quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Blog do Vascão Eterno: Eurico voltou!

Eurico Miranda reassumiu oficialmente o Vascão ontem, e com ele praticamente toda a diretoria que iniciou a derrocada do Club para que chegasse a essa situação. As dívidas contraídas no primeiro mandato de Eurico à frente do Vascão foram astronômicas, e mal trabalhadas nos primeiros 4 anos de gestão Carlos Roberto, só tenderam a aumentar, ainda mais porque até hoje pipocam dívidas do primeiro mandato de Eurico, o que acrescenta ainda mais o bolo a  ser pago. Resta ver qual o legado que Carlos Roberto deixou ao Club, se teve um mínimo de responsabilidade administrativa em seus 6 anos de mandato, ou se fez uma administração tresloucada como a primeira de Eurico.

Como já disse antes, o ponto central dessa volta de Eurico é o próprio Eurico. Ele é figura mal vista no mercado, tem oposição forte da Globo, tem a péssima premissa de políticos que acham que fins justificam meios e já provou ser um administrador medíocre, quando afundou o Club com o maior patrocínio do país, superavitário e multi-campeão em dívidas imensas, deixando-o sem patrocínio, sem saída no mercado, e ainda o tornou um dos clubes mais antipatizados entre torcidas rivais, patrocinadores, etc. Tudo isso graças a uma administração excessivamente personalista e desnecessariamente agressiva.

E outra vez vamos repetir, se Eurico quer ter sucesso nesta segunda passagem, precisa mudar sua forma de trabalhar, deixando o protagonismo da mídia, parando com as declarações bombásticas, agressivas e bravateiras, dedicando-se àquilo em que é bom (bastidores do futebol e montagem de equipes), e deixando às respectivas pastas a administração financeira, de marketing, de projetos, etc. Para isso precisa de gente competente a seu lado, já que por 8 anos ele provou ser um verdadeiro desastre administrativo.

Eurico chega com extremo apoio. Em sua posse estava grande parte da elite da colônia lusa no país, muitos políticos influentes, dirigentes e ex-dirigente (incluindo de rivais locais), atletas, muitos sócios importantes, enfim, uma malta que não deixa dúvida que está se apostando forte na volta do antigo dirigente Vascaíno.

Agora cabe a Eurico provar que é capaz de canalizar e concretizar todo esse apoio em recuperação efetiva do Club. Muito se especula no momento, algumas coisas boas, outras nem tanto. A renovação com a Caixa e a busca de novo parceiro comercial (privado) com certeza estão entre as coisas boas, já a indefinição do treinador e a redução da folha salarial do futebol estão entre as coisas temerárias. R$ 1,6 milhões é um valor baixo para se manter um elenco e comissão técnicas de alto nível como promete Eurico, e mais difícil ainda de conquistar títulos, mas claro, não é impossível.Da mesma forma o Vascão precisa trabalhar fortemente com planejamento, e isso inclui a definição de treinador e comissão técnica.

Hoje em dia os clubes mais organizados, com melhores planejamentos de médio e longo prazos, e que conseguem canalizar mais recursos para seus cofres têm sido os protagonistas do futebol. O futebol mudou, e Eurico até agora parece não ter entendido isso. Esperemos que tenha aproveitado seus 6 anos fora da administração direta do Club para conhecer melhor a realidade do futebol atual, caso contrário teremos um fracasso retumbante. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário