sexta-feira, 4 de julho de 2014

Blog do Vascão Eterno e o que esperar da seleção

A Família Felipão está com problemas. Papai Felipão não tem conseguido manter os nervos dos astros de segunda grandeza de sua seleção e, além de o time render mal em campo, ainda sofre de problemas como a dificuldade para mudança de esquema tático, e os nervos a flor da pele.

Esse último ponto é motivado por uma série de pressões, entre elas as já conhecidas “jogar em casa” e “jogar mal”.  Isso acaba virando uma bola de neve, joga mal pela pressão de jogar em casa, e se repete jogo a jogo. Só que perder os nervos é possível, mas não pode estar nesse roteiro.

De acordo com as notícias do Estadão, Fred andou chiando e atirando para todos os lados na concentração da Granja Comary. Após receber o colete do time reserva no início da segunda etapa de treinamentos na Granja, Fred teria xingado o técnico Felipão e reclamado muito com outros atletas e integrantes da comissão técnica, além do próprio Felipão.

A gente entende a frustração de Fred, assim como de outros atletas da seleção, mas a verdade é que Fred vem jogando mal. Ele não é armador, não é técnico, mas sabe fazer gols, só que para isso precisa receber as bolas. Isso não acontece, e ele simplesmente parece não ter entrado em campo. Quando sai da área tem dificuldades técnicas.

O time também está jogando mal como um todo, pior até do que a seleção de 90 ou de 94. Em 90 fomos desclassificados pela Argentina, que a rigor deu um único chute a gol, enquanto o Brasil perdia um caminhão de gols, com Miller, Renato Gaúcho, etc. Em 94 ao menos tínhamos um esquema muito bem armado para os atletas que tínhamos. Fechadinho na defesa e saída em rápidos contra-ataques com Bebeto-Romário. Era bonito? Não. Mas funcionava com os jogadores que tínhamos. E que defesa tínhamos!

Esse ano o time é um bando. Sem meio de campo ficamos reféns de chutões dos zagueiros, que constantemente tentam ligações diretas com o ataque, que está sempre embolado, já que aqueles que deveriam armar as jogadas se embolam nas pontas com os laterais, que sobem sem critério e deixam espaços demais na retaguarda. Como os que deveriam armar o jogo estão abertos nas pontas, os volantes sobem para tentar armar as jogadas (o que não é exatamente a deles), e babau, time sem meio de campo joga mal, feio e embolado.


Mas apesar disso tudo o Brasil pode ganhar a Copa? Pode, assim como qualquer uma das outras 7 seleções que disputam as quartas de final a partir de hoje a tarde. O Brasil está jogando bola para ganhar a Copa? Não! Mas em futebol tudo é possível, então vamos torcer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário