sábado, 4 de dezembro de 2021

A falta de comando

O Vasco poderá ter problemas sérios na busca de reestruturação do elenco, de buscar o retorno à Série A, e com isso de reestruturar o Club financeira e esportivamente. A culpa disso é devido a enorme e injustificável demora da diretoria administrativa em anunciar nomes que tenham condições de exercer esse trabalho.

No começo do ano eu disse que era um erro dispensar Vanderlei Luxemburgo. Nós tínhamos um dos melhores técnicos do país a nossa disposição, a fim de fazer história, de ajudar a recolocar o Vasco no caminho das vitórias e das glórias.

"Mas ele caiu com o Time".

Meus caros e caras Vascaínos(as), ele pegou um Time derrubado, sem tempo hábil para inverter a situação, sem condições de trazer reforços pontuais. E cá entre nós, um Time de frouxos. A maioria desses frouxos não teria ficado se ele fosse o técnico.

Mas não foi assim, e trouxeram Marcelo Cabo, que fez bom trabalho com a falta de pé de obra que tinha. Queiram ou não, entre os 3 técnicos da temporada, ele fez a melhor campanha a frente do frouxo elenco do Vasco. E ele poderia ter dado certo, porque se os novatos não derem certo nunca, não há renovação no futebol, e sabemos que ela existe.

Claro, Luxemburgo poderia ter dado errado, como os outros 3 também deram, mas é muito mais provável você acertar com alguém experiente, comprovadamente competente, e que esteja engajado no objetivo, do que com um novato nesse tipo de pressão.

E agora, mais uma vez a diretoria comete um erro crasso. Com o advento da Copa do  Mundo no final do ano, a próxima temporada começa e termina mais cedo. O Vasco estreia no Estadual ainda em janeiro, em fevereiro é a Copa do Brasil, e a Série B começa no início de abril. Com um calendário apertado, que começa e termina mais cedo, quase todos os clubes do país já estão se movimentando por reforços e reestruturação. 

Mas tem um que não se mexe para absolutamente nada, e esse é o Vasco da Gama. E não se mexe porque não tem departamento de futebol. Não tem coordenador técnico (ou CEO se quiserem), não tem diretor executivo para garimpar o mercado e negociar contratos, não tem nem técnico, e a diretoria não se mexe.

Futebol é coisa de maluco. Há poucos anos um clube de baixíssimo investimento foi campeão inglês contra gigantes do futebol europeu. Isso mostra que dinheiro é importante, mas não é tudo, organização é importante, mas não é tudo, então o Vasco cometendo esses erros, demorando em tudo, ficando com um mercado muito mais restrito e com poucas opções para montar seu elenco pode até surpreender e ser campeão, subir com facilidade, etc.

Mas nada indica isso, até porque estamos começando a caminhada de forma muito errada, e muito atrasada.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário