domingo, 31 de outubro de 2021

6 vitórias em 6 jogos? E o elenco?

Bem, dizem os matemáticos que isso garantiria o Vasco na Série A do ano que vem, mas eu acho que 5 vitórias e 1 empate também podem assegurar o acesso. A questão, como sempre, é esse time frouxo, que pipocou vergonhosamente todas as vezes em que teve a oportunidade de fazer sequências realmente decisivas e que nos colocariam no G4, ou que nos levariam a disputar títulos.

Nós sempre torcemos, sempre acreditamos, mas agora quem tem que realmente acreditar são eles. Se eles não acreditarem, se fizerem de novo o papelão que fizeram contro o CSA, ou contra o Náutico, aí não tem Torcida que faça esse Time subir.

Os problemas do Time

GOL - Vanderlei veio com status de um grande goleiro, de titular absoluto, e de que passaria experiência a Lucão e aos outros goleiros que estão na reserva. Pois bem, além de ter falhado várias vezes, e ter se mostrado uma nulidade absoluta em vários fundamentos do futebol, Vanderlei também não passou a tal experiência, ao menos a Lucão, seu reserva imediato. Falando em Lucão, o garoto acabou por assumir a vaga de titular, e além de mostrar inexperiência, algo que já sabíamos e esperávamos, também mostrou muita insegurança, e carência em muitos fundamentos específicos de goleiros. 

LATERAL DIREITA - Realmente não entendo a opção por Zeca. Tá, ele não é dos piores, mas além de apresentar mais falhas defensivas que Léo Matos, ainda é muito aquém no ataque. Léo Matos consegue ganhar no 1x1, chega à linha de fundo, e faz bons cruzamentos, Zeca nunca conseguiu fazer uma jogada de linha de fundo pelo Vasco.

Zaga Central - Ricardo Graça parece sofrer de um dos problemas de Lucão; a insegurança. Inacreditável como o já não tão garoto falha em lances simples, e apresenta falhas em posicionamento, principalmente no jogo aéreo. Apesar do nítido nervosismo, eu daria mais oportunidades a Walber.

Quarta Zaga - Castan já não é mais o mesmo, tem alguns problemas técnicos, mas é de longe o melhor zagueiro do Vasco. No momento é incontestável na posição.

Lateral Esquerda - Riquelme chegou e tomou conta. Mas ele não ficará muito tempo, porque o Vasco vai tentar capitalizar em cima dele em pouco tempo. Mas no momento ninguém ameaça as boas atuações do garoto.

1º Volante - Bruno Gomes parece ter tomado conta da posição, e não vem fazendo más atuações. Mas Caio Lopes está logo atrás, e tem tudo para disputar essa vaga, porque depois de um começo tímido, ele emplacou umas duas ou três boas apresentações. Inexplicavelmente nunca mais foi utilizado.

2º Volante - Andrey? Ele poderia ser um ativo do Club, mas a oscilação constante, que já não condiz com o tempo que tem no Time principal, o credenciam a deixar a Colina ao final de seu contrato, e de graça. Marquinhos Gabriel foi quem emplacou um série de boas partidas nessa posição, e não entendi porque foi adiantado no último jogo. Isso fez perdermos nas duas posições.

3º Homem de Meio Campo - A posição vem sendo dividida entre Nenê e Cano. Isso mesmo. Cano vem atuando mais atrás, e se antes não era difícil vermos o argentino voltando para marcar na intermediária do Vasco, hoje não é raro vermos o argentino desarmando na entrada da área do Vasco, ou nas laterais, sendo que tem jogado até mais atrás do que Nenê quando o Vasco se defende.

Ponta direita - Até agora ninguém apresentou futebol consistente para assumir essa vaga. Essa história de atuar com pé trocada é bom para foras de série, e não temos nenhum desses no elenco. Essa é uma posição extremamente carente, e precisamos buscar uma solução para ela.

Comando do Ataque - Temos Cano, mas não sei se ele ficará para 2022. Mesmo voltando muito mais do que o normal, ele é tão bom que ainda consegue preencher essa vaga com qualidade acima da média.

Ponta Esquerda - Pec ainda é o melhor do elenco, embora precise evoluir muito para ser realmente efetivo.

Ao final do campeonato temos uma barca pronta para deixar São Januário, e isso independente do que aconteça com a Equipe: Vanderlei, Zeca, Ernando, Caio Tenório, Rômulo, Michel, Andrey, Morato, Léo Jabá. Além disso eu emprestaria Lucão, MT, Laranjeira, Figueiredo, Juninho, Vinícius, para ver se abrem o olho e pegam um pouco de experiência. Outros garotos foram muito pouco observados, e podem receber mais oportunidades.

Você pode não concordar com os nomes, com o momento da análise, pode tirar alguns acrescentar outros, mas a meu ver já é mais do que hora. Faltam apenas 6 partidas para terminarmos essa temporada, vários atletas receberam várias oportunidades, voltaram ao Sub-20, subiram de novo, e mostram não ter evoluído nada. Outros chegaram e era melhor que não tivessem vindo. Se o Club tem o mínimo de organização, essa análise já está sendo feita.

E eu também faço, porque estou de saco cheio de atletas medíocres, e outros que não têm nenhum compromisso com o Club, cujo nível de profissionalismo parece ser apenas querer cobrar altos salários.

Saudações Vascaínas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário