sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Blog do Vascão Eterno e a temporada que termina

E a temporada vai terminando para o Vascão. Amanhã temos o último jogo do ano, lá em Santa Catarina contra o avaí, e depois só deveremos voltar a ver o Vascão novamente ano que vem, provavelmente em fevereiro. Talvez tenhamos um ou outro jogo treino ou amistoso que seja televisionado, mas oficialmente só na estreia do Carioca. Então aproveitamos a oportunidade para fazer uma rápida análise do desempenho da equipe Vascaína este ano.

Começaremos pelo campeonato Carioca, onde fomos vice-campeões, e o flamengo levou o título. Na verdade o Carioca não serve muito como parâmetro, pois o nível técnico é fraquíssimo, e o desempenho dos quatro grandes foi abaixo da média. Tudo bem que flamengo, Vascão e fluminense foram os três primeiros colocados, mas o botafogo nem mesmo chegou às semifinais, e o flamengo teve que receber ajuda da arbitragem várias vezes, assim como o fluminense também. Isso significa que num campeonato fraquíssimo, o desempenho deixou muito a desejar.

Na Copa do Brasil saímos na fase das oitavas de final, com uma derrota e um empate contra o abc de Natal. Nada contra o time do Rio Grande do Norte, mas para o Vascão foi mais um desempenho abaixo da crítica, não pela eliminação em si, mas contra quem e pela forma como foi. Outros cariocas também sofreram? Problema deles, o que não aceito é o Vascão chegar até as oitavas aos trancos e barrancos, e ser eliminado por uma equipe com investimento muito inferior ao do Cruzmaltino.

E na Série B veio talvez o maior dos micos Vascaínos este ano. Tudo bem que conquistamos a vaga para a Série A, garantimos a terceira colocação e com uma rodada de antecedência. Ótimo desempenho para equipes médias e pequenas, mas para o Vascão isso foi ridículo, como foram ridículas várias declarações de atletas Vascaínos dizendo que a classificação era suficiente e que não havia necessidade de título.

Como não, cara-pálida? Vascão entra para ganhar até competição de cuspe a distância, quanto mais campeonato de futebol, e seja de que divisão for. Esses atletas não entenderam o espírito do Club, e muito menos conseguiram honrar as tradições Vascaínas. Lamentável, além de totalmente desnecessário. Tivéssemos dado mais atenção à garotada da base, talvez a situação ao final do certame tivesse sido melhor e ainda tivéssemos conseguido uma boa base para começarmos 2.015. Mas antes  tarde do que nunca, por isso peço a escalação desses garotos contra o avaí. 

E que ano que vem tenhamos um ano com uma equipe mais qualificada. É o mínimo que podemos esperar. Depois analisaremos outros esportes e áreas do Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário