quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Rápida análise das eleições Vascaínas

Vamos ao que importa, as eleições Vascaínas, no momento, estão muito mais definida do que aparenta pelo fato de termos 5 candidatos. Na verdade, mais uma vez esses candidatos deverão se reduzir a 3. E explicamos porque.

1 - Eurico Miranda. Este mantém boa parte de sua base de sustentação política dentro do Club, e ainda tem controle direto sobre a máquina eleitoral e a secretaria. De qualquer forma sofreu sério revés com as saídas de Fernando Horta e Otto Carvalho de sua base política, já que ambos saíram e levaram juntos alguns Beneméritos e Grandes Beneméritos, além de uma boa quantidade de votos.

2 - Fernando Horta e Otto Carvalho. Os dois são dissidências de Eurico, mas não exatamente oposição a seus métodos. Aparentemente são muito mais uma disputa interna dentro do grupo de Eurico pelo poder no Club, que saiu do controle e acabou se expressando nas duas candidaturas. Trato os dois juntos, porque acredito que haverá união entre os dois.

3- Alexandre Campello e Júlio Brant. Aqui está a verdadeira oposição do Club. Mas mesmo assim não há uma coesão total entre os dois grupos, tanto que são dois grupos. Mas ambos divergem frontalmente dos métodos e da administração Eurico, e estariam dispostos a levar mudanças profundas ao Vasco, não apenas em seu estatuto, mas também em métodos e posicionamentos políticos, administrativos e de relacionamentos com outros atores do futebol. Isso não significa subserviência, mas mudança de abordagem. Ambos também são tratados juntos, porque acredito em união para a eleição.

Eurico se enfraqueceu com a saída de Horta e Carvalho, mas ainda é candidato fortíssimo a reeleição. Dos dois dissidentes, apenas Horta tem chances de eleição, e grande. Otto parece mais pronto a apoiar Horta, ou a alguém da oposição, que a manter sua candidatura até o final.

Pelo lado da real oposição há um equilíbrio interessante. O Identidade Vasco, grupo que iniciou a busca pela formação da FVL, conseguiu trazer vários apoios que estiveram com Julio Brant nas últimas eleições. Isso fortaleceu o grupo de forma considerável. Já a Sempre Vasco, principal grupo de Brant, perdeu parte de seu apoio inicial, mas conquistou outros. Além disso, se mantém em permanente campanha desde 2014, o que faz de Brant o candidato de oposição mais conhecido da torcida. Mais uma vez são tratados juntos porque acredito na união das duas chapas.

Com esse quadro acredito que mais uma vez, tal qual em 2014, poderemos ter 3 candidatos na eleição do Club. Graças ao racha na base de apoio que levou Eurico ao poder na última eleição, o candidato de oposição terá grandes chances de vitória nessa eleição.

Mas Eurico é macaco velho nessa política Vascaína. Vejo esse quadro no momento, mas até as eleições muita coisa pode acontecer, e tudo pode mudar.

Saudações Vascaínas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário