Em mais uma noite em que a tônica do time Vascaíno foram os erros e o mau posicionamento em campo, o Vascão empatou em 1x1 com o time do Sul Fluminense, após sair perdendo. O primeiro tempo foi horroroso, o Vascão jogou muito mal, e o jogo foi equilibrado em oportunidades de gols e defesas dos goleiros. O 0x0 ficou de bom tamanho pelo que os dois times produziram.
Na segunda etapa saíram Montoya e Serginho, para as entradas de Rafael Silva e Julio dos Santos. Os dois entraram bem, o Vascão foi para cima e criou algumas oportunidades, mas em uma desatenção total da equipe, o barra mansa saiu num contra-ataque e Vitinho acertou belo chute, abrindo o marcador. Depois disso o Vascão foi em busca do empate de forma atabalhoada, e Bernardo para variar perdeu a cabeça. Se no primeiro tempo já vinha reclamando exageradamente e sem motivo, no segundo começou a dar pontapés desnecessários nos adversários, que o juiz deixou barato.
Mas o Vascão empatou após falta cobrada por Bernardo e uma desviada de cabeça de Rafael Silva, que ficou livre dentro da área em falha de marcação do adversário, empatou. o barra mansa sentiu o golpe e o Vascão chegou a virar, em gol polêmico e mal anulado por impedimento pela bandeirinha e o árbitro. Vou dizer o que já disse para alguns, não foi roubo. O lance era de interpretação, e a interpretação da arbitragem foi essa, outros interpretaram que não estava impedido. Polêmica que sempre haverá no futebol. Pouco depois do empate Bernardo conseguiu o que buscava desde o primeiro tempo: foi expulso.
Mas se houve polêmica no lance, não há polêmica em dizer que o time voltou a jogar muito mal, que o elenco é fraquíssimo - algo que já sabíamos antes de começar o Estadual, e que vai se confirmando agora - e que esse time briga para não ser lanterna no brasileiro, porque na minha opinião, a queda é certa.
Só que também acredito que o elenco será reforçado. Acredito que Eurico trará 2 ou 3 peças de bom nível técnico, que reforçarão a equipe de forma a deixá-la, ao menos, em condições de estar no meio da tabela.
Para esse elenco é difícil até querer jogar no contra-ataque, porque o time é muito lento, e é difícil contra-atacar quem joga fechado como são os pequenos do Rio.
Acredito também que Bernardo encerra seu ciclo no Vascão após a bobagem de ontem. Mais uma vez demonstrou que não tem controle emocional e prejudica a equipe em momentos totalmente inesperados e de forma inexplicável. Edmundo também era destemperado. Sim, mas Edmundo era craque, coisa que Bernardo está longe de ser, porque embora tenha boa técnica, não consegue transformar isso em atuações consistentes. Ontem fez apenas um bom lançamento para Marcinho, e só.
Dos LD direitos que temos, Nei é o menos ruim. Na esquerda prefiro Lorran a Christiano, que pode ser um bom reserva para a posição. A zaga não está mal, e vem nos salvando constantemente, visto que ambos os laterais têm deixado a deseja na marcação. Os volantes, se não são grande coisa, ao menos não são ruins. Guiña se destaca pela raça, mas toma cartões em excesso, alguns desnecessários, Serginho e Lucas dão conta do recado.
Daí para frente é que a coisa complica. No setor de criação os três titulares não emplacam, e Montoya é o único que realmente cria alguma coisa, mesmo assim longe do ideal. Marcinho e Bernardo têm ido muito mal, embora tenham feito alguns gols. Julio dos Santos tem vaga nesse meio campo, porque é lento, mas tem bom passe e distribui muito bem a bola.
No ataque Rafael Silva é um bom, e relativamente rápido, atacante de lado de campo, mas para fazer dupla com ele não temos ninguém. Teríamos se Thales tirasse a máscara e começasse a jogar simples, que é o que ele sabe fazer. Ontem se perdeu com toquinhos de calcanhar, mostrou estar sem tempo de bola, e cometeu inúmeros outros erros. Nessas condições Gilberto pode ser titular absoluto, não por ser genial, mas por não ter concorrência.
Não gostei das mexidas de Doriva ontem. Não pelos atletas que entraram, porque na reserva só tem os dois - o resto só faz número -, mas por quem saiu. Bernardo deveria ter saído, para a entrada de Júlio dos Santos, e Marcinho para a de Rafael Silva, porque os dois vinham muito mal no jogo. Mas isso é escolha do técnico, e como não foram essas as mexidas, jamais saberemos se o que falei daria certo ou não.
E mesmo tendo mexido ou não mal, Doriva não pode ser responsabilizado pelo que está acontecendo. O elenco do Vascão é fraquíssimo. Por sinal não via um elenco tão fraco no Vascão há muitos anos - mais ou menos uns 30 anos.
Por último gostaria de deixar claro que se fosse torcedor do barra mansa estaria satisfeitíssimo, porque teríamos empatado com um clube que tem poder de investimento muitíssimo superior ao nosso. Acontece que analiso aqui o Vascão, que justamente é esse time que tem poder de investimento muitíssimo superior ao barra mansa, e que infelizmente vem se comportando como se barra mansa fosse. Por isso não podemos nos furtar a criticar a apontar as fragilidades e erros do elenco.
Eurico não é milagreiro, embora tenha muita experiência e conheça bastante os bastidores, mas pegou um Vasco arruinado, por ele mesmo e Carlos Roberto. Terá, assim, muito trabalho para colocar a casa em ordem, e ainda tem o início de sua segunda gestão no Club prejudicado por uma retração da economia brasileira e a diminuição dos valores destinados por empresas ao patrocínio dos esportes. A proximidade das Olimpíadas também ajuda nesse processo, pois, assim como na Copa do Mundo, muitas empresas destinam seus investimentos em esporte para patrocinar essa competição.
Como já disse acima, Eurico sabe que o elenco é muito fraco e é raposa velha, com certeza está preparando e negociando reforços que supram as maiores carências da equipe, porque também sabe que outro rebaixamento seria catastrófico para o Club.
Título era algo que o Blog do Vascão Eterno sempre disse que seria difícil em curto prazo, salvo um acaso no Estadual, onde temos realmente apenas 3 adversários. Todos os outros são participantes, e entram sempre com o claro objetivo de se manter na elite do futebol carioca.
Então vamos dar tempo para Eurico trabalhar, apontar acertos e erros, e parar com revanchismo e política eleitoral, porque Eurico foi eleito pelos votos de mais da metade dos sócios do Club e é o atual presidente. Gostando ou não ele irá dirigir os destinos do Vascão até o final de 2017, e temos que nos unir para tirarmos o Gigante dessa situação. Só assim voltaremos a ser grandes e a conquistar os títulos e glórias que todos queremos.
Saudações Vascaínas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário