terça-feira, 10 de março de 2020

Pitacos sobre o Time do Vasco

O Time do Vasco não rende já tem alguns jogos. É complicado, mas o maior problema da equipe é o esquema tático horroroso de Abel Braga. Para jogar da forma que Abel imagina, é necessário um time com jogadores que tenham as características para que o 4-3-3 seja aplicado. O elenco do Vasco não tem atletas com essas características. Então é necessário mudar.

Vou começar a arrumar a casa do ataque para a defesa. Para começar Marrony precisa ser barrado. Ele é um atleta que se abate muito com as más atuações, e o fato de ter sido escalado desde o começo do ano em posição errada fez o trabalho, e agora ele não acerta mais nada. Uma reserva, com recondicionamento técnico pode ajudar o atleta a voltar melhor, desde que ele volte a ser escalado na sua posição, e para executar funções que estejam de acordo com suas características.

Aqui abrimos uma vaga para outro homem de meio campo. Juninho pede passagem. No momento Cano e Vinícius fazem a dupla de ataque.

No meio campo também precisamos de mudanças. Andrey pode ser adiantado, e Raul recuado. Marcos Jr. dá lugar a Guarim. Caso Raul não se acerte como primeiro volante, Bruno Gomes foi inexplicavelmente barrado. Ele tem vaga no lugar de Raul. Quando Benitez puder atuar, poderá ocupar o lugar de Juninho ou Andrey, já que ele sabe fechar o meio, mas também abre pelas pontas.

Na defesa a grande mudança é a saída de Werley. Ricardo Graça precisa ser testado, e se não der certo temos Miranda.

O esquema é 4-4-2, com variante para 4-3-3, ou até 4-5-1, a depender da partida, e do andamento das próprias partidas jogadas. Mas isso precisa ser treinado, precisa ser ensaiado. As saídas de bola precisam ser treinadas, contra-ataques precisam ser treinados, jogadas precisam ser ensaiadas. Isso porque precisamos preencher o meio-campo, precisamos dominar esse setor, para podermos municiar o ataque, e proteger a defesa.

E nada disso vemos no atual time do Vasco. Os atletas estão amarrados, e parecem não saber o que fazer. Esse é nosso maior problema. Existe um buraco entre defesa e meio, e meio e ataque se embolam. Isso é coisa de pelada, não de time de futebol profissional. Isso somado a decisões erradas, e carência técnica em várias posições, aí temos o resultado apresentado até agora. Mas tem jeito, só que para isso é necessário mexer no Time, na escalação, e no esquema tático. Abel tem se recusado a fazer isso.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário