segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Blog do Vascão Eterno lamenta a violência

Ontem tivemos mais uma situação de barbárie, e dessa vez com resultado trágico, já que um torcedor morreu e três ficaram feridos, sendo um a bala. Entendo que, no caso de Joinville, muitos Vascaínos tenham elogiado a atitude de membros de algumas torcidas organizadas do Vascão, que defenderam a torcida Vascaína, que estava sendo agredida na ocasião, mas o que a maioria das pessoas que apoiaram essa atitude parece não compreender é que tal situação não foi pontual, mas se repete rodada a rodada, mudando apenas as torcidas envolvidas, embora ela não se justifique em nenhuma das vezes em que ocorre.


Muito menos se justifica que "torcedores" de um time façam uma emboscada aos torcedores de outro time. Claro que para se fazer uma emboscada, a mesma teve que ser feita em via pública, atingido inclusive pessoas que não tinham nada a ver com os clubes envolvidos, quiçá algumas nem mesmo gostem de futebol.


Mas aqui, em um blog, podemos apenas comentar e expor nossa opinião sobre as coisas, e me parece mais do que claro que já dissemos ser contra tudo isso. Mas a questão aqui é que isso não resolve o problema, que necessita de ações sérias e firmes das autoridades e de outros envolvidos no futebol para que tenhamos resultados concretos.


A Copa do Mundo provou que isso é possível, mas é preciso haver vontade política e envolvimento firme das autoridades. Enquanto ficarmos penalizando clubes, e alguns poucos clubes ficarem tomando atitudes isoladas, os efeitos serão nulos, como veem sendo. E isso porque infelizmente essas pessoas que costumam estar envolvidas nessas situações não são torcedores, e portanto pouco estão preocupados com seus clubes.


Sendo assim só nos resta mais uma vez clamar para que nosso governo comece a botar em prática as ações que nos prometeram depois de Joinville. E não vejo necessidade de novas leis; se aplicassem corretamente as existentes já seria um grande avanço.


E como futebol não é um mundo a parte da sociedade, esse raciocínio se aplica a vários outros setores de nossa vida.


O Vascão sempre foi pioneiro em causas político-sociais. Poderia começar a liderar um movimento mais amplo nesse sentido, e esse movimento pode começar nas próximas eleições.


Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário