Hoje, às 16:00 hs, Vasco e botafogo entram em campo para decidir o campeonato Estadual de 2015. Para o botafogo o título é importante, como forma de consolidar uma recuperação, depois do desastre administrativo-financeiro-esportivo, que assolou o clube na última administração, e que culminou com a segunda queda da equipe para a Série B do Brasileirão. O botafogo em compensação foi campeão em 2013, e em 2014 disputou a Libertadores da América, mostrando que em campo a administração não foi tão desastrosa assim.
Mas é o Vascão quem mais vem sofrendo pela falta de conquistas em campo, e por isso mesmo, é o que mais necessita levantar esse caneco. Nos últimos 11 anos o Vascão levantou apenas uma Copa do Brasil, estando por todo esse tempo sem conquistar um Estadual. O último foi no já longínquo 2003, sob a batuta do mesmo Eurico Miranda, mas que depois, devido uma série de problemas extra-campo, se enrolou e não conseguiu manter o ritmo de conquistas que marcaram o Vascão pelas décadas de 80 e 90 - principalmente esta última. A vitória hoje serviria para coroar o início de um trabalho que vem sendo muito bem feito em sua volta à presidência do Club. Esperamos que essa mesma vitória, caso venha, não lhe suba à cabeça.
Nesse quadro descrito acima, me parece que é o Vascão também quem tem a maior necessidade de conquistar esse título. Só que como disse, o Vascão tem mais motivação, mas o botafogo também tem as suas.
Como já dissemos em nosso comentário pré-jogo do último domingo, achamos que nome por nome o Vascão é levemente superior ao botafogo, superioridade essa que é anulada pelo bom momento que vive a equipe adversária, e que tem feito os jogos entre os dois esse ano serem muito equilibrados.
Mas o Vascão também vem num crescente nos últimos jogos. além de ter o incentivo de quebrar dois jejuns de uma única vez. O primeiro é o do título Estadual, que como já dissemos acima, completará 12 anos em 2015, caso não seja conquistado. O segundo é o de vencer o rival em finais. A última vez foi no século passado, na década de 70, na decisão da Taça Guanabara de 1977. Já lá se vão uns 40 anos.
Como os dois times se equivalem, o jogo poderá ser decidido em um ou outro detalhe, exatamente como foi o último, quando as duas equipes criaram situações de gol, quando os goleiros - principalmente Martin Silva - apareceram bem, mas o jogo foi decidido em uma falha coletiva da zaga de nosso adversário.
O botafogo não fez mistério, mas Renê Simões poderá tentar armar uma surpresa para Doriva. Este por sua vez fez seus mistérios, mas não acredito que faça nada muito diferente do que fez nos últimos jogos. Martin Silva, Madson, Luan, Rodrigo e Christiano; Guiñazu, Serginho, Julio dos Santos e Marcinho; Gilberto e Dagoberto. Esse é o time que acredito entrará em campo hoje. Surpresa de Doriva? Sim, porque todos acreditam em uma alteração.
Deveremos ter um jogão, e quem não conseguiu ingresso deverá estar ligado na TV.
Saudações Cruzmaltinas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário