quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Que Grande Chance Perdida

Ontem o vice de futebol do fluminense deu uma declaração polêmica, triste, desfocada e totalmente fora de foco. Após todos os imbróglios envolvendo a ridícula liga que seu clube participa junto com o flamengo, abriu a boca para disparar contra a FFERJ e seu presidente, Rubens Lopez. Aí vem a pergunta: o que o Vascão tem que ver com as confusões em que fluminense, flamengo e FFERJ estão envolvidos? Nada além de que Eurico é contra a realização da liga esse ano, e por motivos simplesmente legais.

Explico; a legislação proibe qualquer campeonato ou torneio sem a comunicação prévia de dois anos. Alguns juristas dizem que se for uma liga nova, poderia sim organizar um torneio sem tal comunicação.

Em parte isso é verdade, em parte não. A parte da verdade é que sim, podem; a da não verdade, é que omitem, que para isso, os clubes não podem ser filiados às atuais federações e CBF, pelo simples fato de que teriam que ter comunicado a formação da liga e de seu campeonato caça-níqueis com dois anos de antecedência, para que as entidades federativas pudessem incluir em seu calendário, de acordo com a Lei.

Querem jogar liga esse ano? Peçam a saída das federações e CBF.

Mas isso ninguém quer, né?

Outro fato que omitem, é que a formação da liga não é para rever conceitos errados e prejudiciais ao futebol brasileiro, mas simplesmente porque se sentem "fora" do poder na atual estrutura, se sentem "prejudicados" com a organização atual.

Engraçado que não vi a dupla carioca querer fundar ligas e peitar a estrutura atual, quando eram sistematicamente beneficiados dentro e fora de campo contra a dupla Vascão - botafogo. Agora que simplesmente não têm mais vantagens, que precisam realmente ter equipes competitivas para enfrentarem Vascão e botafogo, a dupla fla - flu resolve que essa estrutura não presta.

E por que envolver o nome do Vasco da Gama em sua fala preconceituosa e distorcida? 

O presidente do Vascão, Eurico Miranda, não é contra a sua liga, ele está contra a ilegalidade (mais uma) que a dupla mais chorona do futebol carioca quer promover, e é contra a absurda acusação que fazem de que o futebol carioca está enfraquecido devido ao seu campeonato. A verdade é que o futebol brasileiro (e sulamericano também) está enfraquecido devido a concorrência predatória de mercados muito mais ricos e financeiramente mais atrativos para atletas e técnicos, e por um calendário que beira a irresponsabilidade, devido a interesses econômicos e falta de administraçã competenten (o torneio caça-níqueis só vai piorar ainda mais esse calendário para os clubes que participarem).

A criação da liga já mostrou que não veio corrigir nenhuma dessas distorções, e suas disputas intestinas ridículas por poder e receitas, mostram que apenas transferiram e diminuiram o campo de batalhas, mas elas são exatamente iguais às travadas na CBF e federações.

Quanto ao vp futebol do fluminense, perdeu grande chance de ficar com sua boca fechada

Saudações Vascaínas!

3 comentários: