sábado, 29 de outubro de 2022

Time horroroso

O elenco do Vasco tem alguns bons nomes, todos vindos da base. O elenco do Vasco tem alguns atletas experientes, já com longas carreiras (lembremos que a carreira de um atleta de futebol costuma ser de uns 20 anos apenas) e de onde esperávamos ver liderança, controle emocional, orientação, mas vemos isso, por incrível que pareça, na garotada que veio da base.

Isso explica porque alguns desses atletas, apesar de até terem feito uma ou outra boa partida pelo Vasco, estão na Série B, e dificilmente terão alguma oportunidade na Série A. Eles não conseguem usar essa experiência para agregar a seu futebol.

E por isso o Time do Vasco fez esse patético número de 8 derrotas seguidas fora de casa, por isso também fez derreter uma boa gordura que tinha próximo do meio do campeonato, e por isso chega a uma situação em que tem que decidir fora de casa, onde teve, como disse no início desse parágrafo, um rendimento patético.

O elenco do Vasco é muito ruim. Esperemos que eles se superem para arrancar apenas um mísero empate em Itu. O problema é que o retrospecto não nos leva a ter muita esperança. Mas o retrospecto nos dizia que esse empate poderia ter vindo no São Januário, mas quando menos podíamos perder, perdemos.

Que os deuses do futebol, as forças do além, as energias de todos os Vascaínos e Vascaínas, e a superação desses atletas possam contrariar o histórico dessa Equipe medíocre e nos dê ao menos um pontinho redentor, porque se esse Time está brigando até a última rodada por uma vaga na Série A do próximo ano, isso se deve a Torcida Vascaína.

Saudações Vascaínas!

Ontem deu ruim

É galera, pra quem estava torcendo para que nossos adversários empatassem ontem, acho que alguém esqueceu de avisá-los. Vejamos abaixo.

O Sport, contrariando seu histórico nessa Série B, meteu uma sonora goleada de 5x1 no Operário de Ponta Grossa. Com isso ele reduziu a diferença de saldo de gols para apenas 5.

Já o Ituano venceu, fora de casa, o Londrina por 2x0. Para este a diferença ficou em apenas 3 gols de saldo. O problema é que temos um confronto direto com os paulistas na última rodada e, em caso de derrota nossa, os paulistas nos passam nos pontos. De qualquer forma o Vasco ainda depende apenas de um empate (um mísero empate), mas a julgar por todo o patético retrospecto dessa equipe em jogos fora de casa, e ainda mais, que todas as vezes que realmente decidiram eles pipocaram, então a coisa está complicada.

Mas estamos falando de futebol, e não há muita  lógica nisso.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Vasco 2 x 3 Sampaio Corrêa: tropeço quando menos podia

E o Vasco perdeu longa invencibilidade no São Januário ontem, quando isso menos podia acontecer. A derrota, por virada, contra um dos piores visitantes do campeonato teve o mesmo tempero da vitória sobre o Criciúma: a incompetência em matar o jogo. Sim, porque o Vasco abriu o placar muito no início do jogo, teve chances de ampliar, de matar a partida, mas foi absolutamente incompetente nisso.

E foi exatamente isso. O Vasco abriu o placar aos 3 minutos de jogo, Figueiredo, Nenê, Eguinaldo, Boza, Marlon, e Alex perderam gols, além do 2º gol marcado por Andrey. Ou seja, o Vasco teve 8 grandes oportunidades no jogo, algumas na cara do goleiro, e nossos atacantes perderam essas oportunidades. O Sampaio Corrêa teve 4 oportunidades, sendo que duas foram no 2º gol, e fizeram 3 gols. Como eu sempre digo, futebol é jogo de quem faz mais gols, não de quem cria mais oportunidades.

Mas não apenas esse foi o problema Vascaíno. Como eu digo há 3 jogos, o Vasco entrou numa sequência de 3, talvez 4 decisões seguidas, dependendo do próprio Vasco. Bem, temos praticamente certo que serão 4 decisões, a depender dos resultados de hoje, quando Londrina x Ituano se enfrentam no Norte do Paraná, e o Sport recebe o rebaixado Operário-PR. Um empate em cada jogo classificam o Vasco hoje, porque nenhum time nos alcançaria.

Agora temos que prestar atenção em algumas situações que nos trouxeram ao problema atual, e que precisam ser observadas. Começamos dizendo que finais não são partidas em que interessa jogar bem ou mal. Finais são partidas em que você precisa transformar seus objetivos em realidade.

E aqui precisamos pontuar duas situações principais que dizem respeito única e exclusivamente ao Vasco. A primeira é que quem transformou essas 4 últimas partidas em finais foi o próprio Vasco. Ao cair absurdamente de produção durante todo o meio do campeonato (toda a parte final do 1º turno  até o início da parte final do 2º) queimou uma excelente gordura que tinha acumulado, e que chegou a 10 pts de vantagem. Essa vantagem, se mantida, já nos teria levado à Série A há 3 rodadas atrás, quando empatamos com o Sport.

A segunda é que o Vasco tem contado sempre com a sorte (por sinal, com muita sorte), e tem sido incapaz de transformar uma melhor qualidade técnica de alguns de seus atletas em superioridade tática e desempenho.

Agora teremos que decidir longe de nossa Torcida, depender de um tapetão, e pior, depender de um Time que já mostrou que não tem condições psicológicas para essas situações. E isso vai de alguns garotos a alguns veteranos. Agora é a hora do sangue frio, e de decidir os jogos. Comemorem depois, porque o que importa é ao menos empatarmos com o Ituano. Teria sido mais fácil no São Januário, mas optaram pelo mais difícil.

A não ser que a sorte e/ou a incompetência dos adversários, nos sorriam novamente hoje.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Vasco x Sampaio Corrêa - 3ª decisão

Hoje o Vasco enfrenta o Sampaio Corrêa no São Januário. A partida é a 3ª, e talvez última decisão que o Vasco enfrenta nessa reta final de Série B. Sim, porque em caso de uma vitória o Vasco sacramenta seu acesso, com um empate, e se o Ituano não vencer o Londrina, o Vasco estará na Série A. Mesmo em caso de derrota, se os outros resultados também ajudarem, então o Vasco estará na Série A.

Dito isso esperamos um jogo nervoso. Apesar de termos alguns atletas experientes, temos também muitos atletas com baixíssima idade, e outros que já demonstraram nervosismo excessivo em alguns momentos. Até porque, pela história, pelo tamanho, pelo peso no cenário nacional, e pela pressão que existe pelo acesso de um dos maiores clubes do país.

Por outro lado, o Sampaio Corrêa é franco atirador. Os maranhenses seguem com chances de classificação à Série A, mas não será um enorme desastre caso eles não alcancem esse objetivo. Ao contrário, se terminarem numa boa colocação isso poderá até ser comemorado como uma boa campanha. Claro que isso não significa que eles irão jogar sem se esforçar, que eles não buscarão a vitória, apenas que a pressão sobre eles é muito menor que a que paira sobre os Vascaínos.

E só para lembrar, a pedido da Globo, o jogo foi passado para 21h45.

Que o Vasco conquiste mais uma vitória e garanta sua vaga sem depender de nada nem de ninguém.

Saudações Vascaínas!

domingo, 23 de outubro de 2022

Vasco 2 x 1 Criciúma: O Vasco É O Time Da Virada

Ontem o fiscal da emigração pegou o carimbo para carimbar o passaporte do Vasco de volta a Série A. A partida, na verdade, esteve muito mais a feição do Criciúma, que perdeu ao menos 5 chances excelentes de matar o jogo, e Thiago fez ao menos 3 excelentes defesas, sendo uma no último minuto da partida. Além disso, o Vasco apresentou enorme dificuldade de ultrapassar a marcação dos catarinenses e chegar ao gol adversário. Com isso avitória de virada (de virada é mais gostoso, ainda mais quando ela vem no apagar das luzes) foi conquistada na vontade, na garra, no coração e na sorte. Todos elementos fundamentais numa equipe de futebol, que não são suficientes num campeonato de nível técnico alto, mas que sem eles nenhuma equipe chega a lugar nenhum.

A partida começou e terminou no mesmo diapasão. O Vasco tinha mais iniciativa, mas uma dificuldade enorme de ultrapassar a marcação do Criciúma.  Já o Criciúma, ao contrário, sabia usar bem os espaços que o Vasco deixava, e chegava com mais perigo, ainda que não o suficiente para ultrapassar Thiago. Isso até os 34 min, quando a zaga do Vasco mais uma vez falhou, e os catarinenses abriram o placar. O 0x1 não mudou em nada o jogo, apenas o Vasco ter aumentado um pouco mais a pressão, mas ainda sem a força suficiente para abrir o placar.

E no 2º tempo continuamos com a mesma toada, ainda que o Criciúma tenha começado a tentar deixar o tempo passar sem a bola rolar. Mas o Vasco tinha voltado com duas alterações. Saíram Leo Matos e Yuri, e entraram Tubarão e Palacios. Figueiredo foi para a lateral direita e Andrey para a 1ª volância, com Palacios na 2ª. O Vasco passou a ter uma saída de bola melhor, e o Criciúma adiantou mais a marcação para atrapalhar isso, o que reequilibrou o jogo. Jorginho voltou a mudar, e entraram  Nenê e Fábio, nos lugares de Alex e Marlon. Nenê passou a tentar a armar o Time e Fábio a incomodar os zagueiros. Mas nada mudava.

Na última alteração entrou Pec no lugar de Eguinaldo, mas também houve uma alteração tática. Nenê foi adiantado um pouco. Por mais que se queira o veterano não tem mais a força e a velocidade para puxar contra-ataques, mas incomoda com posicionamento e qualidade técnica diferenciada. E o Vasco com isso foi para a pressão.

Cruzamento da direita e a bola sobra para Edmar na esquerda, que coloca a bola na cabeça de Nenê. A cabeçada no contrapé do goleiro, que chegou a defender, mas a bola já tinha passado a linha. Se não fosse isso a bola tinha sobrado de novo na esquerda, e em novo cruzamento, agora rasteiro na primeira trave, Pec tinha colocado a bola nas redes. 

No final do jogo foi a vez de Fábio brilhar. Palacios cruzou da esquerda na medida, e o atacante subiu sozinho para cabecear, também no contrapé do goleiro, e virou o jogo para o Vasco. 

Depois disso foi uma pressão do Criciúma tentando empatar, e o Vasco tentando fazer o tempo passar. No último minuto Thiago fez mais uma ótima defesa, dessa vez com o pé, e garantiu o resultado para o Vasco.

E esse foi o jogo, com o Vasco mostrando muita dificuldade, o Criciúma criando e perdendo as melhores oportunidades. Mas como eu sempre digo, futebol não é o esporte de criar mais oportunidades, mas a de fazer mais gols que o adversário. Por isso o Vasco mereceu vencer.

Sobre as possibilidades do Vasco não há muito o que falar. Com a vitória e os outros resultados, todos favoráveis ao Gigante, o Club agora ocupa a 2ª colocação do campeonato, e espera o jogo entre Náutico x Grêmio para saber qual será sua posição no final dessa rodada. Mas em termos de acesso à Série A basta ao Vasco um empate contra o Sampaio Corrêa no São Januário, ou contra o Ituano em Itu. Dependendo do que ocorrer com seus adversários na próxima rodada, o Vasco poderá até mesmo perder seus dois últimos jogos, mas o empate garante o acesso matematicamente.

Então é isso, o Vasco tem tudo para voltar à Série A.

Saudações Vascaínas!


sábado, 22 de outubro de 2022

Vasco x Criciúma: 2ª final

O Vasco recebe o Criciúma hoje, em mais uma luta direta por uma vaga na Série A 2023. A vitória Vascaína tira matematicamente o time catarinense da disputa, e faz o Vasco dar outro passo gigante rumo a classificação. A depender dos resultados dos outros jogos o Vasco estará a apenas 1 ponto da classificação matemática assegurada.

Mas o Vasco não joga sozinho, e o Criciúma não está na posição que está a toa. É um time muito enjoado, com uma bola aérea muito forte, e que disputa também a vaga. Para completar o combo de dificuldades é um time que vem tendo um 2º turno muito bom, e é por isso que agora está disputando essa vaga. Então podemos esperar muita dificuldade por parte do adversário de hoje. Quanto a questão de ser um visitante indesejado, me parece que foi algo criado pelo início do campeonato dos catarinenses, porque isso não se reflete neste segundo turno, embora tenha tido muitos empates, o que mostra que é um time muito difícil de ser batido.

Já o Vasco tem a volta de Leo Matos, o que deve resolver a dor de cabeça da lateral direita, e de Tubarão, que dá uma boa opção de velocidade no ataque. De resto a dúvida é entre Nenê e Alex Teixeira. Para mim entra Nenê, e Alex Teixeira vem no 2º tempo. Mas o Vasco tem um problema sério nessa reta final de campeonato, que é o fato de termos muitos atletas pendurados com o 2º cartão amarelo, e isso é mais um motivo de preocupação, porque nós já mostramos que temos um Elenco bem enxuto, com pouquíssimas opções realmente utilizáveis. Com isso o Vasco não deve ter grandes alterações na Equipe.

E é isso, que o Vasco faça um bom jogo, e possa fazer valer mais uma vez seu mando de campo, o que tem sido garantido pelo 12º jogador que tem feito muita diferença no Caldeirão: a Torcida. E lembrem-se, nada de jogar objetos no gramado, fazer tumulto, brigar, ou arrumar confusão. Não podemos perder nossa melhor arma e nosso melhor atleta nessa reta final de campeonato. Falta muito pouco para vacilarmos agora.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Atualização dos episódios de Recife

Só para atualizar. O STJD suspendeu Luiz Henrique e Raniel preventivamente por 30 dias, e interditou o estádio da Ilha do Retiro, também preventivamente. O Sport perde mais que o Vasco, e ainda poderá perder o jogo por 3x0, já que a comemoração de Raniel não justifica a invasão de campo, com isso ela é de responsabilidade única e exclusiva do clube pernambucano, o que justificaria tal resultado.

Análise das possibilidades do Vasco fiz nas últimas postagens, então dá uma olhada lá.

Vasco vai tratar jogo contra Criciúma como final

E é, assim como foi o jogo contra o Sport, e como será o jogo contra o Sampaio Correa também. Por sinal o Vasco é o que teve o final de campeonato mais complicado, porque todos os seus adversários estão brigando por uma vaga na Série A do próximo ano.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 18 de outubro de 2022

Procuradoria do STJD dá entrada em processo sobre Sport x Vasco

O fatos ocorridos na partida Sport x Vasco já se tornaram uma ação no STJD. Além disso os atletas Vascaínos, Raniel e Luíz Henrique, também foram denunciados. De acordo com o site netvasco, também há possibilidade de o Club conseguir os 3pts da partida contra o Sport, já que o fato gerador do término da partida, assim como o responsável em impedir que ele ocorresse, é o Sport.

Mas dificilmente os atletas Vascaínos não sofrerão algum tipo de punição devido ao que o árbitro relata na súmula, principalmente quanto a Luiz Henrique.

Para o Vasco seria uma situação ideal, já que abriria 6pts do 5º colocado, e ainda se posicionaria na 2ª posição na tabela, o que nos deixaria muitíssimo perto de uma vaga na Série A 2023.

Vejamos como se posicionará o STJD.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Sport 1 x 1 Vasco: Raniel, o nome do jogo

O Vasco empatou ontem com o Sport-PE por 1x1, num jogo ruim, arrastado, em que o Vasco se apresentou mal contra um time muito ruim. Apesar de o jogo não ter sido bom, o resultado para o Vasco foi, ainda que eu ache que, caso o Vasco tivesse tido um pouco mais de ambição na partida de ontem, teria saído com uma vitória e teria dado um passo, aí sim, gigantesco. E num jogo sem grandes nomes, um dos piores jogadores em campo, Raniel, acabou sendo o nome do jogo. Vamos ver o porquê disso, e de algumas outras coisas que ocorreram ontem.

O primeiro tempo começou bem apreensivo para ambas as equipes. O Sport precisava vencer para aumentar suas chances de classificação à Série A, encostando no Vasco e abrindo alguma gordura aos outros postulantes à vaga que estariam logo atrás.

O Vasco porque precisava, no mínimo, não perder, e se possível, ganhar. Para complicar tudo tinha um desfalque na única posição em que não temos um reserva; a lateral direita. Leo Matos não é nenhum craque de bola, mas é o melhor que passou por ali nos últimos anos. 

Com essas condições o Sport, empurrado pela torcida, foi para cima de um Vasco que tinha um Miranda meio improvisado na lateral direita, e que não jogava há mais de um ano. Ele não foi bem, mas não comprometeu. Inclusive, se eu fosse ele, me especializava na posição, porque ele tem potencial para jogar por ali, e tem muito mais possibilidade de fazer uma boa carreira nessa posição.

Bem, o Sport foi para cima, mas não chegava realmente. Algumas cabeçadas para fora, chutes de fora da área, mas o goleiro Thiago não era realmente exigido. O Vasco conseguia controlar o jogo mesmo com o improviso de Miranda, e também incomodou em algumas chegadas, sendo a melhor um escanteio da direita que Boza não chegou na bola por centímetros.

Assim o 1º tempo foi morno, com o Vasco controlando o jogo e chegando pouco, mas com o Sport chegando mais, ainda que sem a força necessária para abrir o placar.

No 2º tempo algo que não deu para entender. Jorginho tirou Nenê e Miranda para as entradas de Raniel e Alex Teixeira. Entendo a entrada de Alex Teixeira, e mesmo sem ser sua posição, a entrada deu um pouco mais de velocidade ao Time do Vasco, mas essa velocidade era perdida quando a bola chegava no ataque, porque Raniel é muito mais lento até mesmo que o "velho" Nenê. 

E a fragilidade em praticamente todos os fundamentos e requisitos do futebol. Lento, fraco, sem técnica. E num jogo em que parecia que ninguém faria gol pelo erro de substituição de  Jorginho, Um pouco antes do gol do Sport o contestado Raniel fez algo que muitos pensaram ser impossível. Ele passou por 4 adversários, carregou a bola, e fez o mais difícill, sem marcação errou um passe simples para Eguinaldo. Aos 19 min Raniel começou a ser o nome do jogo, quando mais uma vez, sem marcação, errou um passe ainda mais fácil, e transformou um possível contra-ataque do Vasco num contra-ataque do Sport, que terminou no gol do time da casa.

Com o revés no placar o Vasco teve que se lançar um pouco mais para o ataque, Jorginho fez outras substituições na tentativa de dar mais agressividade ao Time, e uma por contusão de Marlon Gomes, que ficou uns minutos desacordado em campo. As alterações não surtiram o efeito desejado, e o Time tinha muitas dificuldades de chegar ao gol do Sport. Mas no final do jogo, aos 45 min foi marcado pênalti para o Vasco após o goleiro adversário derrubar Alex Teixeira na área. A cobrança foi feita por Raniel, e aos 49 min do segundo tempo Raniel empatou a partida.

Após o empate Raniel foi comemorar ironizando a torcida do Sport, os caras não gostaram e o caldo entornou. Parece ter havido facilitação de alguém da segurança do jogo que abriu um portão para o campo e os torcedores invadiram. A tentativa era agredir os atletas do Vasco, que correram para o vestiário, e sobrou para quem estava na frente. Foram agredidos seguranças, uma bombeira, e outros torcedores. Quando a situação acalmou um pouco ficaram torcedores caídos atrás do gol sendo atendidos por bombeiros e o pessoal de emergência médica do estádio. 

Depois de toda essa confusão, depois de toda essa triste situação que se viu em campo, dirigentes e autoridades do Sport e do estado de Pernambuco tentaram forçar o árbitro a continuar a partida, embora não houvesse nenhum motivo para tal. Ele deu 5 min de acréscimo, e o gol de Raniel foi aos 49 min, então era mais do que justificável que ele acabasse o jogo, ainda mais porque não havia nenhum clima para isso. O Vasco não voltou ao campo de jogo, e o árbitro encerrou a partida, tendo expulsado Raniel e Luiz Henrique. O procurador do STJD estuda pedir a interdição do estádio do Sport, o que tem que ser feito, além de uma punição seríssima ao próprio clube pelo que sua torcida causou ontem. 

Sim, verdade que Raniel provocou, mas a reação da torcida foi totalmente inapropriada e superdimencionada ao que aconteceu na comemoração do atacante Vascaíno. 

Soube que também tivemos problemas semelhantes na Série A, na partida entre Ceará x Cuiabá. O STJD também precisa tomar atitude dura, que puna os culpados, e os demova de repetirem esse tipo de comportamento. O futebol brasileiro precisa disso.

Quanto ao Vasco o resultado foi bom. Agora o Vasco tem duas partidas para decidir sua classificação em casa. Se vencer as duas estará na Série A de 2023, independente de outros resultados, porque, no máximo o Sport empata com o Vasco em pontos, mas ainda teria que tirar uma diferença de 8 gols de saldo (lembrando que o Vasco ainda aumentará seu saldo de gols), e mesmo que empate nesse critério, teria que tirar uma diferença de 12 gols marcados a mais pelo Vasco (lembrando que o Vasco também marcará mais gols). Dependendo dos resultados dos adversários, o Vasco se garante na Série A com uma vitória e um empate, talvez até com apenas uma vitória. Tudo na mão do Vasco, é só confirmar seu acesso. Muita atenção, muita concentração, e relaxar somente quando a vaga estiver assegurada.

Saudações Vascaínas!







domingo, 16 de outubro de 2022

Sport-PE x Vasco - Começam as decisões

O Vasco enfrenta o Sport-PE hoje às 16h00. A partida inicia uma série de 3 ou talvez 4 partidas, que serão absolutamente decisivas para o Vasco e mais 7 equipes que disputam 3 vagas para a Série A 2023. E é um final de Série B que pode dar muitas emoções aos torcedores dessas equipes, vamos ver porque.

O Vasco é o 4º, e as primeiras partidas já deixaram 3 equipes a apenas 3 pts do Cruzmaltino. Os dois que estão a frente do Vasco se enfrentam e, se empatarem e o Vasco vencer, o Gigante terminará a rodada em 2º, e 6pts longe do primeiro time fora do G4.

Para isso o técnico Jorginho evitou mexer o máximo possível para a primeira dessas partidas decisivas. O reserva imediato do suspenso Leo Matos apresentou uma providencial contusão ontem, e Jorginho apenas escalará Miranda, há mais de ano sem atuar, na lateral direita. O mais provável é que ele tenha uma atuação muito boa, ou que seja um desastre. É o que costuma ocorrer quando tais soluções são efetivadas. Mas as opções também não eram grande coisa.

Mas no resto do Time Jorginho não mexe em nada, e até o veterano Nenê vai pra partida. Espero apenas que ele tenha o bom senso de avisar Nenê para ele correr tudo o que puder, porque no intervalo ele sairá para que Alex Teixeira faça o mesmo.

E é assim que nós começamos essa série de decisões. Que a decisão de Jorginho dê certo, e que o Vasco traga os 3pts, que poderão nos garantir a vaga na Série A já no confronto contra o Criciúma, a depender de outros resultados.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Análise das chances do Vasco

Com os últimos resultados o Londrina, que até a penúltima rodada era o que mais ameaçava o Vasco, deixou o páreo. Com isso considero ainda com chances todas as equipes que estejam com ao menos 49 pts, ou seja, até o oitavo colocado, Criciúma, todos têm chances, maiores ou menores, sendo que, obviamente, Grêmio, Bahia e Vasco são os que têm maiores chances de obterem a vaga para a Série A 2023.

Começamos pelo Vasco. Na quarta posição, o Vasco enfrenta exatamente os quatro abaixo dele nessas últimas 4 rodadas. Começamos justamente com o 5º colocado, o Sport (f), na sequência dois jogos em casa, contra o 8º Criciúma e o 7º Sampaio Corrêa, e terminamos contra o 6º Ituano. Uma pedreira, mas até pelos dois jogos em casa, muito possível de sairmos bem dela, principalmente se conseguirmos ao menos um empate contra o Sport.

Acontece que os outros times também se enfrentam.

2º Grêmio enfrenta 3º Bahia, já nessa rodada. Depois ambos têm uma tabela mais tranquila.

5º Sport também, depois do Vasco, tem uma tabela um pouco mais tranquila.

6º Ituano, enfrenta, além do Vasco, o 8º Criciúma, e o 7º Sampaio Corrêa.

E assim fechamos os confrontos entre esses 7 primeiros colocados após o campeão Cruzeiro. Mas apesar de não ser um campeonato apenas entre essas 7 equipes, eles também têm confrontos complicados contra times que estão bem colocados, como Londrina e CRB, ou que estão desesperadamente lutando contra o rebaixamento, como Náutico em casa, ou Operário-PR.

Ou seja, o Vasco tem a tabela mais complicada por ser, neste momento, apenas de confrontos diretos, em compensação tem bom saldo de gols, de vitórias, de gols marcados, e uma torcida que faz muita diferença. E também parece estar encontrando um bom padrão de jogo nessa reta final de campeonato.

Saudações Vascaínas!


segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Problema sério para o jogo contra o Sport-PE

O Vasco tem o problema mais sério que poderia ter para enfrentar o Sport no próximo domingo, que é a ausência de Leo Matos pelo 3º cartão amarelo. Sim, porque para qualquer outra posição teríamos um substituto minimamente aceitável e testado, mas para a lateral direita só temos Leo Matos, porque aquele que deveria ser o reserva imediato, Matheus Ribeiro, não tem a confiança de ninguém.

A situação é complicada, e Jorginho tem 6 opções para a lateral direita. O próprio Matheus Ribeiro, Gabriel Dias, improvisar Miranda (que vem treinando na posição), improvisar Figueiredo, improvisar Boza e colocar Quintero na zaga, ou escalar o sub-20 Wesley.

Dor de cabeça para Jorginho.

Saudações Vascaínas!

domingo, 9 de outubro de 2022

Vasco 3 x 0 Novorizontino: vitória da organização e vontade

O Vasco recebeu o Novorizontino ontem e conquistou importantíssima vitória por 3x0, que deixou o Club numa posição muito boa para conquistar uma vaga na Série A no próximo ano. A vitória, apesar do placar elástico, não foi tão fácil. O Vasco teve bastante dificuldade de chegar no primeiro tempo, apesar de uma bola na trave de Eguinaldo, e de umas duas boas chegadas antes do gol. Mas o Time mostrou dificuldades de vencer a marcação do Novorizontino, ao menos até o golaço de Figueiredo.

E o jogo foi isso. O Vasco tentando chegar, o Novorizontino se fechando bem, até que aos 44min Figueiredo acertou um chutaço da meia-esquerda, e fez um golaço. Antes disso o Vasco tinha tido 3 boas chegadas (incluindo a bola na trave), e o Novorizontino 1. Esse é o resumo do primeiro tempo, em que o Vasco mereceu o placar, até pelo interesse maior em vencer a partida.

No segundo o Vasco fez logo no primeiro ataque, o que matou qualquer tentativa do Novorizontino de reverter sua desvantagem. Cruzamento da esquerda de Nenê, a zaga cortou mal e Marlon dominou sozinho pela direita, o cria bateu forte e a bola ainda bateu na zaga antes de entrar. O gol desmontou o Novorizontino, e tranquilizou de vez o Vasco. que passou a administrar o placar sem ser seriamente ameaçado, e deixando de aplicar uma goleada histórica por lentidão na transição entre defesa e ataque. No final Leo Matos deu números finais ao fazer de cabeça após escanteio cobrado da direita.

O Vasco não foi brilhante, mas construiu sua vitória com autoridade. O 3x0 pode ter sido até um pouco exagerado, mas não é exagerado dizer que a vitória foi merecida. Como deveria ter vencido também o Londrina, não tivessem perdido tantos gols na cara do goleiro (ao menos 5 oportunidades perdidas dessa forma, fora mais umas 3 ou 4 boas chances). 

Mas principalmente o Vasco tem mostrado algo que até agora não tinha mostrado: organização. E isso ficou claro ao se defender com muita eficiência, e ao mesmo tempo ter conseguido criar algumas boas oportunidades. Jorginho não criou nada de revolucionário, mas apenas deu uma cara a essa Equipe, além de ter colocado algo fundamental no futebol atual, seja em qual divisão for, em qual campeonato for, que é o gás, a disposição de correr com organização.

Muito a evoluir, mas já dá para chamar realmente de Time. Se mantiver essa organização a gente se classifica com antecedência.

Saudações Vascaínas!

sábado, 8 de outubro de 2022

Vasco x Novorizontino

Mais uma decisão das 6 que o Vasco se impos nesse final de Série B. E sim, o Vasco se impos, já que tinha uma confortável folga de 9pts e agora está apertado com apenas 3pts para o quinto colocado na tabela. E apesar de o Novorizontino estar na 16ª posição na tabela, não se enganem, porque será um jogo difícil, não apenas porque os paulistas lutam para se manterem fora da Z4, como porque o Vasco enfrenta a pressão de se manter no G4. Mas o vitória hoje é mais do que fundamental.

E aqui não adianta muito analisarmos o jogo em si, ou as possibilidades do Vasco na partida, porque temos que analisar as possibilidades do Vasco no campeonato, as condições do Vasco se manter ao menos na 4ª posição, e conquistar uma vaga na Série A do próximo ano.

Então é assim, além do Novorizontino em casa, o Vasco também enfrenta Sampaio Corrêa e Criciúma em casa, além de Sport e Ituano (este é a última partida) fora. Por isso é importantíssimo que o Vasco vença seus 3 jogos em casa, e se possível, ao menos empate com o Sport em Recife. Com esses 4 resultados provavelmente estaremos com a vaga assegurada na Série A de 2023.

Um detalhe importante a lembrar é que desses últimos 5 adversários somente o Novorizontino não é adversário do Vasco por uma  vaga no G4. Por isso mesmo, mais que nunca, depende apenas do Vasco conquistar essa vaga para a Série A 2023.

Que essa conquista comece hoje com uma boa vitória contra o time paulista.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Operário 2 x 3 Vasco: respiro providencial

Mais uma vez o Vasco não fez uma boa partida, principalmente no primeiro tempo, quando foi para o intervalo perdendo por 1x0. Os erros de escalação de Jorginho fizeram efeito, e o Vasco teve muita dificuldade em enfrentar o antepenúltimo colocado na tabela.

Outro dia eu disse no twitter que Raniel é tão rápido quanto uma lesma, tão forte quanto um rato, e tão inteligente quanto um asno. Não falo isso do ser humano, mas do atleta que quer ser profissional do futebol. Verdade que fez alguns gols esse ano, mas ele muito mais atrapalha o Time do que ajuda. Nenê também é outro que não tem mais condições de jogar todas as partidas. Não dá, por mais que a gente goste do futebol dele, que a gente goste dele, fisicamente ele não tem mais condições de jogar todas as partidas. Melhor que jogasse só no Rio, e caso insistam em levá-lo nos jogos fora, que ficasse para o segundo tempo.

O resultado desse erro de escalação se refletiu em campo. Não que o Vasco não tenha tido tido umas duas ou três oportunidades nessa etapa, mas o Operário esteve mais perto do segundo gol do que o Vasco do primeiro, tal a diferença na intensidade de jogo entre os dois times. Interessante que o gol do Operário foi mais uma falha do goleiro Thiago, que nem saiu do gol, nem se posicionou para a defesa, tendo ficado no meio do caminho.

No segundo tempo Jorginho fez algumas alterações importantes, e o Vasco melhorou, mas o empate só veio aos 18min. Tubarão pegou um belíssimo chute cruzado em rebatida da defesa e empatou. Aos 29 min mais uma falha de Thiago, e novamente o Operário passou à frente. Aos 43 min finalmente Alex Teixeira desencantou, e pegou de primeira um belo cruzamento de Figueiredo empatando o jogo. Aos 49 min Alex Teixeira fez seu segundo e deu números finais ao placar, após cruzamento de Pec pela esquerda.

Futebol não é o esporte da coerência, mas de quem faz mais gols. Assim foi a vitória do Vasco. E não a toa ela se construiu no segundo tempo, porque no primeiro a coisa foi bem feinha para os Cruzmaltinos. Agora é se preparar para conquistar os 3 pts em casa contra o Novorizontino. 

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Operário-PR x Vasco

O Sampaio Correa venceu a Ponte Preta e com isso colou no Vasco, o Guarani venceu o Londrina, e estacionou a 3 pts do Vasco. Por isso uma vitória hoje é mais que necessária, como é muitíssimo necessário que esse Time volte a pontuar fora de casa também.

A vitória pode nos deixar a 4pts do 4º colocado, já que o Sport enfrenta o Brusque fora de casa, e pode tropeçar nesse jogo. Mas a vitória é fundamental para, no mínimo, mantermos a 4ª posição na tabela.

Esperamos que o Time supere suas limitações e nos traga esses 3pts.

Saudações Vascaínas!.

sábado, 1 de outubro de 2022

O mau resultado do Vasco

Bahia perdeu, Grêmio perdeu, o Vasco empatou, e a coisa embolou demais. Se o time gaúcho e o baiano já estavam na alça de mira do Vasco, as derrotas deixaram a diferença um pouco menor. Abaixo do Vasco os times venceram (menos o Londrina, que empatou com o próprio Vasco). 

Com isso a coisa embolou muito, mas para o Vasco. Alcançar o 2º, e principalmente o 3º colocado na tabela se tornou ainda mais possível para o Cruzmaltino, Em compensação, ser alcançado também se tornou mais possível. O que ainda favorece o Gigante da Colina é o saldo de gols, e os 3 pts que ainda mantém para os times que o perseguem logo abaixo na tabela, mas isso pode ser pouco.

E por isso o empate com o Londrina foi um péssimo resultado. Primeiro pelo caminhão de gols inacreditáveis que os Vascaínos perderam no confronto (lembrando que o gol do Vasco foi um presente do goleiro adversário), segundo porque isso obriga o Vasco a vencer pelo menos um dos confrontos fora de casa (e sabemos da dificuldade que isso se tornou para esse Time), e terceiro porque deixamos de estar a pelo menos 5 confortáveis pontos do 4º colocado, que no caso seria o Sport sozinho.

Ao contrário de alguns analistas, eu não achei que o Vasco jogou tão mal. Essa história de marcar saída de bola, de pressão na defesa, isso tudo são formas táticas, são propostas de jogo. O que importa é o que se faz quando se tem a bola, e o Vasco fez muito mais que o Londrina. Mas me preocupa, sim, o problema do psicológico da Equipe, porque nada justifica tantos gols inacreditavelmente perdidos.

E por tudo isso o resultado foi ruim para o Vasco.

Saudações Vascaínas!