quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Vasco 1 x 0 Fortaleza

O Vasco voltou a vencer no Brasileirão. O adversário batido foi o bom time do Fortaleza, e o placar foi o de contagem mínima. Mais uma vez a Torcida foi enorme destaque, e são várias as imagens dos(as) Vascaínos(as) cantando e apoiando o Time, mesmo quando o jogo estava 0x0. 

Mas nesse post não falarei de tática ou de domínio, porque não assisti o jogo, mas vi os melhores momentos. E quem diz que o Fortaleza amassou o Vasco no 2º tempo, os melhores momentos mostram que a coisa não foi bem assim. No primeiro houve uma nítida superioridade Vascaína, tendo os comandados de Ramon Díaz criado ao menos 5 grandes oportunidades, e umas 3 ou 4 menos claras, enquanto os cearenses chegaram apenas uma vez com grande perigo.

Já no segundo tempo o Fortaleza foi realmente superior, criou umas 4 grandes oportunidades, e umas 2 ou 3 menos claras, mas o Vasco, além do gol, ainda criou pelo menos umas 3 ou 4 boas chances também. Ou seja, mesmo quando o Fortaleza foi mais presente no ataque, mais perigoso, o Vasco não deixou de incomodar.

Mas uma coisa assustou um pouco, e foi o fato de termos tido atletas com cãimbras, com lesões musculares, e cansaço excessivo no jogo, isso após um bom período de treinos e descanso. Sim, o Time hoje corre mais que o de Barbieri, mas ainda acho o preparo físico um pouco abaixo do de outras equipes.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Vasco x Fortaleza

O Vasco recebe o Fortaleza hoje no São Januário. O jogo é às 21h30 e é fundamental para as pretensões Vascaínas na competição. Vou explicar porque abaixo, ainda que não seja um jogo que defina as chances do Vasco de sair da posição horrorosa em que se encontra.

Vamos lá, o Vasco segue na Z4, e tem jogos em casa para escapar dessa situação. Sim, porque já vimos que mesmo com os reforços o Time segue com bastante dificuldade de vencer fora de casa. Mesmo no São Januário a aura já não é a mesma, e fizemos um jogo bastante ruim contra o São Paulo.

Então o Vasco precisa vencer seus jogos em casa para não depender de ter que vencer fora na busca de escapar da situação em que está. Sem essas vitórias em seus domínios, o Vasco terá muita dificuldade de escapar da Z4.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Vasco na Z4

O ponto conquistado contra o São Paulo não foi suficiente para tirar o Vasco do Z4. Sim, o final da rodada contemplou a vitória do Santos sobre o Palmeiras e isso não apenas deixou o Vasco no Z4, como ainda levou o time santista a abrir 3 pts de vantagem sobre o Cruzmaltino.

Mas vou lembrar-lhes que o Vasco ainda tem 7 jogos em casa e 5 fora para buscar a pontuação necessária para deixar a Z4. Sim, mas para isso é preciso vencer esses jogos. O Fortaleza não é nosso adversário direto na tabela, porque os caras estão na 6ª colocação, e são finalistas da Sulamericana, enquanto nós estamos na 17ª posição. Mas se o Vasco quiser sair dessa posição desagradável terá que vencer essas equipes, porque os outros as estão vencendo.

E como eu disse, o Vasco precisará vencer esses jogos, não apenas o Fortaleza. Precisaremos vencer além dos cearenses, também os gaúchos, outros paulistas, o pessoal do Centro-Oeste, etc.

Porque apenas empates não resolverão, e derrotas para outros competidores diretos podem ser fatais na luta pela fuga da Z4.

Saudações Vascaínas!

sábado, 7 de outubro de 2023

Vasco 0 x 0 São Paulo

O Vasco empatou com o São Paulo sem abertura de placar, num jogo em que fez um primeiro tempo simplesmente horroroso, em que o goleiro paulista foi um mero espectador em campo, e em que nossos adversários perderam 3 grandes oportunidades de gol, entre elas um pênalti (mal marcado pelo árbitro). No segundo melhoramos, fomos bem superiores até os 10 min, e a partir daí o jogo equilibrou e ficou aberto. Nos últimos 20 min faltou pernas ao Vasco, e o São Paulo pressionou muito, enquanto o Vasco ainda tinha a opção do contra-ataque, mas nos últimos 5 min nem isso nos restou.

Esse aí foi o resumo do jogo. Sim, precisamos muito recuperar o gás, que parece ter caído nos últimos jogos, recuperar a intensidade de jogo, que desabou, recuperar a alegria de jogar, que parece ter evaporado, porque o Time tem se apresentado com um peso enorme nas costas. Quando tudo parecia estar mais tranquilo, a Equipe parece voltar a apresentar um psicológico abalado.

E esse empate podemos creditar a Leo Jardim, porque o goleiro do Vasco não foi o melhor do Vasco, ele foi o melhor do jogo.

Esperemos agora que o Time reencontre seu melhor momento contra o Fortaleza. Temos 10 dias para melhorar essa forma física, melhorar esse psicológico, e melhorar o futebol apresentado.

Hoje foi melhor do que contra o Santos, porque eu não vi esse primeiro tempo maravilhoso. Como comentei, o Vasco não incomodou o goleiro do Santos no primeiro tempo, como não incomodou o do São Paulo hoje.

Temos que rever isso, e urgentemente.

Saudações Vascaínas!

Vasco x São Paulo

O Vasco recebe o São Paulo hoje no São Januário, e todos nós Vascaínos esperamos que o Time seja um anfitrião nem um pouco afável, que trate o visitante de forma leal, mas dura e implacável, conquiste os 3 pts, e saia de uma vez por todas dessa Z4. Sim, por uma rodada estivemos fora dessa situação, mas precisamos sair dela de uma vez por todas. Porque sim, é verdade que o Vasco tem Time para não estarmos entre as 4 piores equipes do país desde o início do campeonato, mas na hora da comprovação disso não foi o que vimos. Na verdade estivemos afundados na última posição da competição, e isso na 17ª rodada da competição. Agora estamos na 25ª rodada, e com mais do dobro de pontos que tínhamos até então.

O São Paulo vem numa crescente desde que Dorival Jr. assumiu o clube. Para mim ele é o melhor técnico brasileiro de clubes, e já há algum tempo. Basta ver que ele sempre tem bons trabalhos, e raríssimos são seus fracassos. O fato de ter tirado o São Paulo de uma posição complicada no ano, e ter levado o time a ser campeão da Copa do Brasil sobre o poderoso Flamengo mostra bem a capacidade dele. Esse mesmo técnico já disse que o São Paulo não vem ao Rio para brincar, eles vêm para jogar e buscar os 3 pts.

Então Ramón Díaz e seus comandados precisam estar muito ligados. O que aconteceu contra o Santos, e que já aconteceu outras vezes esse ano, não pode voltar a ocorrer. Aquele apagão que faz o Time levar gols no final dos tempos de jogo não podem mais ocorrer. A atenção precisa ser total durante todo o jogo, e podemos torcer para isso, mas não dá para cravarmos que teremos placares elásticos como os contra o Coritiba, ou mesmo o Fluminense. Time para alcançar os objetivos mínimos o Vasco tem, Elenco também, mas não dá mais para estarmos perdendo pontos importantes por falhas que são devidas à falta de atenção, seja ela coletiva ou individual.

Então é isso, Caldeirão lotado, Torcida ainda empolgada, técnico que já mostrou ser capaz de incentivar e mudar jogos, falta o Elenco voltar a estar com um nível a mais de atenção para voltarmos a conquistar os resultados que precisamos.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Santos 4 x 1 Vasco: placar mentiroso?

O Vasco foi impiedosamente goleado ontem na Vila Belmiro por 4x1 ontem e tenho visto muitos da imprensa dizendo que o placar não refletiu o jogo, que o Vasco não jogou para um placar desses e que o Vasco foi melhor em quase todo o primeiro tempo, e em muitos momentos do segundo também. Concordo, mas por motivos absolutamente distintos dos apontados pela maioria dos analistas.

Sim, até o pênalti (muito mal marcado, por sinal) o Vasco tinha muito mais a bola que o Santos, dominava as ações e já tinha tido 7 escanteios (números usados pelos analistas), mas o Vasco não tinha incomodado efetivamente o goleiro santista, como não incomodou efetivamente o goleiro adversário durante todo o primeiro tempo. Sim, o Vasco chegou algumas vezes, mas nenhuma em condições ideais de arremate.

Já o Santos foi cirúrgico, fez 3 no primeiro tempo das 4 boas oportunidade que criou, e a verdade é que, no segundo tempo, não transformou a partida numa goleada realmente histórica porque não quis, porque o time santista sobrava em campo. O lance do 4º gol espelha o que era a partida, porque ainda que tivéssemos 11 contra 11, e depois 10 contra 10, os santistas ocupavam os espaços com muita eficiência, corriam muito e com muito mais inteligência, e sempre tinham superioridade numérica na região do campo onde a bola estava. Também, sempre que aceleravam no ataque, criavam situações de perigo para o gol de Leo Jardim. E isso não quer dizer que os Vascaínos não corressem, mas que os santistas corriam melhor.

Quanto a confusão o único erro foi não expulsar o goleiro do Santos. Não, Sebastián não quis acertar o Soteldo. O que ele quis fazer foi dar um chega pra lá, um aviso do tipo, "baixa a bola porque não é assim que se faz". Se ele quisesse acertar, tinha acertado. Já Medel chegou na confusão empurrando e peitando todo mundo, o Lucas Lima também, e o goleiro do Santos agrediu o Medel, e devia ter sido expulso, e o VAR mais uma vez interviu errado.

Agora, um aparte sobre Sebastián Ferreira: o que ele jogou até agora. Já teve pelo menos umas 7 ou 8 oportunidades claras de gol nos momentos em que esteve em campo, e desperdiçou todas. Nunca construiu nada, está sempre meio perdido em campo. Fraquíssimo.

No fim o placar mostrou que o Vasco tem um Time que ainda apresenta carências, que precisa de mais pé no chão, e que precisa entender que precisa correr mais que o adversário.

Sim, o Vasco deve sair dessa área perigosa, e acredito que isso já ocorra nesse mês de outubro, mas algumas situações do jogo de hoje, e do jogo contra o América, deixaram claro que o Time ainda não sabe jogar fora de casa.

Saudações Vascaínas!


domingo, 1 de outubro de 2023

Santos x Vasco

Vila Belmiro, estádio que terá torcedores devido um efeito suspensivo que o time santista conseguiu no tribunal desportivo, um adversário complicado, que incomoda fora de casa, e que é osso duríssimo de roer quando joga em seus domínios, ainda mais com torcida. Esse time ainda está desesperado, enterrado na zona de descenso, e podendo deixá-la caso vença o jogo de hoje. 

Bem, este é o quadro que o Vasco enfrenta hoje em Santos. E sim, o time santista passa por um momento muito ruim, mas tem jogadores que podem resolver a partida, muito mais do que o América, que nitidamente está na penúltima posição pelo mesmo problema que o Vasco tinha antes da chegada de Vegetti, Rossi, Payet, etc, a falta de gols. Time que não faz gol, não vence, e por isso atacantes são mais caros no mercado e costumam receber salários mais altos (os grandes atacantes, claro).

Já o Vasco vem numa crescente no Brasileirão. Nos últimos 8 jogos foram 5 vitórias, 2 empates e apenas 1 derrota, sendo que nos dois empates e na derrota o Vasco foi prejudicado em lances capitais do jogo, como um gol legítimo anulado e pênaltis não marcados. Inclusive nas vitórias também tivemos lances importantes a favor não marcados.

Mas isso não é suficiente. O Vasco precisa voltar a apresentar o bom futebol que jogou contra Fluminense e Coritiba, porque embora tenha vencido o América no jogo que o tirou (que para sempre) da Z4, o futebol foi muito ruim. Um primeiro tempo abaixo do futebol apresentado, mesmo que em muitas das derrotas, e no segundo tempo, com um homem a mais, muita dificuldade em chegar no gol adversário, e mesmo com um homem sobrando em campo, foi incapaz de anular completamente o América.

Sim, o Vasco pode vencer o Santos hoje e consolidar sua boa fase e recuperação, mas precisa jogar, precisa mostrar que a fase é uma crescente real, embasada num bom futebol, e precisa ter em mente que nada está garantido simplesmente por uma boa fase, e é preciso superar obstáculos, não apenas os impostos pelos adversários, mas também os auto-impostos, aqueles vindos de uma má atuação, e que minam a confiança e o crescimento.

O Vasco joga contra o Santos, precisa superá-lo, mas precisa se superar e consolidar também. 

Saudações Vascaínas!