domingo, 6 de dezembro de 2015

Vascão não se salvou

Vascão na Segundona de novo. 

O jogo contra o coritiba foi num gramado impraticável para o futebol, o que acabou nivelando a técnica de todos por baixo. Nessas condições o 0 x 0  foi o que poderia acontecer mesmo, fora um lance fortuito, ou um coelho que alguém tirasse da cartola. Como nada disso aconteceu..

Sobre a queda, ela não foi decretada no primeiro turno, ela não foi decretada nos erros de arbitragem, ela não foi decretada em nenhum desses momentos. Na verdade ela foi decretada ano passado, quando de forma totalmente ilógica, os sócios Vascaínos levaram Eurico Miranda de volta ao cargo mais alto do Club, cargo este que Eurico já havia provado que não tinha condições de exercer, e isso por oito longos anos.

A queda começou a se concretizar quando Eurico montou o ridículo elenco que foi Campeão Estadual. Campeão em cima de 3 mulas mancas, e de vários times com nível de 3ª e 4ª divisões. O time foi Campeão se arrastando e Ele acreditou que esse elenco poderia fazer um papel decente no Brasileirão.

Na fase de montagem do elenco esse blogueiro quase foi linchado, ao dizer que o time daria certo no Carioca, mas brigaria para não ser lanterna no Brasileiro. Não tenho nenhum orgulho em mostrar que estava certo. O time que brigou no campeonato nacional só tinha 4 titulares do time campeão estadual (depois Serginho voltou).

Mas este blogueiro dava crédito a Eurico, afinal, era nítida a limitação técnica do time. Pensei realmente que ele iria reforçar o elenco, pelo menos o suficiente para chegarmos ali pelo meio da tabela. Mas nada.

Quando o Brasileirão iniciou, este blogueiro pedia contratações consistentes, mas nada de a diretoria se mexer. Vieram Diguinho e Julio Cesar. Só. Com os péssimos resultados, passamos a buscar jogadores encostados em outros elencos, como Riascos, e quando a janela de transferência internacional abriu, buscamos jogadores que atuavam fora, mas que estavam completamente fora de forma. Alguns não faziam uma boa partida há mais de ano. Além disso a idade avançada de todos era outro compecilho, O time pregava sempre no segundo tempo das partidas.

Os maus resultados persistiram, liderados desde o banco, onde tínhamos um técnico muito contestado.

Foi quando Jorginho chegou e os fora de forma Nenê, Andrezinho, Diguinho, Julio Cesar e Jorge Henrique passaram a mostrar algum futebol. As vitórias começaram, invencibilidade, etc. Mas a distância de 13 pts para o primeiro time fora do Z4 era muito grande, o tempo era curto, pois a reação só começou na quinta rodada do segundo turno, e não tínhamos nenhum super-time.

Na época eu disse que torcia apenas que desse tempo. 

Pois bem (ou mal), não deu.

E o Vascão volta a jogar uma segunda divisão em 8 anos.

Mas nem tudo foi ruim. O time que terminou o campeonato mostrou bravura e honrou nossa camisa. Desafiando as previsões de todos os comentaristas profissionais, lutou por se manter na Série A até a última rodada. Na verdade, até o último minuto do jogo contra o coritiba.

Temos uma base que ainda dá para ser aproveitada ano que vem na Segundona. Pode-se conversar com Nenê e ver o interesse dele em permanecer (contrato ele já tem), e pode-se buscar cobrir as falhas do elenco, como a lateral direita que é fraquíssima, e o ataque, que não incomoda ninguém. Fazendo isso, passaremos pela Segundona com sobras. 

Mas não podemos mais voltar para a Série A sem planejamento e sem profissionalismo sério, competente, sob o risco de ficarmos nessa gangorra, até a hora em que não retornaremos mais. 

Impressionante como o Vasco tem dificuldades em aprender lições, e mudar as coisas. 

Espero realmente que essa seja a última vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário