento "longo", ou seja, o próprio jogo, que levou o time a se exaurir em campo. Wagner, por exemplo, estava exausto, e não só ele. Com isso, mais um relachamento de final de jogo, onde o Botafogo já se mostrava entregue, e o Vasco já "comemorava" a conquista, houve a desatenção que levou ao gol. Se estivéssemos mais ligados e defendendo, provavelmente seríamos campeões.

Resumindo, se tivéssemos vencido Zé Ricardo seria o gênio das táticas e o time uma máquina de vencer decisões. Não ganhou e agora se pede a cabeça do técnico e uma reformulação geral do elenco. Nem uma coisa nem outra é necessária, mas um bom atacante cairia bem.

Brasileirão

Como não acho que temos um timaço, mas também não acho que seja tão ruim assim, vamos estrear contra o Atlético MG em São Januário no Brasileirão 2018. E acho que podemos e devemos vencer. Quatro motivos: o primeiro é que o Brasileirão é uma competição importante e não podemos negligencia-la. O segundo é que precisamos de uma boa arrancada nessa competição. O terceiro que o Atlé. MG não é nenhuma máquina de jogar futebol. O quarto é que temos time para isso, uma semana de preparação, por isso a vitória é absolutamente factível.

Torcida

A torcida Vascaína deu mais um belíssimo show no Maraca ontem. Vibrou, gritou, e levou um time que jogou 65min com um jogador a menos a ser superior ao adversário em vários momentos da partida.

Precisamos dessa torcida no Brasileirão e Libertadores.

Sauddações Vascasínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário