O Vasco estreou ontem na Libertadores 2018 no Chile, contra o Universidad de Comcepción, e o jogo poderia ter sido resumido dessa forma, porque foi isso que se viu em campo. Mas falamos de futebol profissional, e não de pelada de fim de semana, e o jogo teve muito mais do que simplesmente os gols, e muita coisa pode ser observada, principalmente pelo técnico Zé Ricardo. De minha parte farei alguma considerações apenas.
Bastante diferente de nossa previsão inicial, o Vasco apresentou um futebol bem superior àquele das primeiras rodadas do Estadual. Principalmente nos primeiros 30 min de jogo, o time não deu grandes espaços ao adversário, e ainda criou os dois melhores lances de toda a partida, e que felizmente resultaram em gols. O primeiro um belíssimo gol, trabalhado, bola de pé em pé, passes de primeira, certeiros, e uma belíssima conclusão de Evander. Um golaço. O segundo também um belo gol, embora tenha saído de uma jogada discutível de Rios, que tocou com o braço na bola ao tentar abafar o goleiro adversário. A bola sobrou para o mesmo Evander, que da intermediária tocou para o gol vazio. O goleiro adversário falhou na saída precipitada do gol, ao rebater mal a bola, e ao não cortar o chute de Evander.
Só que o primeiro tempo não se resumiu apenas aos gols. O próprio Evander perdeu gol incrível, Martin Silva fez boas defesas, o adversário perdeu gols e o jogo, se não foi bom tecnicamente, ao menos mostrou duas equipes com vontade e vários lances de emoção.
No segundo tempo tivemos o goleiro adversário falhando bisonhamente, soltando uma bola relativamente simples nos pés de Pikachu, que só teve o trabalho de rolar para o gol. No final Rildo fechou a goleada em contra-ataque rápido e mortal. Ele correu com a bola quase o campo adversário inteiro e bateu forte, seco, na saída do goleiro.
E o segundo tempo também não se resumiu apenas a isso. O Vasco voltou a perder gols, sendo um incrível com Riascos, Martin voltou a fazer boas defesas e o adversário a perder gols.
Assistindo os comentários pós jogo do SporTV, cheguei a conclusão de que todos os comentaristas estavam certos e errados. Não há como analisar a partida e o resultado com apenas uma perspectiva. O adversário não é tão fraco, embora mais fraco que o Vasco, o Vasco não jogou tanta bola assim, embora tenha apresentado melhora importante em relação a última partida, e nem o resumo é que tudo deu certo para o Vasco e errado para o adversário.
Com isso me parece que a melhor análise é que o time do Vasco é nitidamente melhor, mas não há um abismo técnico entre as equipes. O Vasco também tem uma equipe mais forte, e força faz diferença quando falamos em técnicas pouco diferentes. Da mesma forma o Vasco mostrou muitos erros, principalmente na saída de bola e no lado direito da defesa, onde Erazo é muito lento, e Pikachu mostra bastante dificuldade na marcação. Erazo também errou duas saídas de bola bisonhamente, que criaram situações perigosas ao Vasco. Dos dois volantes, Desábato vem mostrando ter sido um acerto, mas Wellington mais uma vez errou passes na saída de bola, da mesma forma que Erazo. Na armação Evander já mostrou evolução, mas Wagner estagnação. Só Evander também tem uma coisa que não pode acontecer, que é um garoto de 18 anos ser constantemente substituído por cansaço. Não importa se é início de temporada. No ataque Rios é muito fraco (todo mundo já sabe disso), e dos que chegaram, nenhum é uma unanimidade. Deverão brigar pelo lugar ao lado de Paulinho mais pela mediocridade técnica do atual titular, e menos por suas próprias qualidades, já que tanto Rildo quanto Riasco são também limitados.
Por último e em destaque vai a questão defensiva coletiva. Se ano passado Zé Ricardo chegou, e com algumas mudanças de posicionamento melhorou o desempenho defensivo da equipe a ponto de ela deixar de ser uma peneira, nesse ano esse mesmo trabalho precisará ser feito, ou então precisaremos de novos atletas, porque Martin Silva deu um esporro geral e não foi sem motivo. Basta ver que, mesmo sendo inferior tecnicamente, o time do U de C criou várias situações contra o gol Vascaíno, inclusive de cabeça sendo seu time muito mais baixo que o Cruzmaltino. Se Ricardo foi bem, inclusive fazendo falta providencial em uma dessas saídas de bola errada, por outro lado houve erros de posicionamento de ambos os laterais, e também dos volantes.
A goleada foi ótima para nós torcedores, dá ânimo para a equipe, lava a alma pelo receio que todos tínhamos, mas ela não pode enganar, fazer o Vascaíno achar que tem um timaço, e muito menos que está tudo em ótimo caminho. Eu diria que o primeiro passo foi muito bom, mas ainda temos muitos a dar e eles têm que ser muito mais firmes, do contrário cairemos logo, logo.
Mas por enquanto vamos vestir nossas camisas, e vamos aproveitar para zoar quem duvidava. E Zé Ricardo e Campello que resolvam os problemas do time.
Saudações Vascaínas!