O Vasco recebeu o Sampaio Corrêa ontem, e emplacou sua segunda vitória seguida na Série B: conseguimos! Agora o Vasco é o 5º colocado, a apenas um ponto do 4º e a 2 do 3º colocado. E ontem no Twitter eu disse que gostei e não gostei da apresentação Vascaína. Pode parecer ambíguo, mas vou explicar.
Antes de tudo explicarei porque gostei. O Vasco jogou melhor que o adversário. Essas estatísticas do jogo têm que ser olhadas com muito cuidado. Nesse espaço já disse que o futebol mudou, e que se hoje você joga com a bola, pode jogar ainda mais sem ela. E é nessa segunda hipótese que o Vasco atuou ontem. Apesar da enorme superioridade de posse de bola do Sampaio Corrêa, quem teve boa superioridade em arremates a gol com qualidade, e em oportunidades claras criadas foi o Vasco, além de ter feito o gol. A rigor o Vasco criou 5 ótimas oportunidades, e o Sampaio Corrêa, apenas 1. Isso foi claro principalmente no primeiro tempo, mas aconteceu um pouco no segundo também. Então o Vasco foi melhor que o adversário, mereceu a vitória, ainda que não tenha sido uma superioridade arrasadora. E já disse isso aqui muitas vezes: o futebol não é o esporte de ter a bola, mas de criar oportunidade e de convertê-las em gol.
Mas eu também não gostei. Não gostei porque esse Time pode fazer mais do que fez ontem. E isso fica muito claro em todos os últimos jogos, quando o Vasco, sempre que subiu a marcação (a velha marcação pressão) foi ainda mais perigoso, tomou a bola do adversário diversas vezes já no campo de ataque, e isso aconteceu ontem também, já que o gol do Vasco surgiu assim, e já fizemos outros gols esse ano, e também na Série B dessa forma. Por isso acho que o Time pode jogar mais, entregar mais.
E com isso tudo o Sampaio Corrêa teve muita posse de bola, mas não incomodou Vanderlei. Isso mostra que o Time Vascaíno se comportou muito bem na marcação. E apesar de um monte de gente vir dizer que isso tem um porém, que poderia ser um erro individual, ou um erro de arbitragem (o gol bem anulado ontem é um exemplo), essa é uma afirmação falaciosa, já que isso também pode acontecer com o Time tendo muita posse de bola, indo para cima, ou em qualquer outro sistema de jogo que se implante.
Sim, eu queria ver o Vasco jogando um futebol mais bonito, mais vistoso, com posse eficiente de bola, criando ainda mais, goleando todo mundo, e enchendo os olhos de nós torcedores e crítica. Mas me parece que não temos Time e Elenco para isso, então temos que encontrar a melhor solução para as peças que temos em mãos. Acho que podemos evoluir avançando mais as linhas, e buscando recuperar essa bola ainda no campo de ataque. Mas ontem o Time já mostrou mais alguma evolução.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário