sexta-feira, 30 de junho de 2017

Outdoor queimado

Absolutamente lamentável o fato de terem queimado o outdoor do grupo político Frente Vasco Livre, independentemente de quem tenha sido, por que motivo tenha sido, e estejam os incendiários ligados ao que quer que seja. Em qualquer hipótese é um ato pequeno, mesquinho, medíocre. 

O Vasco não merece isso.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Aos poucos não aproveitados saem

Já foi Diguinho, já foi Jorge Henrique, agora vai Júlio César. Obrigado pelos serviços prestados, mas a vida segue.

A situação financeira também agradece. E esperamos que tenham melhor critério ao renovar contratos de atletas em fim de carreira.

Saudações Vascaínas!

domingo, 25 de junho de 2017

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno

Mais um A Voz do Vascaíno analisando a gangorra que tem sido a campanha Vascaína, em que alterna apenas vitórias e derrotas. Além disso a entrevista com um dos líderes da oposição, o Benemérito Faues Mussa Jassus.


Vasco 1 x 0 Atlético GO

O Vascão voltou a vencer no Brasileirão, e assumiu provisoriamente a quarta colocação na tabela. Dificilmente manterá essa posição, mas garante que ganhará algumas posições em relação à rodada anterior. Mas a vitória também significa um passo importante em direção ao objetivo principal do time esse ano. Talvez seja difícil para a maioria admitir, até pela grandeza histórica do Club, mas o principal objetivo esse ano é não cair.

Nesse caminho o time vem fazendo um bom Campeonato, até agora venceu todos os confrontos diretos (com exceção da Chape) contra aqueles com que luta pelo mesmo objetivo. Agora resta começar a pontuar fora de casa também, e ao menos não teremos um dezembro triste.

Quanto ao jogo mais uma vez não pude assistir, mas já li e ouvi que o Vascão dominou o adversário, e poderia ter tido uma vitória bem mais tranquila, não fossem as velhas falhas em finalizações. 

A propósito, essas falhas não podem continuar tão acentuadas, caso queiramos atingir os objetivos mais cedo e mais tranquilamente. 

Saudações Vascaínas!

Vascão x Atlético GO

Na última quarta-feira o Vascão perdeu para o Botafogo por 3x1 no Engenhão. Não comentei o jogo, porque não assisti e não tive tempo para comentar o resultado. Estar no exílio voluntário para ganhar a vida tem suas desvantagens, e algumas vantagens também.

Mas apesar de termos caído bastante na tabela, de nossa defesa ser a mais vazada do Campeonato, de nosso ataque seguir desperdiçando oportunidades quando as cria, no fundo o time faz uma campanha bem de acordo com suas possibilidades. Um time que tem 2 ou 3 jogadores que marcam mal, ou que não marcam, acaba por apresentar sérias dificuldades defensivas hoje em dia.

Mas quando esse time joga em casa, apoiado decisivamente por uma torcida apaixonada, aí a coisa costuma mudar de figura, o time cresce e as fraquezas ficam mascaradas pela garra e a pressão da torcida.

E é com esse quadro que daqui a poucDaqui a pouco o Vascão entra em campo para enfrentar o Atlético GO em São Januário. O time deve ser o mesmo que foi derrotado pelo Botafogo, mas como é outro jogo, outro adversário, e a torcida quase unânime a favor, o resultado pode ser bem diferente.

Acho desnecessário comentar sobre a importância de conseguirmos a vitória hoje. No objetivo dessa equipe Vascaína é fundamental vencermos os times que estão na parte de baixo da tabela.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Botafogo x Vasco

O Vascão enfrenta o Botafogo hoje, às 21h00 no Engenhão, em partida válida pela nona rodada do Brasileirão 2017. O alvinegro da Zona Sul tem o mesmo número de pontos que o Cruzmaltino, mas uma vitória a memos. Dessa forma vencer o jogo é importantíssimo caso o Vascão realmente almeje algo a mais nesse Brasileirão, mas um empate não é mal resultado, principalmente se as perspetivas forem mais baixas. Isso, claro, levando-se em conta a visão do elenco e da comissão técnica, porque para a torcida o time tem que ganhar todas e ser campeão sempre.

Seja quais forem as pretensões, o Botafogo não será um adversário fácil. Esse ano empatamos uma, e vencemos seus reservas na final da Taça Rio, mas com bastante dificuldade. O time também vem fazendo boa campanha na Libertadores, e não faz feio no Brasileirão, tem um elenco que é considerado por muitos  como melhor que o Vascaíno, e que em sua maioria já joga junto a pelo menos 1 ano e meio.

Por sua vez o Vascão vem embalado e motivado para se manter no Z6 da classificação, pelas boas apresentações e resultados jogando no Rio, e pela subida de produção de Nenê. O Gigante também é beneficiado pelo fato de estar disputando apenas o Brasileirão, o que lhe dá tempo de treinar e recuperar atletas.

O jogo tem tudo para ser bem disputado e agradável de se ver. Duas equipes razoavelmente bem qualificadas, motivadas e rivais históricas. E que o Vascão saia vencedor.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 20 de junho de 2017

As movimentações políticas no Gigante

O dia das eleições vem chegando e as movimentações políticas crescem em São Januário. Foi formada a chapa Frente Vasco Livre, que congrega alguns grupos políticos e é liderada pela Cruzada Vascaína e pela Identidade Vasco, e mais alguns grupos menores. A FVL lançou a candidatura de Alexandre Campello, e vem trabalhando ativamente.

Outras duas chapas também parecem se formar. Uma é liderada pelo ex-jogador Edmundo, que tem como provável candidato Júlio Brant, e outra pelo presidente do Conselho Fiscal Vascaíno, Otto Alves de Carvalho Júnior, que seria o próprio candidato.

Além disso Eurico Miranda deve tentar a reeleição, ou lançar algum de seus mais próximos colaboradores, caso tenha problemas de saúde impeditivos, ou veja que pode perder a eleição.

No meio desse quadro a situação volta a usar táticas mais adequadas ao século passado, como agressões físicas, expulsões de sócios do quadro, de torcedores das redes sociais, e uma tentativa infrutífera de silenciar o descontentamento da torcida e de boa parte do quadro de associados.

Por sua vez a oposição busca se unir para poder fazer frente à estrutura montada por Eurico e seus seguidores. Reuniões vêm sendo feitas com o objetivo de lançarem um candidato único, o que daria alguma chance de vitória no próximo pleito.

O problema é quem?

A FVL não aceita abrir mão da candidatura de Campello, a Sempre Vasco insiste em uma pesquisa, mas até agora não ofereceu os parâmetros para tal pesquisa, e o grupo de Otto Carvalho era situação até alguns dias atrás, o que carrega sua posição de dúvidas e desconfianças.

Rejeição e apoio todo candidato tem, mas não há como não analisar algumas coisas mais atentamente. Como disse, Otto Carvalho traz desconfianças por ter sido um dos principais apoiadores de Eurico até poucas semanas atrás.

Brant, além de forte rejeição inicial, acumulou fracassos e erros infantis e bisonhos durante sua liderança na oposição do Conselho Deliberativo, a ponto de perder a coesão de um grupo de apenas 30 conselheiros. Parece ter melhorado bastante no último ano, mas foi insuficiente para apagar as trapalhadas passadas.

Campello é o que no momento parece ter mais apoio e menos rejeição, embora ao menos 2 grupos pequenos já mostraram rejeição a seu nome. Outros grupos ainda estudam a quem apoiar.

O problema é que dividida a oposição não tem a menor chance de vitória.

Mas pode haver uma saída, que é a indicação de um quarto nome de consenso entre esses três grupos majoritários, e que viabilizaria a união de todos os grupos oposicionistas. Outra opção é que as chapas com menos chances abram mão de suas candidaturas às vésperas do pleito, e se unam em torno do que tem mais chances. A união inicial é algo que foi tentado quando se lançou a FVL, mas que não teve participação dos outros grupos.

Muita coisa ainda vai rolar até o dia do sócio pôr seu voto na urna, mas uma coisa é certa, o Vasco de Eurico nunca esteve nem perto de representar o verdadeiro Vasco, nem em suas tradições desportivas, e muito menos em suas tradições democráticas.

Saudações Vascaínas!

domingo, 18 de junho de 2017

Vasco 1 x 0 Avaí

O Vascão venceu o Avaí no último sábado em São Januário. O resultado levou o Vascão a ocupar a sexta posição ao menos até o jogo Cruzeiro x Grêmio, porque o time mineiro pode ultrapassar o Vascão em caso de vitória. A posição na tabela está muito boa até o momento, e em 8 rodadas já fizemos praticamente o mesmo número de pts. que na campanha de 2015 em 23 rodadas (12 / 15).

O jogo mesmo foi pegado como previ, mas não foi um bom jogo. Além das escassas chances de gols de ambas as equipes, ainda tivemos um jogo bastante truncado. Mas apesar das poucas oportunidades, Martin Silva voltou a salvar o Vascão, com ao menos 3 grandes defesas. Outro destaque foi que, pela primeira vez nesse Campeonato, o Vascão não levou gol. Também foi muito interessante ver Nenê jogando com outra disposição, com outra postura em campo. Cedo para comemorar, mas certamente abre espaço para sonhos de dias melhores. Mas esses destaques positivos não apagam o fato de que o Vascão fez sua pior apresentação no Brasileirão em São Januário, ainda que o resultado tenha sido bom.

Agora o Vascão pega o Botafogo na quarta-feira no Engenhão, e no domingo o Atlético GO às 11:00 em São Januário. A sequência pode render 4 ou 6 pts. Se conquistar esses pts teríamos coroado um ótimo primeiro quarto de Campeonato, e ainda manteria o time no G6, ou muito próximo a ele.

Que tudo isso aconteça.

Saudações Vascaínas!

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno

Hoje o programa A Coz do Vascaíno vai comentar as partidas contra a Chapecoense e Avaí, além de comentar temas importantes sobre a eleição no Vascão.



sábado, 17 de junho de 2017

Vasco x Avai

Após a derrota por 2x1 para a Chapecoense, o Vascão volta a campo hoje para enfrentar o Avaí. O jogo será em São Januário, às 19h00, e só tem transmissão por pay-per-view. Para o Vascão vale muito.

Vale porque é jogo em casa, porque teoricamente o time catarinense briga por objetivos muito semelhantes ao do Vascão, porque o Vasco precusa demais juntar po tos nos jogos em casa, e ganhando dos times que brigam para não cair, vale para que o Vasco atinja seu primeiro objetivo mais rápido, que é juntar pontos suficientes para escapar de qualquer chance de rebaixamento.

Como disse, a realidade nesse início de Campeonato dos dois times é mais ou menos a mesma, então podemos esperar um jogo bastante pegado. Mas nessa disputa o Vascão leva vantagem por jogar em casa. A Família Vascaína está fazendo sua parte, e a Colina está novamente se transformando em arma fundamental para atingir objetivos.

A volta de Luís Fabiano, e um esquema mais ofensivo também podem contribuir para isso.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Chape 2 x 1 Vasco

O Vascão foi derrotado ontem pela Chape, na Arena Condá, pelo placar do título. Com isso o Gigante caiu para a décima segunda posição na tabela, e ocupa a última posição que classifica para a Sulamericana. O tome também tem 17 gols sofridos em 7 rodadas, e a defesa mais vazada do Campeonato até o momento.

No jogo tivemos dois tempos bem distintos. No primeiro Milton Mendes entrou com um time muito defensivo, com Alan sendo uma surpresa, boa e ruim. Boa porque a casinha ficou bem fechadinha, a Chape tinha a bola mas não chegava, e o jogo estava bem controlado.

Alan fazia bom papel taticamente, mas a imaturidade e o nervosismo se fizeram presentes. Tomou um cartão bobo no primeiro tempo, quase tomou o segundo, e foi substituído antes do intervalo. Saiu chorando, e é absolutamente compreensível, mas deve entender quevisso acontece. Que sirva de aprendizado, porque novas chances virão.

Após essa saída o Vascão não resistiu e tomou um gol numa cobrança de escanteio, em falha de marcação. Andrezinho, que entrou no lugar de Alan, tentava, mas não tem a mesma capacidade de marcação do garoto. Mas ao menos melhorounum pouco o toque de bola no meio.

No final dessa etapa o Vascão empatou com Jean, também de escanteio, e o jogo foi para o intervalo empatado.

No segundo tempo entraram Manga e Caio Monteiro, saindo Wellington e Mateus. Mas nada foi suficiente para o time melhorar, a Chape foi superior, criou 4 ou 5 boas oportunidades, fez um golaço de fora da área, enquanto o Vasco se limitou a uma cabeçada perigosa.

A nota estranha foi a escalação de Nenê enfiado entre os zagueiros adversários. Ele não tem o cacoete e muito nenos condição física para os noventa minutos. Ou perdia pela falta de experiência na posição, ou na velocidade, na força, e só aparecia bem quando caia pelos lados do campo, mas aí faltava alguém na área para ser a referência. Erro de escalação primário de Milton Mendes. Erro estratégico também. Nenê não aguenta mais os dois tempos no ritmo de um jogo desses. Melhor tê-lo muito inteiro no segundo tempo, na posiçãobem que sabe atuar, do que perdido em campo como esteve.

Agora é o Avaí no sábado, às 19h00 na Colina. Esse é jogo em que temos a obrigação de vencermos. Na sequência virão Botafogo e Atlét. GO, todos no Rio. Hora de somarmos ao menos mais 7 pts. 

E está na hora de parar de perder fora. É certo que Milton Mendes comete alguns erros de escalação, às vezes nas substituições. Pensem um pouco, todos os treinadores que passaram no Vascão cometiam esses erros. Será que a culpa é realmente dos treinadores, ou como já dissemos aqui algumas vezes o elenco é fraco, mal montado, sem peças suficientes e qualificadas, que dêem opções táticas e técnicas ao treinador?

Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 14 de junho de 2017

Chapecoense x Vasco

O Vascão volta a campo hoje, às 21h45 para enfrentar a Chapecoense. O jogo vale pela sétima rodada do Brasileirão 2017, e será realizado na Arena Condá, com transmissão direta pela Globo. Apesar de a Chape, mais uma vez, ter um time acertadinho, é ótima a chance de o Vascão buscar seus primeiros pontos fora de casa, afinal, não se pode dizer que a Chape seja um dos bichos-papões do  campeonato.

Como já dissemos, a Chape, segundo os analistas profissionais, tem um time acertadinho. Eu posso dizer que ocupa a quarta posição na tabela, mas vem de uma derrota para a Ponte Preta fora de casa no último domingo. Quanto aos jogos devo confessar que ainda não vi o time catarinense atuando esse ano, salvo alguns poucos momentos, e hoje será minha primeira oportunidade para isso. Mas é de se admirar que venha tendo tão bom desempenho apenas alguns meses depois da tragédia que atingiu o clube no ano passado. Só isso já é suficiente para dizermos que é um time campeão.

Quanto ao Vascão deveremos ter mudanças na equipe mais uma vez. Luís Fabiano será poupado, como é do planejamento da comissão técnica, e podemos ter a volta de Nenê titular. Pikachu deve permanecer de fora. Eu entraria direto com Thales no lugar de Luís Fabiano, e com Wellington e Pikachu. A equipe segue com deficiências, e mesmo a Chape não sendo um bicho-papão, é um time perigoso, ainda mais jogando em casa.

Martin, Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Wellington, Pikachu, Douglas e Guilherme, Thales. A ideia é fechar a casinha e não tomar gols no primeiro tempo, no segundo dá para voltar com Nenê e Manga. Que pegando um adversário já cansado, renderiam bem mais. Nessa troca do segundo tempo podem ser sacados Gilberto, Pikachu, Wellington, Jean, Guilherme. Depende do que queira e/ ou precise Miltom Mendes. 

Entendo que o Vascão é clube gigante, que deve buscar vitórias, mas há que se analisar elenco, desempenho, fragilidades, e bucar fazer a melhor campanha possível com as peças disponíveis. O time tem mostrado muita fragilidade defensiva, temos que buscar formas de amenizarmos essas fragilidades, sem que isso signifique abrir mão de buscar a vitória.

Saudações Vascaínas!

domingo, 11 de junho de 2017

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - Vasco x Sport e Vasco x Corinthians

Vitória contra o Sport e goleado pelo Corinthians. Como se portou o time nos dois jogos? E ainda temo entrevista com Fernando Geada é a sua participação.


Vasco 2 x 1 Sport. Dever de casa feito.

Após um primeiro tempo truncado, o Vascão melhorou muito no segundo, e bateu o Spot PE por 2 x 1 ontem em São Januário, afastando a crise que ameaçava se instalar na Colina e melhorando sensivelmente sua posição na tabela de classificação. Os gols foram de Luís Fabiano e Douglas, com André descontando através de mais um pênalti bobo cometido pela defesa Cruzmaltina.

Como eu disse, primeiro tempo truncado. Em busca de uma defesa mais sólida, Milton Mendes surpreendeu a todos e "seguiu minha sugestão", entrando com Wellington no lugar de Pikachu. A tática deu certo defensivamente, e o Vascão não deu chances ao Sport. Em compensação também não criou chances, à exceção de um chute de Fabuloso, já no final do primeiro tempo, que Magrão foi buscar no cantinho, em grande defesa.

Mas era muito pouco para quem precisava vencer, e Milton Mendes voltou com Nenê no lugar de Wellington para o segundo tempo, e o Vascão cresceu. Henrique, Douglas, Luís Fabiano tiveram chances, mas a bola não entrava. O Sport, por sua vez, teve apenas uma grande chance, e a bola passou tirando tinta da trave de Martin Silva, e a rigor foi tudo que os pernambucanos conseguiram no segundo tempo.

Mas o gol do Vascão estava muito maduro, e ele saiu em contra-ataque. Luís Fabiano abriu na esquerda para Mateus Vital e correu para a área, este ajeitou e cruzou, na cabeça de Fabuloso, que desviou no canto e abriu o placar. O Vascão já merecia. Depois disso o Sport partiu na busca do empate, e o Vascão buscava outro contra-ataque para matar o jogo. O adversário não conseguiu nada de mais perigoso, enquanto o Cruzmaltino pecava no último passe e nas finalizações. Mas o Vascão puxou ótimo contra-ataque já no final do jogo com Nenê, que enfiou para Gilberto na corrida, que por sua vez cruzou rasteiro, um pouco forte, mas deu tempo de Douglas chegar e matar o jogo. Só que como tínhamos acréscimos, ainda houve tempo também de Gilberto fazer mais um pênalti desnecessário e infantil, e o Sport diminuiu com André.

Ontem, taticamente falando, o Vascão fez uma de suas melhores apresentações do ano. A bem da verdade, o Sport não criou praticamente nada, se limitando a algumas conclusões de fora da área, e cruzamentos frustrados. Mas apesar de isso ter sido, em boa parte, devido a boa marcação Vascaína, ainda há espaço para melhorar, principalmente porque o Sport veio com uma postura nitidamente defensiva, buscando o empate, e isso se reflete no desempenho na partida. Algumas bolas cruzaram a área Vascaína com muito perigo, mas faltou alguém para tirá-las de lá, ou pior, para empurra-las para a rede.

A vitória valeu o oitavo lugar provisório na tabela, e um belo respiro a Milton Mendes e o elenco. De qualquer forma já é um desempenho muito superior ao de 2015, quando fizemos a campanha mais vergonhosa de um time grande na Série A. Em 6 rodadas estamos com 9 pts, em 2015, em 23 rodadas fizemos 13.

E isso pode melhorar, porque as próximas partidas são contra a Chapecoense na Arena Condá, e podemos arrancar um empate lá, talvez até mesmo uma vitória. Depois vem o Avaí em São Januário, onde apenas a vitória será satisfatória. Podemos, na oitava rodada, estarmos com 13, talvez 15 pts. Basta o time corrigir algumas falhas que anda apresenta, e ter a mesma disposição que vem mostrando nesse início de Brasileirão.

E mais uma vez o ponto alto do jogo foi a Nação Vascaína presente no Caldeirão. Que show de torcida!

Saudações Vascaínas!


sábado, 10 de junho de 2017

Vasco x Sport PE

Daqui a pouco o Vascão volta a campo para enfrentar o Sport PE, pela sexta rodada do Brasileirão 2017. O jogo é novamente em São Januário, local que o Vascão tem que transformar em alçapão, caso queira uma participação minimamente tranquila no Brasileirão desse ano.

E mais uma vez não teremos uma tarefa das mais fáceis. O Sport tem um elenco bastante razoável, e vem embalado pela recente estreia de Luxemburgo, além da boa vitória conquistada sobre o Flamengo no meio de semana. De qualquer forma o Sport está entre aquelas equipes, que estão na briga entre a queda para a Série B e uma disputa de vaga na Sulamericana. Assim como o Vascão, eles têm duplo incentivo.

Pelo lado do Vascão existe a possibilidade da volta de Nenê ao time principal, e a pressão de vencer em casa. De qualquer forma o time já está mais ou menos montado com as peças que tem o elenco. Então o que precisa é de mais atenção, principalmente na recomposição defensiva, que ainda apresenta muitas falhas. Outra coisa é que o time ainda apresenta um pouco de lentidão no seu meio campo, e não vejo como a entrada de Nenê resolverá esse problema. Eu entraria com Wellington, e liberaria mais Douglas. Opções táticas, que só saberemos se dá certo ou não se aplicadas.

Vamos torcer, e que cheguemos aos 9 pts.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 8 de junho de 2017

Cinco chutes, Cinco gols

E com isso o Vascão sofreu a segunda goleada no campeonato, dessa vez por 5x2 para o Corinthians, jogando em São Januário. Se lembrarmos que perdemos no início do ano por 4x1 para esse mesmo time, vemos que a diferença entre as equipes permanece mais ou menos a mesma, e que o problema do Vasco não é exatamente de treinador. E vamos ao jogo.

No primeiro tempo o Corinthians fez um gol nos minutos iniciais, em jogada de toques rápidos, de futebol moderno, de time que está treinado, e que foi montado de forma consciente, com planejamento. O Vasco não se assustou, foi pra cima, teve imensa superioridade no tempo de bola, mas isso não é suficiente, tem que saber o que fazer com ela. Com isso o Vascão criou pouco e mal, seus atacantes tiveram dificuldades em concluir a gol, e as melhores oportunidades foram chutes da entrada da área de Manga e Mateus. Juntamos algumas cabeçadas sem perigo, e foi tudo que o Vascão criou. No final do segundo tempo o Corinthians deu seu segundo chute a gol, e fez seu segundo gol, em contra-ataque de apenas dois toques. A bola foi enfiada para Jo na corrida, que ganhou de Paulão, driblou Martin Silva, e meteu para o gol vazio.

No segundo tempo a coisa parecia que seria diferente. Em 5 min o Vascão empatou com dois gols de Luís Fabiano, e passou a pressionar com muito mais qualidade. Criava melhores oportunidades, mas seus atacantes não concluiam com perfeição. Luís Fabiano perdeu gol incrível, Manga também, Nenê tinha entrado e se entendia bem pela direita com Pikachu, e o Corinthians não chegava. Isso até que os paulistas paulistas deram seu terceiro chute, e gol. Na ânsia do resultado, Milton Mendes tirou Jean e colocou o fraquíssimo Muriqui, aí não só o Vascão se perdeu, como o Corinthians chutou mais duas vezes, e 5x2 para o adversário.

Milton Mendes errou ao tirar Jean. Se a proteção à zaga era falha com ele, sem ele deixou de existir. É verdade que se o Vasco tivesse virado o jogo, ele seria o gênio das táticas e mudanças, mas essa hipótese era muito remota, e a realidade comprova isso. Também temos que aceitar que entramos nesse campeonato para não cair, não importando o que fale Eurico Miranda. Assim, um empate contra o Corinthians nos colocaria 1 pt mais próximo do objetivo.

Disso há duas coisas que precisamos entender. Uma é que o time é fraco, e o elenco é pior. Dois é que temos que fazer o Campeonato dentro de nosso potencial, não do que gostaríamos. E isso significa ganhar dos 7 ou 8 que brigarão na parte de baixo da tabela, e tentar arrancar alguns pontos dos que brigarão acima. Isso não tem a ver com clube, mas com time. Avaí, Bahia, Sport, etc, são times que temos que vencer. São Paulo e Cruzeiro, Santos são times que poderemos vencer em São Januário, já Palmeiras, Corinthians, Grêmio, podemos tentar tirar alguns pontos. 

Milton Mendes já deu um padrão tático que o time não tinha, já mostrou conhecer o elenco, sendo que praticamente descartou vários atletas, e vem trabalhando efetivamente com um grupo pequeno, e que são os que entram em campo, agora precisa entender que esse grupo está muito aquém dos melhores elencos do Campeonato, e que se ficar se abrindo para eles arriscará não atingir o objetivo, que é se manter na Série A, e ainda passará muitos vexames esse ano.

O próximo jogo é contra o Sport, também na Colina. Esse o Vascão tem obrigação de vencer, se quiser ter um ano dentro de suas possibilidades.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Vasco x Corinthians

Daqui a pouco o Vascão entra em campo contra o Corinthians. O jogo será em São Januário, com promessa de casa cheia e um belíssimo espetáculo da torcida Cruzmaltina. Também temos expectativa para um bom jogo, e boas perspectivas para o Gigante, não só nesse jogo, mas na sequência da competição, já que dos próximos 6 jogos temos 4 no Rio, e 2 fora, sendo os adversários a Chapecoense e o Atlet. GO.

Para hoje temos um Vascão que deve trazer a volta de Luís Fabiano e Pikachu. O time também deverá estar muito motivado, devido a festa que a torcida promete na recepção do time, e para incentivar durante o jogo.

Já o Corinthians deverá entrar com alguns desfalques.

Mas isso não significa um jogo fácil. Além de campeão paulista, o time do parque São Jorge acumula bom desempenho nesse início de competição sendo um dos líderes, e mesmo que perca, deverá vender caro um resultado negativo.

E vamos torcer para ninguém marcar pênalti contra o Vascão hoje. Já deu.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 6 de junho de 2017

Grêmio 2 x 0 Vasco

Ontem o Vascão foi derrotado pelo Grêmio RS por 2x0, o que fez o Gigante cair para a décima posição na tabela, ao menos enquanto não termina Bahia x Atlético GO. O resultado, nesse caso, é menos importante do que o que vimos em campo. 

Explico. Milton Mendes dá mostras de que já tem o elenco na mão, os atletas de que estão assimilando o que o treinador quer, e todos mostram que sabem as limitações e capacidades do elenco. Isso poderá nos levar a chegar a vôos sem muitas turbulências, mas seguramente não tão altos quanto propaga Eurico Miranda.

Quanto ao jogo, vimos um Vasco entrar fechado, buscando os contra-ataques, jogando com inteligência. Essa inteligência faltou ao estreante Wellington, que participou de um lance infantil, que o árbitro acabou por marcar pênalti. Foi a chance que os gaúchos tiveram no primeiro tempo, e eles aproveitaram. Até então o Vascão estava ligeiramente melhor, sendo mais perigoso que o adversário. E isso mudou o panorama do jogo.

No  segundo tempo a coisa mudou de figura, o Vascão teve que ir para cima buscar o gol, e foi o Grêmio que passou a jogar em contra-ataques. Os Cruzmaltinos até chegaram a criar alguma coisa, mas sem serem muito incisivos. No final do jogo Nenê poderia ter criado ótima oportunidade, mas preferiu tentar cavar um pênalti. Resultado, cartão amarelo para o Vascaíno. Logo depois o Grêmio fez mais um, nos acréscimos, fechando o placar e qualquer chance de reação Cruzmaltina.

E eu disse que o resultado foi menos importante do que o que aconteceu em campo. E isso porque o time se portou bem. Claro que ninguém gosta ou quer perder, mas os fatos são que, perder pó 2x0 lá não é anormal, o time Vascaíno não se abateu ou desesperou, mostrando controle emocional e padrão tático durante todo o jogo,

Quanto a arbitragem, não adianta ficarmos chorando. Foram 5 pênaltis em 4 jogos. Número muito elevado, mas em nenhuma das marcações há unanimidade de não ter sido pênalti, tendo sido lances interpretativos. Ao contrário, em alguns houve unanimidade em apontar que houve a infração. Gostei da abordagem de Eurico sobre o assunto, que apenas solicitou os mesmos critérios nas marcações a nosso favor, e mostrou que isso não está havendo, mas eu teria esperado mais umas duas rodadas antes de me manifestar nesse sentido, e não teria convocado uma coletiva apenas para isso.

Saudações Vascaínas!









domingo, 4 de junho de 2017

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno: Grêmio x Vasco 04/06/2017

Mais uma partida do Gigante comentada pelo pessoal do A Voz do Vascaíno! Como sempre também teremos outros assuntos de interesses dos Vascaínos, e comentários e informações sobre a eleição desse ano. Partícipe você também, hoje a partir das 22h00.



Grêmio x Vasco

O Vascão volta a campo hoje, às 16h00, em jogo contra o Grêmio RS em Porto Alegre. A partida não é decisiva, mas em pontos corridos todas as partidas valem muito. A de hoje vale uma melhora significativa na tabela, e de quebra a escrita que vem desde 2012, última vez que o time venceu 3 seguidas numa mesma edição de Brasileirão.

Pelo lado do Grêmio não podemos esperar moleza. A equipe gaúcha vem muito embalada, apresentando um futebol moderno, eficiente, e que lhe garante um bom desempenho nas competições que vem enfrentando esse ano. Mesmo o fato de que Renato Gaúcho pode escalar um time misto não pode ser ser tido como fundamental, porque o Grêmio joga em casa, e isso sempre foi um fator diferencial para eles.

Já o Vascão só não deve contar com Luís Fabiano, que provavelmente será poupado. Nenê deve entrar em seu lugar, garantindo experiência e técnica em campo. Provavelmente Kelvin cederá lugar a Manga, que terá chance de sair jogando. Pikachu também deve ceder o lugar a Wellington, recém chegado do São Paulo, e que pode estrear hoje. Sua presença traz a ideia de encorpar o meio campo, garantindo mais marcação na tentativa de travar o rápido time sulista. Isso também libera Douglas um pouco mais, para que este chegue à frente com mais liberdade. Nenê atuaria como falso 9, revezando a chegada na área com os que vêm de trás.

Essa formação mostra a intenção de Milton Mendes de "fechar a casinha" e tentar sair rápido em contra-ataques. Pode dar certo, até porque partir para cima dos gaúchos tem muito mais chances de dar errado.

Mas hoje a tarde saberemos o resultado das estratégias e disputas. Para quem não puder estar no estádio, a partida terá transmissão ao vivo pela Globo.

Saudações Vascaínas!

sábado, 3 de junho de 2017

Eliminação sofrida

O time sub-20 do Vascão vencia o Atlético MG até os 45 min do segundo tempo, e se classificava para afinal da Copa do Brasil da categoria, mas tomou dois gols nos acréscimos, e viu o sonho de título virar realidade de eliminação. Uma pena, porque tínhamos equipe para sermos campeões dessa competição. Só que é aquela velha história, o futebol é o único esporte que está recheado dessas situações, nem sempre vence o melhor, etc, etc.

Nisso tudo só espero que essa derrota doída tenha servido de aprendizado para essa garotada, que a torcida não os marque, e que muito menos pegue no pé deles. Qualquer equipe está sujeita a isso, eles são jovens, estão ainda mais propensos a esses tropeços, e se as categorias de base forem campeãs ótimo, mas o objetivo delas é revelar atletas, e após alguns anos, finalmente isso vem ocorrendo com mais frequência.

Tabu

Já tem algum tempo que o Vascão não vence 3 partidas seguidas na Série A do Brasileirão. Amanhã, contra o Grêmio RS, teremos uma bela oportunidade para isso, mesmo porque há grandes chances de os gaúchos entrarem com um time misto, dando prioridade à Libertadores. Mas mesmo que o time deles seja misto, ainda assim será um time muito perigoso, e que jogará em casa.

Nessa situação seria excelente quebrar esse tabu e voltar com a terceira vitória, mas o mais importante de tudo é não perdermos, porque na quarta-feira já teremos outra pedreira em casa, contra o Corínthians.

Brasileirão Série A não é mole não. O coro come em todas as partidas.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Muita conversa mole

Desde que Nenê foi para a reserva no time do Vasco, temos visto uma série de reportagens que indicam insatisfação do meia-atacante, e que ele estaria deixando a Colina. Vamos fazer duas colocações sobre essa situação.

A primeira é que não conheço nenhum atleta que goste de perder a vaga no time titular. Nenê não seria exceção. Mas entre estar contente com a situação, e estar criando problemas, vai um longo caminho. Nada indica que isso esteja acontecendo, até porque Nenê sempre se portou de forma absolutamente profissional.

A outra é que, devido a situação acima, Nenê estaria deixando a Colina. Ora, toda vez que se abrem janelas Nenê está deixando a Colina. Vários são os clubes e os mercados que desejam Nenê ardentemente. Mas ele segue no Vascão.

Ora, vamos a uma visão mais clara da situação. Nenê é um jogador com idade relativamente avançada, tem mostrado dificuldade de recuperação física, e tem mostrado um futebol que torna o time lento (esse blogueiro diz isso não é de hoje). Assim Nenê não é imprescindível, mas é importante. Importante para o time e para o elenco. O Brasileirão é uma competição longa e desgastante, não se disputa com um time, mas com um elenco forte. Nenê é parte importante desse elenco.

Disso se tira uma conclusão: enquanto não se concretiza nada, então tudo isso não passa de especulações.

Saudações Vascaínas!