segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Santos 4 x 1 Vasco: placar mentiroso?

O Vasco foi impiedosamente goleado ontem na Vila Belmiro por 4x1 ontem e tenho visto muitos da imprensa dizendo que o placar não refletiu o jogo, que o Vasco não jogou para um placar desses e que o Vasco foi melhor em quase todo o primeiro tempo, e em muitos momentos do segundo também. Concordo, mas por motivos absolutamente distintos dos apontados pela maioria dos analistas.

Sim, até o pênalti (muito mal marcado, por sinal) o Vasco tinha muito mais a bola que o Santos, dominava as ações e já tinha tido 7 escanteios (números usados pelos analistas), mas o Vasco não tinha incomodado efetivamente o goleiro santista, como não incomodou efetivamente o goleiro adversário durante todo o primeiro tempo. Sim, o Vasco chegou algumas vezes, mas nenhuma em condições ideais de arremate.

Já o Santos foi cirúrgico, fez 3 no primeiro tempo das 4 boas oportunidade que criou, e a verdade é que, no segundo tempo, não transformou a partida numa goleada realmente histórica porque não quis, porque o time santista sobrava em campo. O lance do 4º gol espelha o que era a partida, porque ainda que tivéssemos 11 contra 11, e depois 10 contra 10, os santistas ocupavam os espaços com muita eficiência, corriam muito e com muito mais inteligência, e sempre tinham superioridade numérica na região do campo onde a bola estava. Também, sempre que aceleravam no ataque, criavam situações de perigo para o gol de Leo Jardim. E isso não quer dizer que os Vascaínos não corressem, mas que os santistas corriam melhor.

Quanto a confusão o único erro foi não expulsar o goleiro do Santos. Não, Sebastián não quis acertar o Soteldo. O que ele quis fazer foi dar um chega pra lá, um aviso do tipo, "baixa a bola porque não é assim que se faz". Se ele quisesse acertar, tinha acertado. Já Medel chegou na confusão empurrando e peitando todo mundo, o Lucas Lima também, e o goleiro do Santos agrediu o Medel, e devia ter sido expulso, e o VAR mais uma vez interviu errado.

Agora, um aparte sobre Sebastián Ferreira: o que ele jogou até agora. Já teve pelo menos umas 7 ou 8 oportunidades claras de gol nos momentos em que esteve em campo, e desperdiçou todas. Nunca construiu nada, está sempre meio perdido em campo. Fraquíssimo.

No fim o placar mostrou que o Vasco tem um Time que ainda apresenta carências, que precisa de mais pé no chão, e que precisa entender que precisa correr mais que o adversário.

Sim, o Vasco deve sair dessa área perigosa, e acredito que isso já ocorra nesse mês de outubro, mas algumas situações do jogo de hoje, e do jogo contra o América, deixaram claro que o Time ainda não sabe jogar fora de casa.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário