domingo, 10 de julho de 2022

Criciúma 0 x 1 Vasco

A vitória do Vasco ontem consolidou o Time na 2ª posição da tabela e o deixou o a 4pts do líder Cruzeiro, a 4pts do 3º Bahia, a 5pts do 4º Grêmio, e a ótimos 9pts do 5º Sport, este último o mais importante para nós. Mostrou também o equilíbrio que é essa Série B, e a dificuldade que temos tido nessa competição, e que é uma dificuldade de todos, o nivelamento técnico.

E ontem tivemos mais uma vitória típica da Série B. Um gol logo no início do jogo, de pênalti bem marcado, e depois um show de horrores de ambos os ataques. O Vasco foi levemente superior ao Criciúma, mas tenho dúvidas se venceríamos o jogo sem o pênalti, porque ficou claríssimo nossa dificuldade no último terço do campo. Decisões erradas e erros nos arremates dão base a essa desconfiança, ainda que o Time estivesse armado para aproveitar os espaços que tivéssemos nos contra-ataques, e isso foi bem feito, mas foi sempre mal concluído.

Mas além do resultado vimos quatro coisas que apenas confirmam as análises que fiz aqui. A primeira é que Léo Matos não pode ser reserva do Weverton. Léo não é nenhum craque impressionante, e mesmo assim impõe um abismo técnico e tático sobre seu rival.

A segunda é que o lado esquerdo foi bem ocupado, tanto por Riquelme, quanto por Erick. Isso dá uma certa tranquilidade à Torcida e à comissão técnica, que tinham muita desconfiança das dificuldades que teríamos sem os titulares Edmar e Pec. Os reservas entraram, mantiveram o nível, e arrisco dizer que Riquelme foi até melhor do que o titular, mas ainda precisa de rodagem. O problema é que rodagem se adquire jogando.

A terceira é que a dúvida que tínhamos para o setor esquerdo agora é transferida para o meio-campo. Andrey vem sendo destaque dessa Equipe, e não jogará contra o Sampaio Corrêa por suspensão. Como Maurício irá resolver essa ausência é a grande questão.

A quarta é que temos uma excelente defesa. Bem postada, extremamente firme nas bolas aéreas, e dificílima de ser batida. Ainda que o Criciúma tenha tido muita posse de bola, teve enorme dificuldade em entrar na defesa Vascaína, e de chances realmente claras tiveram uma ou duas oportunidades durante todo o jogo. Um enorme contraste com o ataque, ainda que este também esteja melhorando. 

Pois é pessoal. Vamos ver como ficaremos agora, porque não jogam Thiago nem Andrey. Mas acho que daremos conta desse desafio, porque nosso pão tem caído sempre no prato.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário