domingo, 31 de outubro de 2021

6 vitórias em 6 jogos? E o elenco?

Bem, dizem os matemáticos que isso garantiria o Vasco na Série A do ano que vem, mas eu acho que 5 vitórias e 1 empate também podem assegurar o acesso. A questão, como sempre, é esse time frouxo, que pipocou vergonhosamente todas as vezes em que teve a oportunidade de fazer sequências realmente decisivas e que nos colocariam no G4, ou que nos levariam a disputar títulos.

Nós sempre torcemos, sempre acreditamos, mas agora quem tem que realmente acreditar são eles. Se eles não acreditarem, se fizerem de novo o papelão que fizeram contro o CSA, ou contra o Náutico, aí não tem Torcida que faça esse Time subir.

Os problemas do Time

GOL - Vanderlei veio com status de um grande goleiro, de titular absoluto, e de que passaria experiência a Lucão e aos outros goleiros que estão na reserva. Pois bem, além de ter falhado várias vezes, e ter se mostrado uma nulidade absoluta em vários fundamentos do futebol, Vanderlei também não passou a tal experiência, ao menos a Lucão, seu reserva imediato. Falando em Lucão, o garoto acabou por assumir a vaga de titular, e além de mostrar inexperiência, algo que já sabíamos e esperávamos, também mostrou muita insegurança, e carência em muitos fundamentos específicos de goleiros. 

LATERAL DIREITA - Realmente não entendo a opção por Zeca. Tá, ele não é dos piores, mas além de apresentar mais falhas defensivas que Léo Matos, ainda é muito aquém no ataque. Léo Matos consegue ganhar no 1x1, chega à linha de fundo, e faz bons cruzamentos, Zeca nunca conseguiu fazer uma jogada de linha de fundo pelo Vasco.

Zaga Central - Ricardo Graça parece sofrer de um dos problemas de Lucão; a insegurança. Inacreditável como o já não tão garoto falha em lances simples, e apresenta falhas em posicionamento, principalmente no jogo aéreo. Apesar do nítido nervosismo, eu daria mais oportunidades a Walber.

Quarta Zaga - Castan já não é mais o mesmo, tem alguns problemas técnicos, mas é de longe o melhor zagueiro do Vasco. No momento é incontestável na posição.

Lateral Esquerda - Riquelme chegou e tomou conta. Mas ele não ficará muito tempo, porque o Vasco vai tentar capitalizar em cima dele em pouco tempo. Mas no momento ninguém ameaça as boas atuações do garoto.

1º Volante - Bruno Gomes parece ter tomado conta da posição, e não vem fazendo más atuações. Mas Caio Lopes está logo atrás, e tem tudo para disputar essa vaga, porque depois de um começo tímido, ele emplacou umas duas ou três boas apresentações. Inexplicavelmente nunca mais foi utilizado.

2º Volante - Andrey? Ele poderia ser um ativo do Club, mas a oscilação constante, que já não condiz com o tempo que tem no Time principal, o credenciam a deixar a Colina ao final de seu contrato, e de graça. Marquinhos Gabriel foi quem emplacou um série de boas partidas nessa posição, e não entendi porque foi adiantado no último jogo. Isso fez perdermos nas duas posições.

3º Homem de Meio Campo - A posição vem sendo dividida entre Nenê e Cano. Isso mesmo. Cano vem atuando mais atrás, e se antes não era difícil vermos o argentino voltando para marcar na intermediária do Vasco, hoje não é raro vermos o argentino desarmando na entrada da área do Vasco, ou nas laterais, sendo que tem jogado até mais atrás do que Nenê quando o Vasco se defende.

Ponta direita - Até agora ninguém apresentou futebol consistente para assumir essa vaga. Essa história de atuar com pé trocada é bom para foras de série, e não temos nenhum desses no elenco. Essa é uma posição extremamente carente, e precisamos buscar uma solução para ela.

Comando do Ataque - Temos Cano, mas não sei se ele ficará para 2022. Mesmo voltando muito mais do que o normal, ele é tão bom que ainda consegue preencher essa vaga com qualidade acima da média.

Ponta Esquerda - Pec ainda é o melhor do elenco, embora precise evoluir muito para ser realmente efetivo.

Ao final do campeonato temos uma barca pronta para deixar São Januário, e isso independente do que aconteça com a Equipe: Vanderlei, Zeca, Ernando, Caio Tenório, Rômulo, Michel, Andrey, Morato, Léo Jabá. Além disso eu emprestaria Lucão, MT, Laranjeira, Figueiredo, Juninho, Vinícius, para ver se abrem o olho e pegam um pouco de experiência. Outros garotos foram muito pouco observados, e podem receber mais oportunidades.

Você pode não concordar com os nomes, com o momento da análise, pode tirar alguns acrescentar outros, mas a meu ver já é mais do que hora. Faltam apenas 6 partidas para terminarmos essa temporada, vários atletas receberam várias oportunidades, voltaram ao Sub-20, subiram de novo, e mostram não ter evoluído nada. Outros chegaram e era melhor que não tivessem vindo. Se o Club tem o mínimo de organização, essa análise já está sendo feita.

E eu também faço, porque estou de saco cheio de atletas medíocres, e outros que não têm nenhum compromisso com o Club, cujo nível de profissionalismo parece ser apenas querer cobrar altos salários.

Saudações Vascaínas!

sábado, 30 de outubro de 2021

Vasco 1 x 3 CSA

O Vasco foi derrotado em casa ontem pela fraca equipe do CSA. É fraca porque o nível do futebol brasileiro já não é lá essas coisa, e na Série B é menos ainda. Mas a derrota do Vasco foi muito mais para o próprio Vasco do que para o CSA, porque mais uma vez esse Time pipocou vergonhosamente e foi amplamente dominado pelo adversário, com e sem a bola. E para quem não entende um time é domina sem bola quando o adversário tem a posse, mas não consegue fazer absolutamente nada com ela, e foi exatamente isso que aconteceu durante todo o 2ºT da partida de ontem.

O 1ºT ainda foi equilibrado, o Vasco começou assustando com Cano, levou um gol bem anulado (mas teve falha do Zeca), saiu na frente com um pênalti bem marcado, sofreu o empate em falha do fraquíssimo Lucão, mas ao menos fez uma troca de tiros interessante com o CSA, porque criou alguma coisa, e também sofreu com o ataque do time alagoano. O 1x1 do 1ºT foi justo pelo que as duas equipes fizeram em campo.

No segundo o CSA mandou completamente no jogo. Diniz errou bisonhamente ao fazer suas substituições. Jabá, ainda mais pela esquerda, é um nada em campo, tanto que não fez absolutamente nada. Morato, que não fazia nada, permaneceu em campo até o final, Pec, que ainda chegava foi sacado no intervalo, e assim como Andrey. As mexidas desorganizaram ainda mais um Time que já tinha dificuldades de criação e de proteção à zaga. Aí os alagoanos passaram a dominar completamente o jogo, a ponto de só ter conseguido chutar a gol por volta dos 30min com Marquinhos Gabriel num chute despretensioso, e depois aos 43 min, que foi a única real possibilidade de gol do Vasco. Os alagoanos, ao contrário, foram absolutamente eficientes em dominar o Vasco, em sair em contra-ataques perigosos, e em impedir a patética saída de toquinhos curtos do Vasco. O gol deles parecia - e foi - questão de tempo.

Antes da partida todos zoavam dizendo que precisávamos torcer por uma derrota do CSA (não por uma vitória do Vasco). Mas isso tem motivo. O Vasco é um Time de frouxos. Jogadores que na hora que a coisa começa a ficar séria, tremem, se acovardam. O Vasco estava a distantes 8 pts do G4, aí o Time começou a se acertar, a compactar, a ocupar bem os espaços, mas a medidas que nos aproximamos do G4 o Time começa a perder as características que vinha começando a apresentar, e nitidamente se acovarda. 

Nesse Time o medo de perder nitidamente passa a ser maior do que a vontade de vencer.

E isso tudo se resume a apostas em jogadores que nitidamente não têm condições técnica, psicológicas (ou os dois) para estarem no Vasco.

As chances matemáticas ainda existem, mas as chances reais são muito pequenas. Isso porque é um Time que treme, que toda vez que está às portas de dar um passo a vante, fica mais preocupado com não retroceder do que em seguir a vante, e o resultado invariavelmente acaba sendo exatamente o oposto do que se espera. Ontem foi mais um desses dias.

Muito tem que ser mudado nesse Time.

Saudações Vascaínas!    


sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Vasco x CSA

O Vasco recebe o CSA hoje e só a vitória interessa ao Gigante. Como eu disse, o empate com o Náutico não chegou a ser um desastre, e alguns empates estavam computados no planejamento para estar no G4 na última rodada do campeonato, só que agora o Vasco precisa retomar as vitórias. Faltando apenas 7 jogos, o Vasco precisa vencer os 4 que terá em casa, e ainda conseguir mais uns 4 ou 5 pts nos jogos que fará fora.

E o CSA será o primeiro desses jogos em casa. Só que não dá para pensarmos que é fatura liquidada. O CSA vem logo abaixo do Vasco na tabela de classificação, o que indica um time minimamente bem organizado, e o Vasco tem um desfalque importantíssimo: Nenê. O veterano atacante tem sido fundamental nessa tentativa de o Vasco recuperar o primeiro turno péssimo que a Equipe fez, e tem contribuído de forma decisiva com passes, armações de jogadas ofensivas, e também com gols importantes e decisivos.

E como eu disse o CSA não é galinha morta, ainda tem chances de chegar ao G4, tem um time enjoado, e empatou com o Vasco em 2x2 no primeiro turno. O jogo foi marcado por um gramado que mais parecia um charco, e por mais uma vez termos sofrido gols por falhas de nosso goleiro e defesa. Mas o jogo do primeiro turno foi lá, sem torcida, e agora o jogo é em São Januário, e o Vasco terá alguns milhares de Torcedores empurrando o Time, incentivando os Vascaínos, e apupando os adversários, e isso pode fazer muita diferença, ainda mais num campeonato marcado pelo baixo nível técnico das equipes que o disputam.

Às 21h30 começa a partida. Importantíssima para os objetivos do Vascão, e ainda mais porque Goiás e CRB empataram, o que deixa o Vasco a apenas 2 pts do G4 no caso de uma vitória hoje. Se o Avaí também sofrer um revés contra o Operário em Ponta Grossa, aí o Vasco estará a 3 pts do 3º colocado, e fatando 6 rodadas para o final do campeonato, tudo estará aberto ao Cruzmaltino.

Vamos torcer.

Saudações Vascaínas!

300.000

O Blog do Vascão Eterno alcançou hoje a marca de 300.000 acessos. Muito obrigado a todos que estiveram por aqui, e que com isso nos incentivaram e incentivam a seguir divulgando o Club de Regatas Vasco da Gama.

E como hoje tem Vascão em campo, mais tarde tem análise pré-jogo.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 27 de outubro de 2021

A escalação de Lucão

Vamos ao que importa, Lucão foi titular contra o Coritiba e Náutico. Apesar de ter cometido alguns erros ano passado e até esse ano, fui contra a chegada de Vanderlei como titular absoluto, e explico abaixo.

O jovem goleiro Vascaíno é um atleta que necessita exageradamente de aceitação e de sequência para pegar confiança, além de sentir demasiadamente com erros cometidos. Quando Lucão finalmente vinha se firmando, ganhando e passando confiança ao elenco com atuações seguras, aí chega Vanderlei e toma sua vaga e coloca a jovem promessa na reserva.

Entendam, fui contra Vanderlei chegar e tomar a vaga. Lucão vinha se firmando, então Vanderlei tinha que chegar e disputar a vaga. Achei um erro à época, que agora talvez esteja sendo corrigido.

Mas caberá a Lucão provar que merece essa titularidade. Até porque Halls está logo ali, à espreita.

Riquelme absoluto

Se Lucão já deu mostras de insegurança contra o Náutico, isso não acontece com Riquelme. O jovem lateral esquerdo vem se firmando a cada partida, e se não foi tão bem contra o Náutico, contra o Coritiba ele fez uma excelente partida. O Vasco pode capitalizar bastante com ele, muito mais até do que o fez com Magno, mas para isso é preciso que o garoto tenha uma boa sequência na Série A.

E tenhamos calma, porque também é absolutamente normal que um atleta dessa idade oscile um pouco.

Nenê fora

O veteraníssimo meia-atacante recebeu seu 3º cartão amarelo contra o Náutico, e desfalca o Vasco contra o CSA. 

Isso pode ser um problema para o Vasco de Fernando Diniz, porque é inegável que Nenê deu um toque de categoria e criatividade que faltavam a esse Time, e que a princípio não temos ninguém que o substitua. Acho um erro adiantar Marquinhos Gabriel para fazer essa função, já que ele vem se desempenhando bem como 2º volante. O problema é saber quem poderia substituir o cérebro do Time no próximo confronto?

Vamos ver qual solução Diniz encontrará.

Saudações Vascaínas!

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Náutico 2 x 2 Vasco

O Vasco empatou ontem com o Náutico em um bom jogo no Recife. Sim, e isso apesar de o Vasco ter feito um jogo bem fraco, mas a partida foi muito movimentada desde o início, com o time recifense partindo para cima, imprensando o Vasco, tendo o domínio da bola, e incomodando muito a defesa Vascaína. E essa foi a tônica de toda a partida, com o Vasco equilibrando as ações apenas no final de cada etapa.

Acontece que o Náutico dominou as ações, mas não tem Nenê e Cabo. O primeiro abriu o placar num golaço de visão, velocidade, oportunismo e precisão aos 8 min. Já  o segundo ampliou após mais uma movimentação perfeita dentro da área aos 18 min. Isso deu a impressão de que o Vasco venceria até com certa facilidade, porque o Náutico passou a ter mais dificuldades para entrar na área do Vasco mas aos 26 min o time de recife diminuiu. A partir dos 35 min o Vasco equilibrou o jogo, e deu esperanças de ampliar o placar, tendo perdido ao menos 2 gols na cara do goleiro.

Só que veio o 2°T e o Náutico voltou a dominar a partida, e o empate veio aos 12 min. A Torcida Vascaína entrou em desespero, porque alguns atletas Vascaínos batiam cabeça (principalmente na saída de bola), e esteve muito perto de virar a partida. Mas no final do jogo o Vasco voltou a equilibrar as ações e o jogo ficou absolutamente aberto, mas o placar não mudou.

Acho que o Vasco fez sua pior apresentação sob o comando de Diniz. Como já disse alguns atletas batiam cabeça, e se insistiu de forma insana num padrão tático que nitidamente não funcionava. Se não consegue sair jogando, tocar, envolver, então muda a forma de jogar, rifa a bola, adianta as linhas para impedir a saída do adversário (assim o Vasco conseguiu seus gols), reforça a ocupação do meio campo par buscar ganhar a segunda bola, ou seja, tenta algo diferente.

E com isso as duas opiniões principais estão certas: o Vasco perdeu 2 pts, porque poderia ter feito muito mais e muito melhor. Mas também estão certos os que dizem que ganhamos 1 pts, porque o Vasco poderia ter perdido o jogo, e seria merecido pelo péssimo futebol apresentado, e que em nenhum momento o Vasco tentou mudar.

Sobre algumas das péssimas atuações falarei durante a semana.

Saudações Vascaínas!

domingo, 24 de outubro de 2021

Náutico x Vasco

Hoje o pré-jogo será muito rápido, até por falta de tempo. E isso tem um motivo, eu tive que viajar, e foi uma viagem muito longa. Inclusive ontem cruzei com a delegação do Vasco no aeroporto (e o idiota aqui não tirou nenhuma foto).

Então a situação dessa partida é a seguinte. O Náutico é muito enjoado, ainda mais jogando em casa e precisando vencer para ainda ter chances de retorno à Série A. Além disso não é um time horroroso, e já liderou essa competição por um bom tempo, tendo realizado boas partidas, e sido considerado a grande equipe da Série B. Inclusive o Vasco teve muita dificuldade para empatar com eles dentro de São Januário. Pois bem, com isso tudo não podemos esperar um jogo fácil.

Mas o Vasco também não é aquele que empatou no primeiro turno. Após a chegada de Diniz o Vasco tem aproveitamento de líder da competição. Mas além do aproveitamento, Diniz está conseguindo dar padrão à Equipe, compactou, e com isso todos os fundamentos melhoraram, incluindo as atuações individuais de atletas que vinham sendo contestados, como Castan, Marquinhos Gabriel, Andrey, Bruno Gomes, etc. Para isso também colaboraram a chegada de Nenê, e a promoção de Riquelme a dono da lateral esquerda (vem jogando muito bem), e a vaga que parecia perdida há 6 rodadas, hoje virou possibilidade real para a Torcida.

E é assim que esperamos um jogo dificílimo hoje, mas que sabemos que o Vasco tem totais condições de sair com mais 3 pts de campo.

Saudações Vascaínas!

domingo, 17 de outubro de 2021

Vasco 2 x 1 Coritiba

O Vasco quebrou incômodo jejum de 7 jogos sem vencer o time paranaense, e a conquista dos 3pts em São Januário ontem nós trouxe mais para perto do G4 - agora a apenas 4 pts - e coloca  o principal objetivo do ano, que é subir à Série A, novamente e totalmente na nossa alça de mira.

Mas o jogo mesmo não foi fácil. O Vasco fez seu primeiro gol com Cano no primeiro tempo, e criou mais umas duas oportunidades, mas foi com dificuldade. O Coritiba se fechava bem e dificultava muito as ações Vascaínas, mas em compensação não consiguia chegar ao ataque e não incomodou Lucão.

Só que tudo mudou na segunda etapa do jogo. Com 1min o time paranaense empatou em falha grotesca de Ricardo Graça. Aos 7 min o Vasco voltou a dominar o placar com gol de Nenê, que foi pessimamente anulado pelo bandeira, mas bem revertido pelo VAR. Daí para frente o Vasco perdeu ao menos 2 oportunidades para matar o jogo, e o Coritiba para empatar, mas o placar não se alterou.

Não foi um grande jogo, mas foi um grande resultado. Com ele o Vasco ganhou 2 posições e se aproximou mais 1 pt do principal objetivo do ano, que é figurar no G4 e voltar a principal divisão do futebol brasileiro.

Faltando 8 rodadas para o final da Série B, o Vasco precisa de mais 6 vitórias, ou 5 vitórias 3 2 empates. Conseguindo esses resultados dificilmente não estará no G4 ao final da competição.

Saudações Vascaínas!


quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Não foi bom, mas não foi péssimo

A derrota para o Sampaio Corrêa não foi desastrosa, mas também não foi boa. Com ela o Vasco perdeu a chance de encostar de vez no G4, e ainda perdeu 2 posições na tabela, voltando a aparecer apenas na oitava posição na tabela. Acontece que outros resultados ajudaram, e devido a eles o Vasco seguiu a 5 pts do G4. 

Como eu disse, poderia ter sido bem melhor, e  estaríamos brigando para entrar no G4 já nesta rodada, e também para encostar na liderança, mas absolutamente nada está perdido, e se o Vascão mantiver sequência de 3 vitórias com 1 empate ou derrota entre elas, nós subimos com certa tranquilidade.

Mas tem que fazer isso.

Mudanças no Time?

Talvez. Diniz estuda algumas alterações na Equipe que enfrentará o líder Coritiba no próximo sábado às 16h30. Algumas peças não agradaram, poderemos ver alterações no lado direito, e talvez no meio.

Em compensação alguns atletas se firmam, como Riquelme, que deverá ser mantido na lateral esquerda, Bruno Gomes no meio, e até PEC na esquerda.

Veremos no que vai dar.

Saudações Vascaínas!


domingo, 10 de outubro de 2021

Sampaio Corrêa 1 x 0 Vasco: não era pra ser

O Vasco perdeu ontem para o Sampaio Corrêa por 1x0 no estádio Castelão, com direito a Torcida com camisa do Club e tudo o mais. A única diferença de um jogo totalmente normal é que limitaram a 30% a capacidade normal do estádio. E o Vasco perdeu, mesmo não tendo ido tão mal, também esteve longe de reeditar os 2 ou 3 bons jogos que fez nas últimas partidas.

O primeiro tempo foi equilibrado. Já disse que essa história de posse de bola não me anima, porque mais do que posse, é preciso saber o que fazer com ela, e também sem ela. E por isso o primeiro tempo foi equilibrado, porque o Vasco teve mais bola, mas as oportunidades de gol criadas foram muito equilibradas. Nessa etapa 2 lances polêmicos. O Sampaio Correa teve um pênalti anulado após consulta ao VAR pelo árbitro. Antes do VAR eu achei que havia sido pênalti, já que há o toque da mão de Vanderlei no atacante, e isso pode ter desequilibrado o atleta. Mas revendo pelo VAR, também dá para ver que antes há um toque na bola, e que esse choque foi incidental, não configurando falta.

O segundo lance foi a expulsão do zagueiro do Sampaio Correa. Nesse mantenho minha primeira impressão, e sigo achando que era lance para amarelo. O atleta adversário não era o último homem, regra essa que já caiu, Pec não tinha o domínio da bola, e não estava arrematando, mas o adversário foi no corpo de Pec, para matar uma jogada que tinha muito potencial de terminar em gol. Acho que o amarelo ficaria bem, mas isso não significa que não pudesse ser o vermelho, porque foi um lance muito interpretativo.

E tudo indicava que, com isso, o Vasco venceria até com certa facilidade. Não jogava mal, estava agora com 1 a mais, e tinha ao menos 45 min para trabalhar a bola com calma e chegar ao gol, se protegendo e evitando os contra-ataques - que já tinham sido a arma do adversário no primeiro tempo.

Ledo engano. O Vasco começou adiantando demais a equipe - Castan e Ricardo Graça chegaram a ser os mais atrasados do Vasco, jogando juntos na intermediária do Sampaio Correa - e isso abriu espaço para os contra-ataques do Sampaio Correa. A correção disso foi pior, porque os zagueiros se posicionaram na região do meio do campo, enquanto o resto do Time jogava muito próximo a área do time maranhense. Isso criou um buraco entre defesa e ataque, e o rápido Pimentinha usou e abusou desse espaço para ganhar velocidade e simplesmente desconhecer a presença de Castan em campo. Riquelme passou a evitar passar da intermediária para tentar evitar esse contra-ataque, mas aí o Vasco perdeu sua melhor jogada, que era feita pelo lado esquerdo, e não ganhou o direito, porque o canhoto Morato não vai ao fundo, e Zeca não tem essa característica. Ou seja ficou fácil para os maranhenses marcarem, porque os Vascaínos passaram a jogar no chuveirinho, ainda mais quando Graça saiu para a entrada de Amorim. Ao mesmo tempo eles também puderam reposicionar melhor sua equipe de forma a reagir positivamente ao improvisado reposicionamento de Riquelme em campo. Eles adiantaram um pouco um defensor da esquerda para o meio, e aí passaram a fazer o 2x1 contra Riquelme, e seguiram usando a velocidade de Pimentinha para cima de Castan durante todo o segundo tempo.

Isso tudo fez com que o Sampaio fosse melhor do que o Vasco no 2º tempo, mas isso não significou que tenha o Vasco não tenha criado. Na verdade o Vasco chegou ao menos 4 vezes em excelentes condições de empatar o jogo, mas o goleiro adversário apareceu muito bem, incluindo no último lance do jogo, quando pegou pênalti pessimamente batido por Nenê, mas muito bem marcado pelo árbitro, e ainda pegou a cabeçada de Amorim no rebote. Só que os maranhenses criaram mais que o Vasco nessa etapa, e mesmo com 1 a menos incomodaram muito mais a defesa Vascaína do que o contrário.

E ontem era daqueles dias que não era para ser. Porque o Vasco realmente criou, juntando os dois tempos, ao menos 8 ótimas oportunidades, mas não conseguiu converter nenhuma. De qualquer forma o Time me pareceu afobado e perdido no 2º tempo, quando tinha um a mais em campo, e era para ter usado a superioridade numérica para ter rodado a bola, atraído o Sampaio para a intermediária, de forma a criar espaços para enfiadas de bola, e diminuindo o espaço entre as linhas. Ou seja, o Vasco foi apenas na força, quando tinha que ir no jeito, e aproveitar a superioridade apenas quando a oportunidade surgisse.

Como eu disse no pré-jogo, os resultados foram praticamente todos favoráveis ao Vasco, mas o Time de Diniz tinha que fazer a sua parte. E no Vasco dos últimos 20 anos isso tem sido a grande dificuldade do Vasco: fazer a própria parte.

Agora a tabela complica um pouco mais, porque enfrentamos na sequência, Coritiba (c), Náutico (f), CSA (c) e Guarani (f). Será uma pedreira, e o Vasco precisará de ao menos 3 vitórias nesses jogos, até porque dos 4, 3 estão na nossa frente. Vai ter que fazer bem mais do que fez ontem.

Saudações Vascaínas!

sábado, 9 de outubro de 2021

Sampaio Corrêa x Vasco

O Vascão está em São Luís do Maranhão para enfrentar o Sampaio Corrêa hoje. A vitória não dará ganho de posição na tabela, mas deixará o Vasco a apenas 2 pts do G4, e a 7 pts do Coritiba, o líder da competição. Ou seja, faltando ainda 9 rodadas para o final da competição, uma vitória do Vasco deixaria a competição completamente aberta ao Gigante, e incendiaria de vez a Torcida Cruzmaltina.

Mas a tarefa não é fácil. Verdade que o time maranhense está em um momento ruim, e vem de 7 jogos sem vitória, mas isso não transforma a equipe em galinha morta, e ainda que esteja relativamente longe do G4, ainda tem chances de conquistar um acesso, e com certeza irá tentar buscar esses pontos. Mas não para por aí, porque pode até não ter conquistado bons resultados nos últimos jogos, mas tem um time rápido, perigoso, e que tem possibilidades de surpreender aqueles que por ventura se distraiam.

Já o Vasco vem numa vibe totalmente distinta. Com 3 vitórias seguidas, resultado que não conquistava desde o início do Brasileirão do ano passado, o Time vem numa crescente, em lua de mel com a Torcida (principalmente nordestina), mas que também já contagia os(as) Vascaínos(as) de outras regiões do país. Dentro de campo, além das 3 partidas seguidas, o Vasco também tem apresentado um melhor futebol, com mais consistência, e com o crescimento técnico-tático do Time. Isso tem se traduzido numa defesa mais sólida, e num ataque mais eficiente. 

Mas claro que o Vasco ainda é um time em ascensão, ainda não está pronto, ainda oscila durante as partidas, e ainda busca sua formação ideal. Só que, aparentemente, isso está sendo trabalhado, e os problemas vêm sendo corrigidos.

Vamos ver se mais uma semana de trabalho nos trás mais algum avanço.

Saudações Vascaínas!

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Vasco deve participar da licitação do Maraca

O Vice Presidente Geral do Vasco, Carlos Osório, disse que o Gigante tem interesse em participar do processo de licitação do estádio.

Sim, é algo interessante ao Club, mas temos que ver exatamente as condições em que o Club entraria nessa concorrência. Primeiro porque o Vasco tem São Januário, e mesmo que o Caldeirão entre em obras de remodelação e ampliação, o prazo de 20 anos é longo, e o Vasco provavelmente não terá tanta necessidade de usar o Maraca tão intensamente por tanto tempo. 

Então, qualquer acordo nesse sentido tem que levar em conta o uso que o Club fará diretamente do estádio, e não os custos pura e simplesmente.

Se for nessas condições pode ser algo importante para o Vasco.

Vasco segue na sexta posição

Após os três primeiros jogos da 29ª rodada, o Vasco segue na sexta posição e a 5 pts da 4ª posição. Vencendo, e a depender dos jogos de Botafogo e CRB, o Vasco poderá terminar a rodada em 5º, e a apenas 2 pts da 4ª posição, e a 3 pts da 2ª posição.

Ou seja, absolutamente na briga por uma vaga na Série A do ano que vem.

Mas o Vasco precisa seguir fazendo sua parte.

Saudações Vascaínas!

quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Sarrafiore Gigante

Martin Sarrafiore deu uma prova enorme de que pode ir além do simples profissionalismo. Apesar de uma contusão séria no joelho, que o fazia chorar de dor, esteve em campo por mais de 15 min e ainda tentava correr e marcar, apesar de ser nítido para quem via as imagens da televisão que o atleta não tinha nenhuma condição disso.

Parabéns a Sarrafiore. Que isso tenha inspirado outros atletas a darem o máximo de si.


A rodada começou bem

Como eu já disse, cabe ao Vasco fazer a sua parte, porque nossos adversários fatalmente também farão as suas. E é assim que a derrota do Goiás, e o empate do Avaí, ambos acontecidos ontem, são bastante favoráveis ao Vasco.

Mas como eu disse, o Vasco tem que fazer a sua parte, e isso significa vencer. Não apenas o Sampaio Correa no próximo sábado, mas ao menos mais uns 7 jogos, e fatalmente estaremos entre os 4 primeiros colocados no final do campeonato.

Não será hora de tropeçarmos.

Saudações Vascaínas!







segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Confiança 1 x 2 Vasco

O Vasco foi a Aracaju e voltou com os importantíssimos três pontos de lá. O jogo não foi fácil, principalmente pelo primeiro tempo apático que o Vasco jogou, quando caiu na armadilha da posse de bola inútil, e acabou por complicar um jogo que poderia ter realmente dominado desde o início. A escalação fez com que três jogadores importantes fizessem uma apresentação horrorosa nessa etapa. Zeca inútil, Nenê sumido, Morato perdido, e Riquelme isolado. Com todos esses atletas fora de sintonia, e o Vasco não conseguiu fazer nada de útil, com a exceção de uma única jogada, em que Nenê recebeu sozinho pela esquerda e cruzou para Morato cabecear para fora. A sorte é que o Confiança não foi tão bem assim (fora a marcação), e desperdiçou as duas ou três boas oportunidades que teve.

No segundo tempo Diniz corrigiu o erro de escalação, colocando Pec no lugar de Leo Matos, deslocando Zeca para a direita, e fazendo o meio campo com Bruno, Marquinhos, e Nenê. O único problema disso é que há uma alteração de posicionamento de Cano, principalmente quando o Vasco defende, já que Cano tem voltado para fechar o meio. Hoje vimos o artilheiro desarmando na entrada da área do Vasco. Bem, apesar disso as mudanças melhoraram o Vasco, e quando o Vasco ataca Cano se posiciona normalmente, e foi assim que, aos 15 min, fez o primeiro gol - por sinal um belo gol. Aos 18 min o Vasco fez o segundo. Parecia definido, até porque o Confiança não demonstrava muitas condições de entrar na bem postada defesa Vascaína, mas eis que aos 35 min Vanderlei fez mais uma das suas, e não cortou um cruzamento fácil, a bola sobrou e o time sergipano diminuiu o placar. A partir daí eles até pressionaram, e o Vasco se defendia, sendo que a principal chance foi exatamente no último minuto, quando perderam um gol de dentro da pequena área.

O Vasco não fez uma grande apresentação, com exceção dos 25 min iniciais do segundo tempo, mas fez uma apresentação suficiente para garantir os 3 pts. Só que é muito difícil entrar num campeonato e estar o tempo todo preocupado que um ou outro não venha a falhar. E se Vanderlei falhou mais uma vez ontem, a situação do Vasco não é devida apenas a ele, porque vários falharam durante essa Série B, e mais de uma vez. Falhas bobas, ridículas, tal qual as falhas de Vanderlei ontem.

Quanto ao polêmico "pênalti" que o árbitro não teria marcado, mesmo após olhar o VAR, o árbitro está certo. O lance foi absolutamente interpretativo. Sim, há um toque, mas o toque é totalmente insuficiente para derrubar o atacante do Confiança, que se jogou, simulou uma falta que não houve. Futebol é um esporte de contato, e nem todo toque é falta. O árbitro tinha visto o lance no momento, foi enfático em não marcar o pênalti, e após olhar o VAR foi enfático novamente em não marcar. A interpretação dele é a mesma que a minha. Mas isso não significa que outro não pudesse ter uma interpretação diferente, mas significa que a porcaria desse VAR não tinha que ter se metido nisso. O lance não é nítido, é interpretativo, e a interpretação cabe ao árbitro, não ao VAR. A ajuda eletrônica é para lances não interpretativos, como uma mão escondida, uma agressão, impedimento, ou bola entrou ou não. Não para a interpretação.

Com a vitória o Vasco retorna definitivamente à briga por uma vaga na Série A, mas ainda temos muito o que construir para chegarmos a um bom termo nessa competição.

Saudações Vascaínas!

domingo, 3 de outubro de 2021

Confiança x Vasco

O Vasco chegou em Aracaju dois dias atrás, e não teve uma recepção de um time que está na oitava posição da Série B do Brasileirão. Sim, o Vasco teve uma recepção digna de um time campeão nacional, talvez até de uma Libertadores, tal a festa e o entusiasmo que a Torcida Vascaína mostrou no aeroporto, no caminho para o hotel, e nos arredores do próprio hotel em que e Equipe Vascaína está hospedada.

Por si só essa recepção já é o suficiente para que se cobre dessa Equipe Vascaína que deixem a vida em campo pela vitória hoje, mas os motivos não param por aí. Claro que conquistar a vaga para o acesso é o argumento mais forte para isso, mas também precisamos lembrar a diferença técnica entre as duas equipes (o Confiança é o penúltimo colocado na tabela), que uma vitória hoje nos deixará a apenas 5 pts do G4, e que já passou da hora de o Vasco começar a retomar seu espírito como Club e como Equipe.

E é isso que essa Torcida Impressionante merece, é isso que esse Club precisa, e esses são os objetivos desses atletas que hoje vestem essa camisa de tantas glórias conquistadas dentro e fora dos gramados e quadras. Uma apresentação com garra, com disposição, com inteligência, e com objetivo. E que a vitória seja alcançada.

Saudações Vascaínas!

sábado, 2 de outubro de 2021

Que Torcida é essa?

A pergunta feita pelo Atenção Vascaínos quando postou esse vídeo é a mesma que eu faço agora. 

QUE TORCIDA É ESSA?



Recepção de primeiríssima

O Vasco chegou em Aracaju, e a recepção aos atletas e comissão técnica não foi de primeira, foi de primeiríssima.  Que os jogadores entendam isso e mostrem um bom futebol amanhã, porque essa Torcida merece, porque o Time precisa, e porque é obrigação deles. Eles podem fazer, então que façam.

Em 8º a 6 pts

O Vasco iniciou essa 28ª rodada da Série B na oitava colocação e a 6 pts do 4º colocado. A distância ainda é considerável, mas o fato é que, em apenas duas rodadas, o Vasco conseguiu retornar à disputa por uma vaga na Série A. Agora cabe ao Time seguir vencendo, se aproximando e no final conquistar essa vaga.

Sim, e basta fazermos o nosso

É isso mesmo. Basta o Vasco fazer o dele, ou seja, vencer as partidas, porque os adversários também o farão, e perderão os pontos que são necessários para que o Vasco precisa para conquistar uma das vagas à Série A. 

E só isso interessa

Sim, só isso interessa ao Vasco nessa Série B, ou seja o acesso à Série A. Eu sempre digo que o Vasco tem que entrar para vencer qualquer competição em que esteja inscrito, mas algumas há objetivos maiores do que o simples vencer, e é o caso da Série B. Aqui o objetivo do Vasco é antes de tudo subir, e aí sim, se possível, com o título.

O título está muito difícil, mas o acesso, embora não seja tão fácil assim (por erros do próprio Vasco), é possível.

Saudações Vascaínas!