sábado, 5 de dezembro de 2015

Chega de mimimi

O Vascão joga amanhã contra o coritiba no estádio Couto Pereira, e necessita vencer o jogo para manter viva qualquer chance de se manter na Série A em 2016. Paralelamente a isso, avaí e figueirense necessitam tropeçar. Esse tropeço não tem que ser exatamente com derrota, simples empates já seriam suficientes para o Vascão, mas o Cruzmaltino é obrigado a vencer seu jogo. A tabela atual marca Vascão e figueirense com 40 pts, e avaí com 41. Com o empate dos dois, eles subiriam para 41 e 42 pts. O Vascão vencendo vai a 43 e ultrapassaria os dois na última curva.

Com esse quadro, não poderíamos esperar nada além do que está acontecendo, ou seja, que os três jogos tenham uma atenção fora do comum, e que as torcidas de todos os clubes envolvidos se mobilizem em demonstrar seus interesses. No jogo do Vascão, ambas as torcidas esperam por resultados positivos, que venham garantir os interesses de seus respectivos clubes. Mas nos outros dois jogos, duas torcidas não têm interesses diretos, apenas mesquinhos. Só que isso faz parte da rivalidade e da torcida em si. 

No primeiro dos confrontos, se criou uma mística de que o avaí não conquistará a vitória sobre o corínthians, já que este é o campeão brasileiro, joga em casa, e tem um time muito superior ao do avaí, mesmo sendo um time reserva. Compartilho dessa expectativa, com a ressalva de que precisaremos ver se o corínthians que entrará em campo estará interessado em bater o recorde de pontos do campeonato, e terminar a temporada com chave de ouro, ou se estará mais interessado nas férias que começam na sequência do jogo. Nesse ponto a torcida também tem interesse em uma vingança contra o Vascão, que foi o "responsável" direto pelo rebaixamento do clube paulista em 2007. Isso não é verdade, o que decretou a queda do corínthians foi um empate com o grêmio. Mas isso só ocorreu mesmo pela péssima campanha dos paulistas naquele ano.

No confronto figueirense x fluminense a coisa muda de figura. Embora tenhamos muito em jogo, um time envolvido nesse confronto já não tem absolutamente mais nada a buscar nesse campeonato, e mesmo dizendo que irá honrar o compromisso e buscará pontos, o acirramento da rivalidade com o Vascão no último ano, causa sérias dúvidas em todos que acompanham o confronto. Vale ressaltar que, da mesma forma que o corínthians, o fluminense também deu férias a vários titulares. Da mesma forma que em São Paulo, a torcida dos flores pede pela entrega do jogo, como forma de prejudicar o Vascão.

Mas exatamente como o corínthians caiu devido sua péssima campanha, também o Vascão, se cair pela terceira vez, será única e exclusivamente pela péssima campanha que apresentou durante as 37 rodadas já jogadas do brasileirão, e que faz com que o Gigante ocupe a 18 posição na tabela atualmente. 

"Mas o Vascão já ajudou outros clubes em dificuldades, como o flamengo e o próprio fluminense, agora tem que haver retorno". Parabéns ao Vascão, que mostrou dentro de campo que tem ética, e esse é um dos motivos que me faz ser Vascaíno.

Quanto ao fluminense, ele tem obrigação apenas de colocar um time regularizado em campo. De resto, nada. Pode perde, empatar, ou ganhar, e nada irá comprovar que, caso o resultado obtido venha a ser prejudicial ao Vascão, que houve entrega. Mas já que o nosso rival carioca quer tanto competir com o Vascão, que mostre ao menos a honra que nós temos demonstrado em campo durante nossos 100 anos de futebol, porque lado de estádio, jogadores, tudo isso pode ser mudado, mas postura não.

Esperamos e torcemos fortemente pela permanência do Vascão na Série A do Brasileirão, mas caso isso não ocorra, não será por culpa de gambás e flores. O deles eles fizeram, um muito bem feito, outro a meia boca, mas suficiente para garantir férias tranquilas. Cabia ao Vascão ter feito igual, ou melhor, para honrar a grandeza do Club. Mas o Vascão não fez, e agora se encontra nessa situação.

Eu ainda acredito, mesmo que muitos já deem a queda como certa. Amanhã saberemos se estou certo ou não. Enquanto isso, chega de mimimi, e que cada um faça aquilo que quer, e que pode.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário