domingo, 18 de dezembro de 2022

A Copa do Mundo está acabando

Pois é pessoal, hoje e amanhã falaremos de Copa do Mundo do Catar, que está acabando. São 64 partidas no total, e só falta uma a ser disputada, a Grande Final. Infelizmente a imensa maioria dos jogos dessa Copa foram de um futebol horroroso. Times muito pouco criativos, enrolados, complicados, mas tivemos alguns bons jogos, e algumas boas surpresas.

De bons jogos eu vi alguns, mas não todos. Dos que vi destaco França x Inglaterra como o melhor, seguido de França x Marrocos. Portugal também fez um grande jogo contra a Suíça, e Argentina x Holanda também protagonizaram ótima partida (essa não tive a oportunidade de assistir). Já a primeira fase foi sofrível, ainda que nos tenha reservado algumas surpresas, como o Japão em 1º de seu grupo, a sofrida classificação da Coreia do Sul, a classificação de Marrocos com vitória sobre a atual campeã França, ou a eliminação precoce da poderosa tetracampeã Alemanha.

Nas oitavas as surpresas continuaram, e Portugal impôs a implacável goleada sobre a Suíça, Marrocos eliminou a poderosa Espanha, e tivemos o excelente jogo entre França x Inglaterra. 

Nas quartas o Brasil conseguiu perder para a Croácia. Sem desmerecer os croatas, que souberam tirar proveito da falta de bom senso brasileiro, a derrota veio muito mais por erros dos canarinhos do que pela qualidade dos croatas. Marrocos voltou a surpreender e eliminou a promissora Portugal, e de resto não tivemos grandes surpresas, já que entre Argentina x Holanda não havia favorito.

Nas semifinais os deuses do futebol pararam de brincar e a lógica prevaleceu com sobra. A Argentina não tomou conhecimento da esforçada Croácia e se classificou para a final com um sonoro 3x0, sem dar chances ao adversário. Já a França se classificou com um 2x0 contra o surpreendente Marrocos, mas não foi fácil. O time protagonista da melhor campanha africana da história deu muito trabalho, perdeu várias oportunidades, e não complicou o jogo por excesso de preciosismo na hora de definir as jogadas.

Na decisão do 3º lugar o excesso de preciosismo marroquino foi o que o fez perder para a Croácia por 2x1. Bom jogo, com várias alternativas, mas um jogo marcado pela pecha de terem perdido as respectivas semifinais. Mas como eu disse, foi um jogo interessante, principalmente para quem gosta de futebol. Lembrando que o VAR deixou de dar ao menos um pênalti para cada lado no segundo tempo.

E chegamos ao último jogo, que será hoje ao meio-dia. Argentina x França é outra partida que não tem favorito. A Argentina vem de uma campanha, a meu ver, um pouco mais consistente, principalmente pela parte defensiva, enquanto a França fez uma campanha baseada no contra-ataque, usando a incrível velocidade de seus atacantes.

Pessoalmente torcerei para que Messi leve esse caneco para casa. Se há um atleta no futebol atual que merece entrar para a casta dos grandes campeões mundiais é Messi, ainda mais porque conseguiu superar a idade e fazer seu melhor Mudial.aos 35 anos, idade em que a maioria já demostra claros sinais de estar na curva descendente da carreira, e alguns a estão mesmo encerrando. Mas minha torcida se resume a isso, e claro, a um bom jogo, nessa que foi uma Copa extremamente pobre, tanto técnica quanto taticamente.

Saudações Vascaínas!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário