sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Vasco 1 x 1 Londrina: Complicou

É sim. Verdade que o Vasco segue na 4ª colocação na tabela, verdade que ainda existe uma certa gordura de 3pts, e que o Vasco tem um saldo de 7 gols. Só que agora são 2 os que seguem o Vasco a 3pts de distância, e são eles o próprio Londrina, e agora o Sport, que venceu o Náutico de virada um dia antes.

Ao menos nos critérios de desempate o Vasco se sobressai no momento. São 2 vitórias a mais que seus perseguidores mais próximos, e como já disse acima, um saldo de 7 gols, enquanto o Londrina tem apenas 1, e o Sport 0. 

Mas isso não significa muito, porque enquanto o Vasco caiu de produção nesse segundo turno, seus adversários diretos seguem com o mesmo ritmo. Basta dizer que o Vasco já esteve em segundo na tabela, e na caça do líder Cruzeiro, e agora o Vasco. na quarta posição, virou caça, e mostra sinais de desgaste.

Precisa voltar a vencer fora.

E aproveitando o momento. Um time que quer conquistar um objetivo numa competição não pode perder o caminhão de gols na cara do goleiro como o Vasco perdeu ontem. Foram ao menos umas 5 oportunidades em que os atacantes Vascaínos chegaram sós, sem marcação, na cara do goleiro do Londrina, fora algumas outras que não foram tão claras assim.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Vasco x Londrina

É ganhar ou ganhar. Simples assim.

Se não ganhar nada está perdido, e se ganhar nada está garantido. Só que se não ganhar vai ficar muito mais difícil. Se ganhar a coisa facilita um pouco. Sim, um pouco, porque o Sport venceu o clássico contra o praticamente rebaixado Náutico ontem, e no momento está a 2 perigosíssimos pontos do Vasco.

E como as distâncias não são tão grandes, o Vasco praticamente tem 7 finais até o final da competição. A mais importante é hoje, porque um bom resultado nos traz a força e confiança para bons resultados futuros, mas um tropeço pode nos trazer sérias dificuldades, não apenas em campo, mas no psicológico desses atletas.

Saudações Vascaínas!

sábado, 24 de setembro de 2022

A secada funcionou

Triste vir aqui falar de outro time que não seja o Vasco, ou de algum que esteja jogando diretamente contra o Vasco, ainda mais numa Série B, mas o assunto hoje é a derrota do Londrina por 2x0 para a Ponte Preta ontem, com o time paranaense jogando em casa. 

Mas apesar de o Vasco não estar em campo nós tínhamos Vasco envolvido na partida de ontem, porque ela era crucial na briga pelo acesso à Série A 2023, porque uma vitória do Londrina colocaria o time paranaense empatado com o Vasco em número de pontos. Mesmo assim a vitória da Ponte Preta colocou o time paulista diretamente na disputa também. Verdade que eles estão um pouco mais atrás, mas faltando 7 rodadas não é impossível que tirar 5pts. Apesar disso o resultado foi bom para o Vasco.

E com tantas variáveis em disputa, acredito que a vitória da Ponte Preta tenha sido o melhor resultado para o Cruzmaltino, mas claro depende de o próprio Vasco resolver seus problemas e conquistar a vaga para a Série A. Isso precisa começar a se concretizar já no próximo jogo, quando o Vasco recebe o Londrina no São Januário, e uma vitória do Gigante poderá colocar o Vasco com bons 6pts de vantagem para os paranaenses, e ao menos 5pts para os paulistas. Além disso faltarão apenas 6 rodadas.

Mas como eu disse, depende do Vasco.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Cruzeiro x Vasco

O Vasco enfrenta o Cruzeiro no Mineirão hoje. O jogo é importantíssimo para as duas equipes. O Cruzeiro garante sua vaga na Série A do próximo ano em caso de vitória, e o Vasco precisa fazer um bom resultado, porque após ter aberto uma boa vantagem para o 5º colocado, viu essa vantagem derreter e agora está a perigosos 3 pts de deixar o G4. Um empate para o Vasco não será um mau resultado, mas a vitória, claro, é muito melhor.

O Cruzeiro é o líder disparado dessa Série B e, como já disse acima, garante o acesso em caso de vitória hoje, independente de outros resultados. Só por isso já seria um adversário perigosíssimo, mas o time mineiro também jogará empurrado por um Mineirão  lotado, já que já foram vendidos mais de 55.000 ingressos para o jogo. Bom time, embalado, e empurrado pela torcida. Uma combinação que não pode ser ignorada, e que é buscada por qualquer time do mundo.

Já o Vasco tem um problema tático, não apenas para o jogo, mas para a competição. A Equipe tem várias peças penduradas com dois cartões amarelos, e duas finais seguidas, que são o jogo contra o Cruzeiro, e o confronto contra o 5º colocado na próxima rodada. O Vasco precisa ao menos empatar hoje, e tem que ter um Time inteiro para enfrentar o Londrina na próxima quinta-feira. Mesmo assim Jorginho levou o que tinha de melhor, mas será necessário administrar esses cartões, de forma a não enfraquecer a Equipe para o confronto contra o Londrina.

Um quadro de decisão ou não é?

Saudações Vascaínas!


terça-feira, 20 de setembro de 2022

Vasco brigará para repatriar Paulinho

O Vasco está em disputa com Botafogo e Atlético MG pela repatriação de Paulinho, que está em litígio com o Bayer Leverkusen. Óbvio que o Vasco sai em vantagem nessa disputa, até porque temos o fator sentimento que pende fortemente pelo Cruzmaltino, mas não podemos esquecer que Paulinho é um profissional, e que o Bayer não sente nada pelo Vasco, e fará apenas um negócio, então que a 777 entre para disputar de verdade o passe do atacante.

E a princípio Paulinho não foi melhor na Europa porque não saiu daqui formado. Ele deveria ter ficado ao menos mais uns 2 anos por aqui.

Amanhã deve ter TV

O Vasco enfrenta o Cruzeiro no Mineirão amanhã, e pelo dia e horário do jogo era bem possível que tivesse TV, mas a Globo não transmitirá a partida. Algumas coisas corroboram para isso acontecessem, e por isso acho um erro da Globo, e estão a seguir.
1- Jogo entre dois grandes clubes do país;
2- Jogo importante, porque pode sacramentar o acesso do Cruzeiro, e pavimentar melhor o do Vasco;
3- Grêmio x Vasco, também na Série B foi um bom jogo.

Saudações Vascaínas!

sábado, 17 de setembro de 2022

Vasco 4 x 1 Náutico

O Vasco goleou o Náutico ontem no São Januário. O placar de 4x1 não foi exageradamente elástico, não foi mentiroso, mas erra quem pensa que esse placar foi conquistado com facilidade. Na verdade esse placar foi conquistado com muito luta, e devido a melhor qualidade técnica do Time Vascaíno, além da força impressionante da Torcida Vascaína, o maior diferencial dessa Equipe no campeonato. Sim, e se esse Time subir, ao menos 50% desse crédito precisa ser dado à Torcida, o grande craque desse Time.

E o jogo teve a seguinte toada, o Vasco fez 2x0 no primeiro tempo num pênalti bem batido por Raniel, e um golaço de Eguinaldo. No segundo tempo o Vasco fez 3x0 com um gol de sorte de Andrey, sofreu um gol em mais uma falha da defesa, mas fechou o placar com mais um golaço, dessa vez de Figueiredo.

Mas como eu disse, o jogo não foi uma facilidade. Até o primeiro gol o jogo era muito parelho. O Vasco teve boas oportunidades, mas o Náutico também as teve, e desde o início Thiago teve que trabalhar. E algumas oportunidades do Náutico foram muito boas, além de, até o primeiro gol, os pernambucanos estarem levemente melhores em campo que o Cruzmaltino.

Só que, como eu disse, o placar não foi exagerado. E não foi porque após o primeiro gol o Vasco começou a mandar no jogo. Finalmente uma saída de bola rápida, Eguinaldo muito bem pela esquerda, e Marlon bem pela direita, com as chegadas de Nenê e Andrey pelo meio, e uma aproximação maior com Raniel, que fez com que este também melhorasse seu rendimento.

Na defesa melhoramos um pouco, mas ainda deixando alguns espaços, algo que precisa ser corrigido. Pode não parecer, mas a presença de Boza deu um pouco mais de consistência ao miolo de zaga, mas precisamos de mais equilíbrio nas laterais.

E pra quem gosta muito de estatísticas, vou repetir mais uma vez, o que vale é bola na rede. O Vasco teve as melhores oportunidades, o Vasco foi mais efetivo, e a estatística que mais importa no jogo foi vencida pelo Vasco por 4 x 1. Todas as outras precisam ser olhadas com muito mais critério do esta, porque ficar com a bola, chutar (mesmo que no gol), tudo isso é irrelevante, se você faz sem objetividade, sem qualidade.

Ontem o Vasco teve a objetividade que faltou em vários jogos, e mais, teve a qualidade.

Saudações Vascaínas!


sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Vasco x Náutico

O Vasco enfrenta o Náutico hoje no São Januário. Após 7 derrotas seguidas fora de casa, onde essa sequência só é quebrada com as partidas no São Januário, como a de hoje, fizeram com que o Vasco perdesse a excelente gordura de 9 pts que chegou a acumular. Isso faz com que a vitória hoje seja mais do que obrigatória.

Casa cheia, elenco praticamente todo a disposição, técnico, que se não é um gênio, ao menos entende das coisas, tudo corrobora para que essa vitória venha. Então ela dependerá muito dos atletas. Que eles correspondam em campo.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Pássaro faz acusações seríssimas

É bom que Pássaro tenha prova do que está falando, porque isso é muito sério, e caso ele não tenha provas pode se complicar. Mas ao mesmo tempo é algo que se comentava em meias palavras em São Januário, com termos como: "conselheiro se aproveitando do Vasco", "tem gente que vive de Vasco", etc.

A favor de Pássaro é que ele ao menos ele não deu nomes. Mas ele ainda pode ser instado na Justiça a dar esses nomes. Por isso disse que é bom que ele tenha provas.



Saudações Vascaínas!


quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Vitória virou obrigação

O Vasco terminou o 1º turno da Séire B desse ano com uma gordura de 7 pts frente ao 5º colocado da competição, que na altura era o Tombense. Bem, o Tombense foi substituído pelo Londrina, e a gordura que o Vasco tinha derreteu. E derreteu bastante, porque ela terminou o turno em 7 pts, mas chegou a estar em 9 pts. 

O problema é que não dá para colocar a culpa em arbitragem, em forças ocultas, ou em ninguém que não seja o grupo do próprio Vasco, aqui entendido em sua concepção mais ampla, o que inclui comissão técnica, administração de futebol, enfim, todos aqueles diretamente ligados ao futebol do Vasco, além dos atletas, claro.

E só quem pode resolver o problema criado (porque era para estarmos confortáveis com pelo menos uns 6 ou 7 pts de vantagem para o 5º colocado, mas estamos apertadíssimos a apenas 1 pt do 5º) é o próprio grupo do Vasco.

Essa solução tem que começar já nessa sexta-feira, com uma vitória sobre o lanterna Náutico (o Vasco teve resultados ridículos contra quase todos os ocupantes que enfrentou nas últimas rodadas e estavam ali pelo Z4 ou próximo a ele). Então é bom que tenham muita atenção, e parem de sofrer gols absurdos, gols que nem os sub-15 sofrem. Inadmissíveis que o Time Principal do Vasco os sofram.

Saudações Vascaínas!

domingo, 11 de setembro de 2022

Grêmio x Vasco

O Vasco hoje enfrenta o Grêmio em Porto Alegre. Jogo que já é difícil pela tradição do adversário, por sua força, e pela própria qualidade do elenco gremista, que embora envelhecido, nitidamente tem atletas muito capazes de decidir um jogo.

O problema é que o Vasco enfrenta mais um adversário perigoso nesse confronto: o próprio Vasco.

É isso mesmo, porque as apresentações do Time quando tem jogado fora de casa têm sido ridículas, patéticas, com especial ênfase ao fato de que temos piorado jogo a jogo.

Em compensação temos a 3ª estreia de Jorginho no comando da Equipe, e isso pode trazer um ânimo a mais para esses atletas, e ainda alguma solução diferente das que foram tentadas até agora, não apenas em termos de escalação, mas principalmente de uso das peças que temos em campo, extraindo o melhor do que os atletas têm a oferecer, e protegendo as debilidades que têm.

Saudações Vascaínas!

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Jorginho no Vasco

O Club ainda não anunciou oficialmente, mas a imprensa afirma que o Vasco já teria acertado com o técnico Jorginho, e essa será sua 3ª passagem pelo Club, e 4ª se levarmos em conta sua vitoriosa passagem como atleta.

Acredito que Jorginho não seja o técnico dos sonhos de ninguém, mas uma coisa acho que estará próxima da unanimidade, ele tem condições de tirar muito mais desse elenco do que vem tirando Emilio Faro, ou que tirou Maurício Souza. Basta ver os números, por exemplo, de Zé Ricardo.

E atenção a alguns atletas que não entenderam que o Vasco velho acabou, agora a SAF é profissional de verdade, e se formos todos amigos, melhor, mas o que profissionais precisam é serem profissionais. Nesse ponto a amizade é um "a mais" nessa relação de trabalho, mas não é basilar. Entrem em campo e deem o seus melhores, e o técnico tem que por em campo o que ele tiver de melhor, num esquema que potencialize as qualidades dos atletas, e minimize seus defeitos.

Mas como cada passagem é uma história diferente, vejamos o que Jorginho vai produzir agora.

Saudações Vascaínas! 

domingo, 4 de setembro de 2022

Brusque 1 x 0 Vasco

O que foi aquilo?

O Vasco fez uma apresentação absolutamente ridícula, patética. E a questão nem é apenas o Time ter jogado mal, mas a insistência nas mesmas soluções que nitidamente, claramente não estavam funcionando. Quando se faz uma mudança mínima, e que dá certo, logo se retorna à solução anterior, que não dava certo.

Uma analogia bem clara. Você pega um carro sem motor, põe no alto de uma ladeira, dá um pequeno empurrão, e ele dispara ladeira abaixo. Depois você coloca esse mesmo carro na base da ladeira, dá o mesmo empurrão, mas ele não dispara ladeira acima: PORQUE ELE NÃO TEM MOTOR. Esse foi o caso de Marlon Gomes. Na esquerda, disputando bola de cabeça com um zagueiro, ele não fez nada. No final do primeiro tempo ele foi colocado na direita, e fez suas duas únicas jogadas aproveitáveis no jogo, mas de forma inacreditável voltou do intervalo novamente pela esquerda. O mesmo com Eguinaldo, que foi deslocado pelas pontas, mas joga pelo meio.

O Andrey, que tem sua principal valência fazer a saída de bola, foi adiantado, e o Yuri também. O Time não tinha saída de bola, e não tinha meio-campo, porque o ponta foi colocado no meio (Alex Teixeira) e a ligação direta era a única opção. Flávio Dias, do Atenção Vascaínos, lembrou bem, "parecia um time inglês da década de 80". O resultado disso foi um Time mais espaçado que nunca, que não ganhava nenhuma bola no ataque, e que ofereceu todas as condições de o Brusque contra-atacar. Muita sorte que era o Brusque, porque um time um pouquinho melhor teria goleado.

A conclusão, depois da entrevista coletiva de Emílio Faro, é que precisamos de um técnico. Sim, porque ele disse que os atletas fizeram tudo o que ele pediu, e nós vimos o que eles fizeram em campo.

Se fizer algo assim contra o Grêmio será um massacre, porque o Grêmio não tem um grande time, mas é muito melhor que esse do Brusque.

Saudações Vascaínas!

sábado, 3 de setembro de 2022

Brusque x Vasco

O Vasco entra em campo hoje em Brusque, Santa Catarina, para enfrentar o time com o mesmo nome. O Brusque não está no Z4 devido aos critérios de desempate, mas isso não significa que tenhamos um jogo fácil hoje, e me parece que, depois de 27 rodadas já jogadas na Série B desse ano, já deu para entender que a competição é incrivelmente equilibrada, e que a disposição e a vontade costumam se sobressair à técnica, e por isso mesmo essas são as características principais que o Time tem que levar a campo hoje, porque não a disposição, mas a vontade de ganhar tem faltado em alguns jogos fora de casa.

E não sei se foi Emílio Faro, mas já vemos algumas alterações para o elenco que viajou a Brusque. Nenê e Raniel não foram relacionados e me pareceu uma solução muito acertada por parte de Faro. Raniel porque, embora tenha feito alguns gols, e até importantes, nunca entregou a disposição que se espera de um atleta de futebol profissional (o saído Getúlio entregava muito mais).

Nenê é uma outra história, e começa pela própria História dele no Vasco. O atleta é um combo, e isso já era mais do que sabido no Club, mas é inegável que ele faz de tudo para entregar o que se espera dele. O problema de Nenê é a idade. 41 anos pesam nas costas de qualquer um, ainda mais no extremamente competitivo futebol de hoje. Nenê não deixou os times de Série A por deficiência técnica, mas porque aos 41 anos ele já não consegue mais entregar fisicamente o que o futebol de elite exige hoje.

Então esperamos que o Time que Faro vai mandar a campo mais tarde apresente a garra, técnica (é um dos mais técnicos da Série B), mas também a vontade de vencer, algo que nitidamente faltou nos jogos contra Bahia e CSA. E isso se traduz em buscar o gol quando se tem a bola, quando a oportunidade de um contra-ataque surge, quando se pode matar o jogo, ao invés de esperar o tempo passar.

E sinto que hoje Alex Teixeira vai finalmente desencantar e marcar seu primeiro gol após retorno.

Saudações Vascaínas!

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Vasco 2 x 1 Guarani

O Vasco venceu, mas não chegou a convencer. O Guarani é o vicelanterna do campeonato, tem um time muito ruim, e o Vasco conseguiu complicar uma partida que era para ser tranquila, num final bem assustador.

Mudanças precisam ser feitas para o próximo jogo, porque precisamos de um Time inteiro com gás, e quando isso não acontece o Vasco enfrenta muitas dificuldades. Basta ver que nossos maiores problemas são quando temos um Time mais velho em campo, e quando entram garotos com mais gás a coisa melhora um pouco. Por sinal, o Vasco conseguiu aquela gordura, que agora derreteu, justamente com um Time mais jovem, de muita marcação e correria.

Saudações Vascaínas!