terça-feira, 8 de novembro de 2022

Os pontos contra o Sport são importantes?

O Vasco garantiu seu acesso à Série A do Brasileirão 2023 em campo. Como eu disse ontem foi na raça e na coragem. Mas o futebol mesmo faltou, e muito. Só que nada disso justifica os fatos que ocorreram no Recife no último Sport x Vasco, e os causadores dos tumultos precisam ser punidos exemplarmente. Isso inclui o clube mandante, que foi absolutamente incapaz de garantir a segurança da partida, e também foi conivente, como mostram depoimentos de seus dirigentes, e ações de alguns dos agentes que estavam responsáveis por garantir essa segurança na partida.

E eu não digo isso porque goste ou não do Sport, porque pra mim eles não dizem nada. Eu digo isso pelo futebol brasileiro mesmo. Se alguns "avanços" eu acho chatos, como a busca de transformar estádios em "teatros", outros são importantíssimos, e um deles é acabar com essa violência sem sentido em nossos estádios.

A punição exemplar precisa ser aplicada, não para prejudicar o Sport ou beneficiar o Vasco, mas para que atos como esse comecem a ser definitivamente banido de nossas praças desportivas.

Planejamento para 2023

Todos falam que Jorginho não deu o resultado que se esperava ao Vasco. Eu pergunto quem deu, e quando deu? A última vez que me lembro de um trabalho minimamente razoável foi com Vanderlei Luxemburgo, e isso aconteceu uns 5 ou 6 anos atrás.

Então eu daria um elenco melhor, mais forte e mais competente na mão do Jorginho, e faria um teste no campeonato Carioca. Eu não falo isso por gratidão não, mas porque realmente acho que Jorginho precisa ter uma oportunidade de verdade.

Sobre o elenco eu ficaria com a garotada da base, Thiago (reserva), Conceição (reserva), Yuri (reserva) e Palácios (reserva e promessa). Nenê eu deixaria jogar o Carioca como despedida. O resto vai todo mundo embora. Muito obrigado pelos serviços prestados, mas eles não têm a menor condição técnica de vestir a camisa do Vasco.

Com isso o Vasco precisará contratar ao menos 15 atletas, sendo 8 ou 9 para serem titulares, e com um nível realmente bom para disputarmos as competições que teremos pela frente com condições de fazermos boas campanhas. Título pode acontecer, mas já ficarei muito satisfeito se arrumarmos uma Libertadores no próximo ano. 

Os 15 não precisam chegar para o Carioca. Para essa competição precisamos de 6 ou 7, para darmos base a Jorginho trabalhar, e para sabermos se ele conseguirá segurar armar um Time mais competitivo, ou se precisaremos de técnico. Mas para o Brasileirão, e para fases mais avançadas da Copa do Brasil, aí precisaremos desses atletas sim.

A partir de 2024 será diferente. Aí o Vasco já terá que estar suficientemente fortalecido para disputar os títulos nacionais, e também os internacionais. E precisará ser cobrado por isso.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário