segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Vascão fora da Taça Guanabara

O Vascão perdeu por 1x0 para o Flamengo no sábado de Carnaval, e deu adeus à Taça Guanabara. Sei que já se passam dois dias desde o jogo, mas estive sem internet durante esse tempo, e só agora pude me informar e assistir ao jogo e aos melhores momentos.

Na verdade o resultado não foi tão ruim, afinal, após nove jogos de invencibilidade era apenas questão de tempo para que o adversário acabasse com o jejum. O que preocupa no time do Vasco foi a visível falta de preparo físico mostrado pela equipe no segundo tempo de jogo, e a dificuldade em evoluir. Os mesmos problemas continuam presentes, e não estamos vendo evolução no time. Ao contrário, em alguns pontos vemos retrocesso. As dificuldades de cobertura à zaga, lentidão no meio campo, falhas de finalização, e dessa vez o time ainda afunilou o jogo pelo meio. 

Mas o Flamengo só foi realmente superior depois que o time do Vascão cansou e foi para o tudo ou nada. A partir de metade do segundo tempo o Flamengo perdeu ao menos umas três chances claríssimas de gol, e o resultado poderia ter sido bastante amargo para os Vascaínos.

É verdade que vários dos atletas contratados vêm de longo tempo de inatividade, é verdade que são muitas mudanças, e que o time precisa de tempo para se encaixar, e é verdade que o tempo de trabalho foi pouco até o momento, mas jogadores jovens estarem com cãibras no segundo tempo de jogo, sendo o nono jogo da temporada, isso é sinal de que algo está errado na preparação física. Onde está o Caprres, onde estão os preparadores físicos?

De resto é Cristóvão Borges abrir o olho, porque desse jeito teremos um Brasileirão sofrível, e o elenco esse ano está melhor, e oferece mais opções. O próprio emprego do treinador ficará em xeque rapidamente. Começa que ele não conta com o apoio da torcida.

A propósito, Luis Fabiano não é a solução para esses problemas. Thales não fez nada, porque a bola não chegou nele, como provavelmente não chegaria, caso o centroavante fosse o Fabuloso. 

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

E o Fabuloso chegou

Luis Fabiano com a camisa do Vasco na apresentação eSão Januário

Desembarcou, foi apresentado, deu entrevista e já participou de seu primeiro treino hoje, o atacante Luis Fabiano. Ele chegou de manhã e foi carregado pela torcida, que fez uma bela festa no Santos Dumont, e depois compareceu a São Januário para assistir ao primeiro treino da nova contratação.

Continuo achando que tecnicamente é uma aposta arriscada, e o Vasco paga alto por essa aposta.

Só que é inegável que o Fabuloso mexeu com a torcida, algo que não acontecia desde 2011-12, quando o Vascão fez boas campanhas, ganhando a Copa do Brasil, quase levando o Brasileiro, e fazendo belo papel na Libertadores.

Se Luis Fabiano acertar em campo e começar a fazer seus gols, não tenho dúvidas de que a torcida abraça de vez. Torço muito para isso, o Vasco precisa de uma boa temporada para retomar seu rumo, tão desvirtuado nos últimos anos.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Início de uma reação?

Reação para o futebol brasileiro. Há muito que a Globo é a verdadeira dona do esporte mais popular do país, que apoiada por federações estaduais e CBF, acaba por impôr condições aquém de suas possibilidades aos clubes brasileiros. Mas aos poucos alguns passos são dados para quebrar essa hegemonia e, principalmente essas condições inferiores ao potencial que existe.

A atitude que Atlético Paranaense e Coritiba tomaram ontem foi emblemática. Acredito que tenha sido a mais séria em confrontar a atual estrutura de poder que mantém o futebol praticado no país em condições aquém das possíveis, e que vem servindo, ano a ano, para diminuir a importância e o interesse do público pelo esporte.

Mas não pode parar por aí, e nem pode ser desvirtuada, como foi com a tal primeira liga, que serviu apenas para sobrecarregar ainda mais o já lotado calendário brasileiro.

A força dos clubes juntos é enorme. Seria bom que entendessem que a rivalidade deve ficar entre as quatro linhas apenas, e que fora delas o interesse deveria ser o mesmo, que é o de, juntos, aumentarem receitas, visibilidade, e a qualidade e interesse do esporte como um todo.

Abaixo a nota conjunta de Coritiba e Atletico-PR.


Confira o posicionamento oficial de Coritiba e Atlético-PR em relação ao ocorrido neste domingo

O Coritiba Foot Ball Club e o Clube Atlético Paranaense informam que o clássico deste domingo (19), no Estádio Atlético Paranaense, não foi realizado devido à decisão da Federação Paranaense de Futebol de não autorizar o início da partida com a transmissão dos clubes em seus canais oficiais, no Facebook e YouTube, contrariando os interesses de seus afiliados CAP e CFC.


Os clubes lembram que a ação pioneira foi realizada, pois as duas equipes não venderam os direitos de transmissão de seus jogos no Campeonato Paranaense, por não concordarem com os valores oferecidos.


Diante da posição arbitrária e sem qualquer razoabilidade da Federação Paranaense de Futebol, os clubes lamentam o prejuízo causado ao futebol paranaense, em especial aos seus torcedores.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno - VASCO X PORTUGUESA-RJ. 19/02/2017

Vascão se classificou para as semifinais da Taça Guanabara com vitória magra sobre a Portuguesa. E aí, vamos ver o que dizem os membros do A Voz do Vascaíno. E participe você também do programa.


FJV 47 ANOS


SEMPRE EM DEFESA DO VASCÃO


sábado, 18 de fevereiro de 2017

Vascão na semifinal da Taça Guanabara

O Vascão venceu a Portuguesa da Ilha por 1 x 0 e se classificou para a semifinal da Taça Guanabara. Não consegui assistir ao jogo, mas mais uma vez Thales salvou os Cruzmaltinos, com um gol de cabeça aos 17 min do segundo tempo. Agora esperamos a definição do outro grupo, para sabermos se jogaremos  a semi contra Flamengo ou Madureira, em jogo único.

Torcida única?

Além do jogo, talvez a torcida também seja única na semifinal, ou até mesmo numa final. Eurico Miranda disse que o Vasco não jogará com torcida única. Ele vai cumprir a palavra dessa vez?

Luis Fabiano

O Fabuloso já rescindiu seu contrato na China, e deve chegar segunda-feira, às 09h 00min no aeroporto Santos Dumont. A torcida está eufórica, e promete grande festa para receber Luis Fabiano. Thales tem que aproveitar e aprender com o veterano.

Fim do primeiro ciclo de contratações

Com a chegada do Fabuloso o Vasco encerra as contratações para o Carioca. Para brigarmos por título no Brasileirão acho que ainda precisaríamos de pelo menos mais dois reforços. Um zagueiro mais novo para fazer companhia a Luan, e um primeiro volante que saiba sair jogando. Mas vai que alguém acerta na posição antes disso?

De qualquer forma, Brasileiro não se ganha apenas com time forte, mas com elenco forte.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Resultado x Desempenho

Sei que muita gente, a maioria mesmo, irá discordar de mim, mas não vi o time do Vasco jogar tão mal assim contra o Vota Redonda. Claro, o resultado foi ruim, levando-se em conta o adversário, foi muito ruim, mas o Vascão criou várias oportunidades, encurralou o Volta Redonda, e jogou como há muito tempo eu não o via jogar. Para apoiar essa opinião, vamos apenas dizer que Kelvin, Nenê, Guilherme, Luan, perderam juntos umas 6 ou 7 boas oportunidades.

Mas isso não quer dizer que o time foi bem, apenas que melhorou muito seu desempenho no ataque, mas voltou a mostrar falhas de proteção à zaga, pois ficou muito exposto ao contra-ataque do Volta Redonda, e mostrou péssimo posicionamento defensivo, mesmo em bolas paradas, que até pouco tempo atrás eram o grande trunfo do Vascão. Outra coisa que preocupa é a dificuldade dos Vascaínos em colocar a bola dentro do gol. Isso já tinha aparecido claramente contra o Resende e o Santos-AP, e voltou a ficar nítido contra o Volta Redonda.

Temos que levar em conta que vários dos novos atletas vêm de contusões sérias, ou de um bom tempo parado. Muriqui, Gilberto, Wagner, Escudero e Jean se encaixam nessa condição.

Cristóvão terá muito trabalho para colocar esse time em condições de fazer um bom Brasileirão, ou para disputar o Tri-Estadual, porque mesmo o time mostrado potencial, ainda tem muito a evoluir.

Quanto a Luis Fabiano, não sei se ele ajudará esse time. As última atuações que vi dele indicam que não, e o tempo passado não ajudou a melhorar, mas esperamos que acerte.

Saudações Vascaínas!

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Blog do Vascão Eterno e A Voz do Vascaíno




Volta Redonda x Vasco

O Vascão volta a campo hoje, às 19:30 pra enfrentar o Volta Redonda no estádio do Trabalhador, casa do adversário. O Vascão busca a terceira vitória na competição, e uma vaga nas semifinais da Taça Guanabara. Isso porque faltando apenas duas rodadas para o final dessa fase de classificação, a vitória sobre o Volta Redonda deixará o Vascão isolado inalcançável por qualquer de seus adversários, e caso o Fluminense perca, ainda poderemos ficar com a primeira posição do grupo.

O jogo só terá transmissão por Pay-Per-View, e além de poder garantir o Vascão na próxima fase da Taça Guanabara, também servirá para dar mais ritmo de jogo e entrosar os recém contratados na equipe. Também servirá para termos uma melhor noção se as boas jogadas criadas contra o Santo-AP, foram pela qualidade da equipe, ou pela fragilidade do adversário.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Passeio por 2 x 0

Até gostei do que vi. Um time mais rápido, com ultrapassagens pelas laterais(nas duas), com cruzamentos na área, sendo alguns bons cruzamentos, com boa troca de passes no meio de campo. Muitas chances criadas, e todas desperdiçadas, principalmente pela ânsia de marcar dos estreantes, pelo preciosismo, e pela falta de pontaria também. Com isso os dois gols foram de pênalti, ambos anotados por Nenê. 

Que pese a fragilidade do adversário, o Vasco ao menos se portou como Vasco, algo que não fazia há muito tempo em jogos como esses.Mas o jogo em si serviu como ótimo treino.

O próximo adversário na Copa do Brasil sai do confronto entre Vila Nova GO x Fast AM.

Errata

Ontem dissemos que o Vascão precisaria de 2 gols de diferença para passar de fase no primeiro jogo contra o SantosAP. Erro nosso. Primeiro porque não eram precisos 2 gols de diferença, 1 só já bastava. Segundo porque esse primeiro confronto não tem jogo de volta. Ou seja, se perdêssemos ontem, estaríamos fora. Menos mal que vencemos, e preciso prestar mais atenção aos regulamentos dos campeonatos que o Gigante participa. Essa primeira fase foi criada nitidamente para dar rodagem aos times de menor expressão do país.

Desculpem a nossa falha.

Saudações Vascaínas.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Vascão na Copa do Brasil

O Vascão estreia hoje, às 21h00, na Arena das Dunas, contra o Santos-AP, na Copa do Brasil 2017. O jogo só terá transmissão da Fox Sports.

Tendo em conta o adversário, não espero nada além de uma vitória por pelo menos dois gols de diferença, de forma a garantir a passagem para a próxima fase, sem necessidade de jogo da volta.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Estamos devendo. Pagamos.

Para quem não viu, seguem os dois programas do ano do "A Voz do Vascaíno". Análises sobre o desempenho da equipe nos jogos Vasco x Fluminense, Bangú x Vasco e Vasco x Resende, e sobre o mais importante que acontece na Colina Histórica.





segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Vascão vence Resende na Colina


Ontem o Vascão venceu o Resende por 2x1, em jogo válido pela terceira rodada do Estadual 2017. A vitória foi conquistada de virada, após um primeiro tempo bastante fraco dos comandado de Cristóvão Borges. O time voltou a apresentar os velhos e conhecidos problemas de lentidão no meio-campo, dificuldades de construir jogadas, deficiências na proteção à zaga, Isso tudo resultou na vitória parcial do adversário, que ainda perdeu várias oportunidades, e mais uma vez Martin Silva salvou a pátria Vascaína. 

No segundo tempo Evander deu lugar a Jean, e Rodrigo a Rafael Marques, e o time apresentou alguma melhora na proteção à zaga e também na velocidade do meio-campo. Logo aos dois minutos isso ficou nítido ao empatarmos a partida. Jogada em velocidade pela direita, e cruzamento de Pikachu para Escudero escorar para o gol.

Depois foi o Vasco buscando a virada, e o Resende buscando mais um gol no contra-ataque. Tanto o Vascão, quanto o Resende criaram suas oportunidades, mas quem aproveitou foi o Vascão com Thales, em jogada bastante parecida com a do primeiro gol.

No final os Cruzmaltinos levaram os 3 pts, só que deixaram a nítida impressão de que ainda temos muito que evoluir, mas que, com a chegada de outros reforços, há esperanças de um time bem mais competitivo. Ficou nítido que o elenco que disputou a Série B seria totalmente insuficiente para disputarmos as competições do ano. As chegadas de Kelvin, Escobar e Gilberto deverão dar novo gás a esse time. Também temos a chegada iminente de Bruno Paulista e a diretoria promete mais um zagueiro e um lateral esquerdo. Se forem de bom nível, poderemos ter chances de fazer bom papel.

Saudações Vascaínas!
.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Retrospectiva de janeiro

Estive ausente por todo o mês de janeiro, por absoluta falta de uma internet que me possibilitasse acessar e postar. Vencido esse obstáculo que tenho de forma cíclica, farei uma rápida retrospetiva dos acontecimentos do último mês, e dizer o que espero do Vascão esse ano.

Contratações - Escudero, Muriqui, Wagner, Jean, Gilberto e Kelvin. Esses estão confirmados. O Club ainda tem interesse em Luiz Fabiano e Bruno Paulista, além de seguir atrás de um zagueiro. 

Resultados - Até o momento foram 5 jogos, sendo 3 vitórias e duas derrotas. Vitórias contra adversários fracos e/ou contestadas. Derrotas elásticas contra rivais que serão enfrentados no Brasileirão. É início de temporada, e ainda não há motivos para grandes preocupações, mas precisa melhorar muito.

Cristóvão Borges - Não acho que seja tão mal treinador quanto muitos afirmam. Além disso, o elenco que tem nas mãos ainda é fraquíssimo. Vamos aguardar que tenha um elenco mais forte a seu dispor, e depois analisamos se deu certo ou não. Caso não consiga um crescimento sensível no rendimento da equipe ainda no Estadual, e levantou-se em conta o elenco que possua, aí pode ser motivo de substituição, sob risco de pôr todo o resto do ano em xeque.

Quanto as mudanças de posição que está promovendo, não sou contra. Na idade de Evander isso é muito normal, e mesmo após são muitos os exemplos de atletas que mudaram de posição e se deram muito bem. Cafú, Zé Roberto, Roberto Dinamite, Donato, Mazinho, Ricardo Rocha, Zico, Alan, Higuita, entre outros. A questão não é mudar de posição, mas se o atleta vai se adaptar às novas funções.

Com isso tudo o Vascão ainda não me parece um time que vá lutar por grandes títulos na temporada, mas tampouco deverá correr riscos de rebaixamento, e tem condições de ir longe nas competições que participar. Quem sabe até não belisque uma vaguinha na Libertadores, ou uma Copa do Brasil?