sábado, 23 de setembro de 2023

Vasco 5 x 1 Cotitiba: muita esperança, mas nada resolvido

O Vasco foi implacável e meteu um sonoro 5x1 no Coritiba na última quinta-feira no São Januário. Nesta postagem não estarei analisando o jogo, porque já é passado algum tempo dele, não o vi (só consegui áudio) e por fim o jogo já foi suficiente analisado por vários meios e analistas. Com tudo isso seria uma certa perda de tempo estarmos aqui dizendo quem jogou bem ou não, esquema, etc.

Mas o placar cria muitas esperanças aos Vascaínos, a forma que o Time está jogando também ajuda a fomentar essas esperanças, só que o retrospecto do Club nas últimas décadas nos faz ter alguns pés atrás quanto a isso. Vejam, eu torço para que o Time vença todos os jogos até o final do campeonato, e com isso conquiste até uma pré-Libertadores, mas apesar da boa sequência não dá para afirmamos nada quanto às possibilidades do Time, ainda que ao menos sair da Z4 seja algo muito próximo dessa Equipe.

Com esse quadro acima vamos fazer algumas projeções. A primeira já foi aventada acima, mas é quase impossível, e é o Vasco vencer todos os jogos até o final. Seriam mais 45 pts. No final teríamos 68 pts e sim, uma grande chance de estarmos numa pré-Libertadores, até porque algumas equipes tidas como favoritas a essas posições vêm oscilando muito, e vêm mostrando perda de rendimento. Não seria impossível uma 6ª ou 7ª posição final.

A segunda é termos uma pontuação alta. Mais 33 a 38 pts. Isso nos garantiria uma Sulamericana. A depender do desempenho das outras equipes poderia ser alta ou baixa . Com algo em torno dos 30 pts conquistados talvez tivéssemos uma Sulamericana baixa.

Com 25 pts conquistados estaríamos livres de um possível rebaixamento, mas seria difícil entrarmos numa Sulamericana. Com mais 20 pts estaríamos em risco de um 6º rebaixamento.

Lamento, mas só estarei tranquilo quando o rebaixamento for algo totalmente fora de nossa espectativa. Já vi muitas vezes uma equipe vencer vários jogos seguidos, e depois entrar num espiral negativa e acabar rebaixado.

Sim, a forma como o Vasco vem jogando, a forma como conquistou essa sequência de bons resultados (apesar da mãozinha contra da arbitragem), e a forma como todo o clima está conspirando para que tenhamos um final de campeonato bastante tranquilo, e voltarmos às competições internacionais no próximo ano, inclusive com chances de levantarmos taças importantes é grande.

E para isso a Equipe toda tem que manter os pés muito no chão, a doação em campo tem que ser ainda maior, a Torcida tem que apoiar de forma absolutamente incondicional, e São Januário precisa voltar a ser a arma mortal que sempre nos ajudou. Fora de casa também precisaremos melhorar bastante o desempenho, e que essa melhora comece já na segunda-feira, com uma boa vitória sobre o América-MG. E olha que esse jogo é muito complicado, mas quem quer coisas grande, precisa ultrapassar obstáculos grandes.

Então não é que eu não acredite, só acho que não é hora de relaxar, porque nada, absolutamente nada está resolvido, e temos muita coisa que remar para chegar a um final de ano tranquilo, e aí sim, realmente muito esperançoso.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário