O Vasco enfrentou o Criciúma ontem em Santa Catarina e saiu com 1pt, fruto do empate em 2x2 com os catarinenses. O jogo teve períodos e domínios distintos, e o resultado foi mais do que justo pelo que as duas equipes fizeram durante o jogo. Mas diferente de muitos, que cricificam Leo Pelé, vou me deter em criticar a montagem do Elenco, e as fragilidades nítidas que nos deixaram para o Brasileirão. Isso será feito enquanto relembro a partida.
O Vasco entrou em campo com uma boa produção ofensiva, atacava os donos da casa, levava algum perigo ao gol do adversário, mas sofria com os contra-ataques deles. Sim, e esse sofrimento vinha muito pelo lado esquerdo do Time, já que 3 atletas que deveriam atuar por este setor vinham desempenhando abaixo do normal. David não tem a característica de recompor, mas ele ainda tentava, ainda que mal. Já Matheus Carvalho, Piton e Léo Pelé estavam muito mal. 2 tiveram participação no 1º gol do Criciúma, além de João Victor e Paulo Henrique.
Nesse 1º gol houve falha gritante de Leo Pelé na saída de bola, Matheus Carvalho foi ridículo na marcação (ele simplesmente desistiu de disputar a bola), João Victor estava fora de posição, e PH ficou vendido, tendo que marcar 2, e sendo encoberto pela má colocação, já que tentava cobrir a ausência de JV. A falha foi geral.
No 2º gol houve mais uma falha de vários. Como se permite que o Criciúma fatie uma bola para a área, se nossa área não está totalmente ocupada por nosso Time? Erro de marcação no meio. João Victor e Maicon estavam fora de posição, e o atacante mais perigoso do Criciúma estava marcado por um lateral baixo (PH), e que estava mal colocado, mais uma vez cobrindo a má colocação dos zagueiros.
Sim, Leo Pelé errou, mas não foi o único. Verdade que poderia ter feito o 3º, mas todos se esquecem que a saída de um Payet cansado, e a nítida falta de energia de Adson no 2º tempo deixaram o Vasco acuado, e nem os contra-ataques conseguimos encaixar. O gol de empate era uma questão de tempo, já que o meio-campo não conseguia dar o suporte que a defesa necessitava, e esta defesa falhava constantemente. Erros individuais e coletivos.
Essas coisas acontecem, ainda mais num elenco que tem nítidas limitações.
De qualquer forma o Vasco está mais ou menos no lugar que deve. Algo entre a 7ª e a 10ª posições. No momento na 10ª, fruto de um início muito ruim, com Times muito mal armados, mal escalados e que deixaram a nítida impressão de que lutaríamos mais uma vez para não cair. Sim precisamos de reforços para disputarmos coisas maiores, mas nossa posição é compatível com nosso elenco, ainda mais pensando no péssimo início de Brasileirão. Isso mostra que podemos ganhar algumas posições a mais, mas não muitas. Ainda mais com desfalques importantíssimos como os de Coutinho, Paulinho, Raúl, e da não reposição adequada de algumas dessas peças.