O Vascão venceu o bangu ontem, em São Januário, pelo placar de 2 x 0. Dentro do que havíamos previsto para o jogo, algumas coisas se concretizaram, outras não. Então vamos a elas.
1 - O primeiro ponto é Bernardo. Escalado como o grande responsável de encostar no ataque e armar jogadas, Bernardo mais uma vez decepcionou. É certo que segue como artilheiro da equipe no Estadual, mas a verdade é que desde o começo do campeonato se limita, quase que exclusivamente, a jogadas de bola parada. Ontem isso foi mais verdade que nunca. Um jogador na casa dos 25 anos não pode estar limitado a isso, principalmente com a dinâmica do futebol moderno.
2 - A apresentação do time. Não dá para dizer que foi melhor ou pior que contra o fluminense. Na verdade podemos compará-la com outras apresentações contra pequenos, e o time mostrou bastante evolução. No primeiro tempo teve muito volume de jogo no início, e criou várias oportunidades claras, a partir dos 20 min até os 35 min, um jogo mais equilibrado, e depois o Vascão voltou a dominar. No segundo tempo um jogo mais estudado, o Vascão soube usar os espaços deixados pelo bangu, que tentava o empate. Erramos muito ainda no último passe e nas conclusões, mas o time mostrou nítida evolução. O placar poderia ter sido até mais elástico.
3 - Gilberto jogou bem outra vez. O problema de homem de área está resolvido, embora ele esteja com uma inhacazinha meio estranha. Ontem perdeu ao menos 3 gols em ótimas oportunidades, mas ele vai balançar as redes e será importante nesse time. Rafael Silva subiu de produção depois que voltou para sua posição de origem.
4 - Julio dos Santos vem sendo o cérebro do time. Ontem, mesmo mais recuado, não deixou de dar bons passes, de aparecer para apoiar o ataque e distribuir o jogo com inteligência. Se firma cada vez mais, além de, quando volante, saber sair jogando. Apenas um erro em desatenção, que lhe rendeu um amarelo. Nos prós e contras não pode sair do time.
5- A torcida abraçou. Chegou junto, compareceu em número excelente a São Januário, apoiou o tempo todo e o vínculo time-Nação está se fortalecendo. Isso é importante para a sequência do campeonato, e para o soerguimento do Club.
6 - Não conseguimos a goleada que queríamos, por isso, qualquer que seja o resultado de botafogo x flamengo, o Vascão perde a ponta. Mas conseguimos por pressão, porque estamos cada vez mais próximos, e o time vem subindo de produção.
Ainda sobre o time, Madson vem queimando a língua desse blogueiro (ainda bem). Jogou bem contra o fluminense, e ontem voltou a apresentar bom futebol, além de uma disposição física invejável. Parece que está adquirindo confiança e postura de jogador de time grande.
Com isso tudo podemos dizer que o jogo de ontem foi bastante positivo. Aos poucos Doriva vem dando cara a essa equipe, testando bastante nesse Estadual, e preparando o time para jogar o brasileiro, onde o nível sobe sensivelmente. A diretoria também vem dizendo a que veio, e está tirando algumas soluções criativas, como a campanha pela reforma do ginásio, agora precisamos arrumar um patrocínio. Na parte técnica, já começa a reforçar o time para o brasileiro (como provimos), e a chegada de Dagoberto é prova disso. Se ele estiver a fim, nosso ataque estará resolvido com ele e Gilberto, tendo ainda os bons Rafael Silva e Thales na reserva.
Nessa história toda só lamento por Thales, que parece ter deixado o sucesso momentâneo subir à cabeça, e nem de longe reedita as boas atuações que teve em seu primeiro ano no profissional. Mas ainda é muito novo, e pode se recuperar facilmente.
Com isso tudo o Vascão parece estar encontrando seu rumo no meio das águas turbulentas que enfrentou nos dois últimos anos. Pode até não levantar nenhum título esse ano, mas deve ser capaz de fazer bom papel em todas as competições que disputar.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário